1 Área de concentração e linhas de pesquisa

Área de Concentração

Clínica Odontológica

 

Descrição:

Aspectos clínicos, laboratoriais e epidemiológicos de procedimentos e alterações patológicas que norteiam às práticas clínicas na Odontologia.

 

 

Linhas de Pesquisa:

1. Aspectos mecânicos e biológicos relacionados à reabilitação oral

 

Descrição: Avaliação laboratorial de técnicas e materiais restauradores, utilizando restaurações diretas, indiretas e implantes dentais.

 

Docentes e competências:

 

1) André Luis Faria e Silva

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2002), mestrado (2006) e doutorado (2008) em Clinica Odontológica, área de concentração em Dentística, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é o Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFS e Chefe do Laboratório de Caracterização de Biomateriais (LCBio). Foi membro da Câmara de Assessoramento da FAPITEC/SE e atualmente é consultor Ad-Hoc desta Fundação. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dentística, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de união, fotoativação, cimentos resinosos e pinos intra-radiculares.

 

2) Flávia Pardo Salata Nahsan

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), Mestrado (área de concentração: Dentística, 2009) e Doutorado (área de concentração: Dentística, 2012) pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Odontologia/Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na área de Dentística e Materiais Odontológicos. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dentística e Materiais Dentários, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, clareamento, desgaste e rugosidade de resinas compostas, liberação de flúor e resistência ao cisalhamento de cimento de ionomero de vidro, cisalhamento de bráquetes ortodônticos, materiais restauradores e propriedades clínicas e laboratoriais dos materiais.

 

3) Maria Amália Ribeiro Gonzaga

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (1994), mestrado em Endodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco (1997) e doutorado em Laser em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (2006). Atualmente é professora Adjunta da disciplina de Endodontia da Universidade Federal de Sergipe e professora convidada do Curso de Especialização em Endodontia da Associação Brasileira de Odontologia – ABO/SE. Atua em Odontologia, com ênfase em Endodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: reparo cicatricial, ósseo e fotobiomodulação a Laser, associação da medicação intracanal à laserterapia, utilização de biomateriais associado a laserterapia e fotossensibilização letal em Endodontia.

 

4) Mônica Barbosa Leal Macedo

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (1998), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Reabilitação Oral pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado, com bolsa FAPESP, pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2009). Especialista em Prótese Dentária pelo Conselho Federal de Odontologia. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária, atuando principalmente nos seguintes temas: união metalocerâmica, adaptação marginal, higienização de próteses removíveis e halitose.

 

 

2. Determinantes epidemiológicos em saúde bucal

 

Descrição: Epidemiologia e estudo de fatores que interferem na saúde bucal de indivíduos e grupos populacionais.

 

Docentes e competências:

 

1) Paulo Ricardo Saquete Martins Filho

Professor Adjunto com regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência em epidemiologia, saúde pública, revisões sistemáticas e meta-análises em saúde, gestão em saúde e planejamento em ciência e tecnologia. Atualmente é o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFS e Chefe do Laboratório de Patologia Investigativa (LPI). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Núcleo de Pós-Graduação em Medicina e da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Saúde (CESAD/UFS). É membro titular do Comitê de Saúde da Pós-Graduação da UFS e consultor Ad-Hoc da FAPITEC/SE. Foi Secretario Geral da Associação Sergipana de Ciência em 2016/2017. 

 

2) Thiago de Santana Santos

Doutor em Odontologia na área de concentração de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (FORP/USP), Mestre em Odontologia na área de concentração de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (FOP/UPE), Ex-residente de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (HUOC/UPE), Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (Colégio Brasileiro CTBMF/CFO), Especialista em Implantodontia (ABO-PE/UVA), Especialista em Odontologia Legal (FORP/USP). Atualmente é Professor da Universidade Tiradentes (UNIT) e Pós-Doutorando em Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência na área de Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, implantes dentários e pacientes com necessidades especiais. 

 

3) Luiz Alves de Oliveira Neto

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (2007), possui Especialização em Prótese Dentária pela Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio Palatal (PROFIS/Bauru-SP) 2009, Mestrado em Ciências da Saúde Universidade Federal de Sergipe (2009), Mestrado em Ciências Odontológicas Aplicadas Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (2011), e Doutorado em Ciências Odontológicas Aplicadas Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (2013). Fez pós-doutorado em Odontologia pela UFS/FAPITEC-SE/DCR-CNPQ (2015). Atualmente é professor assistente no Departamento de Odontologia/Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: prótese dentária e implicações da deficiência do hormônio do crescimento no complexo craniofacial.

 

3. Diagnóstico e terapêutica aplicados no aparelho estomatognático

 

Descrição: Avaliar as respostas biológicas e clínicas frente às alterações patológicas, intervenções medicamentosas, restauradoras e técnicas cirúrgicas utilizadas na clínica odontológica.

 

Docentes e competências:


1) Liane Maciel de Almeida Souza

Possui especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-a pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (1992), especialização em Periodontia pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional/ABO (1999), mestrado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Doutorado em odontologia pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (2009). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe com regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Odontologia, atuando principalmente na área de anestesiologia.

 

2) Silvia Ferreira de Sousa

Possui graduação pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2008); Especialização e Mestrado (2011) em Patologia Bucal pela mesma Faculdade. Doutorado em Ciências da Saúde (Medicina Molecular) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), com período sanduíche no Kings College London, Dental Institute (bosista PDSE/CAPES 1264-12-5), no Departamento Craniofacial Development and Stem Cell Biology. Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Odontologia (2015-2017), atuando em Patologia, principalmente no estudo da patogênese molecular das neoplasias de boca, por meio de técnicas de biologia molecular, como o sequenciamento de nova geração. Atualmente, é Professora Adjunta em Patologia Bucal na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

3) Guilherme de Oliveira Macedo

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (1998), Especialização, Mestrado e Doutorado em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP (1999 a 2009). Foi professor de Periodontia e coordenador de clínica integrada do Centro Universitáro CESMAC - Maceió (2009); professor Tiular I de Periodontia (2010-21014) e Coordenador do Curso de Odontologia da Universidade Tiradentes (2013-12014) Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisador com experiência na área de Periodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia Plástica Periodontal, Regeneração Periodontal, Terapia Periodontal e Diabetes, Implantes osseointegrados e Biomateriais.

 

4) Wilton Mitsunari Takeshita

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Mestrado em Radiologia Odontológica em São José dos Campos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), Doutorado em Radiologia Odontológica em São José dos Campos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Pós-doutorado em Odontologia Integrada pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Radiologia Odontológica e Diagnóstico Oral. Experiência em currículo integrado em Odontologia. Atua principalmente nos seguintes temas: laudos radiográficos, radiografia digital, lesões bucais, tomografias, proporção áurea, sistemas de informação em saúde, conhecimento de Bioestatística em pesquisa Odontológica e básico de linguagem de programação no desenvolvimento de softwares. Atualmente é professor efetivo das disciplinas de Radiologia Básica e Diagnóstico Oral da Universidade Federal de Sergipe - UFS (Campus Sede - Aracaju).

 

5) Paulo Henrique Luiz de Freitas

Professor adjunto e chefe do Departamento de Odontologia de Lagarto - Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFS. Ph.D. em Odontologia - cirurgia buco-maxilo-facial pela Universidade de Niigata, Japão (revalidado no Brasil pela UFRGS) e especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Residência em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Campinas - SP. Postdoctoral fellowship da Japan Society for the Promotion of Science na Universidade de Hokkaido, Japão. Membro do International Team for Implantology (ITI). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, cirurgia ortognática, cirurgia reconstrutiva dos maxilares, desordens temporomandibulares e dor orofacial, implantodontia, biologia óssea, histologia, imunohistoquímica e microscopia eletrônica de transmissão.

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2018 - UFRN - canario.ufs.br.canario1 v3.5.16 -r5097-95e8524ff