Banca de QUALIFICAÇÃO: CHEILA RAIANE MENEZES OLIVEIRA

DISCENTE: CHEILA RAIANE MENEZES OLIVEIRA
DATA: 24/11/2023
LOCAL: A definir
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO CURSO DE PEDAGOGIA.
PALAVRAS-CHAVES: Autorias; Pedagogia; Pensamento computacional; PIBID; Prática Pedagógica.

Na contemporaneidade, com o desenvolvimento emergente das habilidades ligadas à computação, o Pensamento computacional tem ganhado crescente visibilidade, tornando-se um tema de destaque nos processos educacionais. Através da resolução nº 1, de 4 de outubro de 2022 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Computação, o Pensamento computacional assume um papel em destaque ao lado dos temas do mundo digital e da cultura digital, promovendo uma maior ênfase nos documentos normativos na discussão dessas temáticas, desde a educação infantil até o ensino médio. No entanto, diante desse contexto, percebe-se a necessidade de discussões voltadas para a formação de professores, especialmente dentro dos cursos de Pedagogia, uma vez que esses profissionais atuarão diretamente nos primeiros anos das séries escolares da educação básica. Assim, analisa-se a importância de repensar as práticas desenvolvidas no ambiente universitário, a fim de atender às demandas formativas do pensamento computacional com os licenciandos. Portanto, o objetivo deste trabalho é investigar as práticas pedagógicas com o Pensamento Computacional desenvolvidas pelas licenciandas de Pedagogia no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, a pesquisa busca responder à seguinte questão norteadora: como a formação em Pensamento computacional possibilita as autorias e práticas pedagógicas em oficinas do PIBID nos anos iniciais do ensino fundamental, por parte de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe - Prefº. Alberto Carvalho? A abordagem metodológica adotada para a elaboração deste trabalho parte da pesquisa qualitativa em que se fundamenta na epistemologia das Pesquisas com os Cotidianos a partir de Certeau (1997), Alves; Ferraço e Oliveira (2019). Os praticantes culturais desta pesquisa são os discentes do curso de Pedagogia, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados à Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus Professor Alberto Carvalho, localizado na cidade de Itabaiana, Sergipe. Os dispositivos utilizados na pesquisa consistem inicialmente em encontros formativos para a criação de experiências práticas relacionadas ao pensamento computacional. Esses encontros ocorrem presencialmente no campus universitário e de forma on-line por meio das plataformas Moodle e Blog. O foco deste trabalho recai sobre as práticas e autorias desenvolvidas durante a formação, bem como nas oficinas realizadas nas escolas-campo, que foram produzidas pelos licenciandos e que envolvem o Pensamento computacional. Além disso, busca-se conhecer as itinerâncias, os dilemas e conflitos dentro da formação com os praticantes culturais. Por fim, menciono como será feito os procedimentos para interpretação dos dados produzidos no/com o campo para encontrar as Noções Subsunçoras.

Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo à Instituição - GILSON PEREIRA DOS SANTOS JUNIOR

Notícia cadastrada em: 09/11/2023 14:04