News

Banca de DEFESA: RAMON ROCHA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMON ROCHA SANTOS
DATA: 19/02/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de aula 22 - PRODIR
TÍTULO: O DEVER FUNDAMENTAL DE PAGAR TRIBUTOS E A ATUALIZAÇÃO DA PLANTA GENÉRICAS DE VALORES DO IPTU COMO IMPERATIVO CONSTITUCIONAL.
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Fundamentais. Deveres Fundamentais. Tributos. Estado Democrático de Direito.
PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO:

O presente trabalho objetiva discutir, no âmbito acadêmico, um tema esquecido no debate constitucional brasileiro, qual seja, os deveres fundamentais. Como suporte na doutrina europeia, em especial a portuguesa capitaneada pelo profesor José Casalta Nabais, procura-se demonstrar a evolução e a importância do debate constitucional acerca dos deveres fundamentais no cenário jurídico atual. Em uma perspectiva inter relacional, os deveres fundamentais são compreendidos não como restrições aos direitos fundamentais, mas sim como categoria jurídica autonomia, relacionado-os, em maior ou menor grau, com os direitos fundamentais. Neste contexto, é abordado o dever fundamental de pagar tributos, destacando-se a importância do imposto no Estado Democrático de Direito, constituindo-se uma nova visão da relação jurídica tributária. O tributo deixa de ser encarado como uma norma de rejeição social, afeiçoando-se como um dever fundamental inerente à cidadania e decorrente da solidariedade, servindo como instrumento adequado e necessário para a tão almejada transformação social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426464 - CARLA EUGENIA CALDAS BARROS
Interno - 1698782 - LUCAS GONCALVES DA SILVA
Interno - 1690511 - LUCIANA ABOIM MACHADO GONCALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 426547 - EDUARDO LIMA DE MATOS
Externo à Instituição - ZÉLIA LUIZA PIERDONÁ
Notícia cadastrada em: 18/02/2016 16:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2019 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r8620-6bce28f66