Inserção Social

O PPGED tem nos últimos anos apoiado atividades inovadoras, voltadas para o seu desenvolvimento acadêmico, ampliando a formação cada vez mais qualificada e diversificada dos seus estudantes. Buscamos direcionar nossas atividades acadêmicas e de pesquisa relacionadas aos estudos de dissertação e tese dos estudantes, para fortalecendo o programa, de modo a expandir as suas ações nas relações de educação como processo social brasileiro, bem como fortalecendo a formação acadêmica e científica de profissionais da educação visando à melhoria da Educação Básica. Em 2013 o PPGED ofertou 31 vagas para o curso de mestrado e 10 para o curso de doutorado. Em 2014, ofertou 36 vagas para o curso de mestrado e 17 para o curso de doutorado. Em 2015, ofertou-se 36 vagas para o curso de mestrado e 27 vagas para o curso de doutorado. No ano de 2016, ofertou-se 38 vagas para o curso do mestrado e 18 vagas para o curso do doutorado.

Todos os professores do PPGED coordenam projetos de pesquisa e/ou são colaboradores de projetos de pesquisas em desenvolvimento, vinculados aos diversos Departamentos e Cursos de Graduação de origem dos professores na Universidade Federal de Sergipe. 70% desses professores possuem bolsistas de Iniciação a Pesquisa vinculando estudantes da graduação à pesquisa, as reuniões de núcleos e grupos de pesquisa e em diversas outras atividades científicas, o que sinaliza uma evolução bastante positiva.

Nos últimos anos o PPGED tem contribuído para a consolidação da pesquisa e da produção do conhecimento, com uma significativa ampliação da formação até o mês de dezembro de 2016, um quantitativo de 309 Mestres em Educação e 42 Doutores. Com a decorrente institucionalização da pesquisa, na medida em que parte importante desses novos titulados passa a dedicar-se a atividades de ensino superior e a responder aos requisitos exigidos para o acesso aos financiamentos das agências de fomento à pesquisa. O PPGED já titulou mais de 20 servidores da UFS e tantos outros mestres e doutores que estão vinculados a outras universidades federais e estaduais tais como UFAL, UFGO, UFPI, UEPE; mais de 20 mestres e doutores atualmente são servidores docentes e técnicos do Instituto Federal de Sergipe (IFS), bem como do IFBA, IFAL, IFPI, IFRN. Nas instituições privadas situadas no Estado de Sergipe, alguns de nossos mestres e doutores trabalham na UNIT, Amadeus, FASE, FACAR, Faculdade São Luiz de França, UNIRB, UNINASSAU, SERIGY. Em especial, mais de 300 mestres e doutores estão atuando na Educação Básica do Estado de Sergipe e dos outros estados, tais como Alagoas e Bahia.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r11747-970edecc06