2 Infra-estrutura administrativa, para pesquisa e ensino

1 ADMINISTRATIVA

O Programa de Pós-graduação em Odontologia está lotado nas dependencias do Centro de Ciencias Biológicas e da Saúde no Hospital Universitário da UFS, contando com uma estrutura moderna e em ambiente climatizado. O Programa atualmente conta com uma sala equipada com computador, impressora a laser colorida e scanner (disponível para docentes e discentes do programa), além de sala de reunião e almoxarifado. A secretária, que trabalha no programa desde sua abertura, passa regularmente por processo de treinamento e capacitação, o que nos tem permitido melhorar a capacidade de gestão, otimizar o fluxo de informações entre os diversos atores do Programa e a coleta de produção docente e discente, facilitar a comunicação entre a pós-graduação e outros setores da Universidade, acompanhar sistematicamente os egressos do programa e facilitar a resolução de problemas de forma iminente. A sala da pós-graduação também está equipada com 4 computadores ligados a internet para uso dos discentes, tanto de graduação quanto da pós-graduação, além de acesso wireless para os mesmos conectarem os seus notebooks. Neste espaço, os alunos e docentes também tem acesso ao portal de periódicos da Capes. 

2 PESQUISA

 

O Programa de Pós-graduação em Odontologia conta com a infra-estrutura de dois laboratórios de pesquisa lotados nas dependências do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Hospital Universitário/UFS, permitindo o desenvolvimento de pesquisas laboratoriais, espaços para reuniões científicas, ampla integração entre os alunos do Programa e os alunos iniciação científica e a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas clínicas dentro do ambiente do Hospital Universitário. Os laboratórios de pesquisa, denominados Laboratório de Patologia Investigativa (LPI) e Laboratório de Caracterização de Biomateriais (LCBio), foram montados especialmente através da aquisição de equipamentos em editais de fomento à pesquisa científica e pela importante contra-partida da Universidade Federal de Sergipe através do seu plano de expansão da pós-graduação. 

 

O Laboratório de Patologia Investigativa, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo S. Martins-Filho, caracteriza-se por ser um laboratório multiusuário que integra alunos e pesquisadores de outros programas de pós-graduação da UFS, permitindo que projetos interdisciplinares e em parceria com outros grupos de pesquisa possam ser realizados. Atualmente, o LPI possui excelente estrutura para o desenvolvimento de revisões sistemáticas e meta-análises em saúde, além de estrutura adequada para o desenvolvimento de estudos laboratoriais, disponibilizando aos seus pesquisadores estufa bacteriológica e microscópio óptico com câmera integrada, um leitor de ELISA por espectrofotometria, freezer para congelamento de amostras, termociclador para realização de técnicas de PCR, além de materiais permanentes de uso comum em laboratórios de pesquisa e reagentes para consumo. 

 

O Laboratório de Caracterização de Biomateriais (LCBio), coordenado pelo Prof. Dr. André Luis Faria-e-Silva, faz parte do condomínio Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFS (CDTec) (http://cdtec.ufs.br/pagina/18349), fundado através da Portaria 1971/GR/UFS de 17 de setembro de 2014, que integra pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Odontologia e de Ciências e Engenharia de Materiais. Além de disponibilizar o espaço para pesquisas no âmbito universitário, o condomínio também presta serviço de caracterização de materiais para diversas empresas e atua auxiliando no desenvolvimento de novos produtos. A criação deste condomínio também permitiu aos pesquisadores envolvidos participarem de diversos editais vinculados a FINEP, específicos para laboratórios multiusuários. Atualmente, o LCBio, localizado nas dependências do Programa de Pós-graduação em Odontologia, conta com uma cortadeira de precisão, um viscosímetro oscilatório, uma máquina de ensaio de bancada, um espectrofotômetro portátil de reflectância, um sistema de digitalização de imagens radiográficas, uma cicladora mecânica e outra térmica, e freezer para congelamento de amostras; além de equipamentos acessórios para preparo e armazenamento de amostras. Já no Laboratório de Microestrutura e Propriedades (LAMP), que pertence ao mesmo condomínio, estão instaladas duas máquinas servohidráulicas MTS, sendo uma para ensaios estáticos e a outra usada em ensaios de fadiga; um microdurômetro com edentadores Vickers e Knoop, uma máquina de ensaios de fadiga em ambiente com pressão de até 30 bar, equipamentos para preparação de amostras metalográficas e microscopia, espectrômetro de emissão óptica e uma máquina de medição por coordenadas.

 

Além de estrutura e recursos próprios, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia conta ainda com o apoio dos ambulatórios do Departamento de Odontologia, onde são desenvolvidas parte das pesquisas clínicas do Programa. 

 

3 ENSINO

No que se refere à infraestrutura para ensino, o Programa de Pós-graduação em Odontologia conta com uma sala de aula na Didática II do Hospital Universitário/UFS. Além disto, quando necessário, outros espaços para atividades didáticas são disponibilizados na Universidade, tanto no Campus de São Cristóvão quanto em Aracaju.

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2018 - UFRN - bicudo.ufs.br.bicudo1 v3.5.16 -r5464-30839cf78