Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSICA NATALIA ANDRADE LEAL
DATA: 08/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde (GEPPS- UFS)
TÍTULO: Percepções sobre a Tutoria no Ensino Médio e saúde de Professores Tutores da
cidade de Aracaju-SE.
PALAVRAS-CHAVES: tutoria; professores; percepções; saúde docente; psicologia da saúde.
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
A Tutoria é uma das estratégias utilizadas nas Escolas de Ensino Médio em TempoIntegral e se caracteriza como uma função na qual um professor acompanha osestudantes ao longo da trajetória escolar. Em Sergipe, o Tutor é caracterizado comopessoa de referência para lidar com as questões socioemocionais dos alunos. Um dosproblemas disso é que tais profissionais podem não se sentirem capacitados o suficientepara manejarem essas questões, o que pode afetar negativamente a saúde dosprofessores. Diante disso, o objetivo geral desta dissertação é investigar possíveisimplicações da Tutoria para a saúde docente, através das percepções dessesprofissionais e que servirão de base para a construção de um material psicoeducativovoltado aos Professores Tutores. Para isso, a dissertação será composta por três estudos.O Estudo 1, já realizado, consiste em um texto teórico crítico, cujo objetivo é analisarcriticamente o exercício da Tutoria através da identificação de fatores que podemcontribuir para o adoecimento físico e mental dos professores que exercem essa função.O Estudo 2 (a ser realizado), buscará explorar as percepções dos Professores tutoressobre a Tutoria, principalmente em relação às dificuldades enfrentadas, suas crenças deautoeficácia e possíveis impactos percebidos na saúde. O Estudo 3 (a ser realizado) temcomo finalidade construir um material psicoeducativo, a partir dos dados do Estudo 2,que possa aumentar as habilidades dos Professores Tutores quanto ao manejo dasquestões emocionais e psicológicas dos alunos. Espera-se que a pesquisa possacontribuir para a literatura da área e auxilie no planejamento de intervenções.