Internacionalização

O PPGED durante o quadrienal vem desenvolvendo ações internacionalização, não apenas ara atender as indicações dos pareceristas de nossa última avaliação, mas pela necessidade de buscar formas e ampliar a produção do conhecimento e protagonismo em outros países. Nesta perspectiva, investimos em parcerias de pesquisas e convênios expostos em outros módulos deste relatório, como também, ampliamos a produção em periódicos e editoras qualificadas e em outros países tais como EUA, Canadá, França, China e Argentina. Conforme consta no módulo de produção científica, os professores Alfrancio Ferreira Dias, Anamaria Goncalves Bueno de Freitas, Ana Maria Freitas Teixeira, Bernard Charlot, Edmilson Menezes Santos, Dilton Maynard, Eliana Sampaio Romão, Itamar Freitas de Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, Maria Helena Santana Cruz, Maria Inez Oliveira Araujo, Maria Neide Sobral, Paulo Sergio da Costa Neves, Raquel Meister Ko Freitag, Simone de Lucena Ferreira, Veleida Anahi da Silva e Verônica dos Reis Mariano Souza publicaram em periódicos e editoras internacionais qualificadas. O que equivale afirmar que 50% do quadro docente do programa publicaram em periódicos e em editoras estrangeiras e em outro idioma: Inglês, Francês e Espanhol, ampliando o impacto de citação da produção do PPGED. Apesar de considerarmos a importância de que todos os professores permanentes possuam produção em periódicos estrangeiros qualificados, nesse quadrienal, conseguimos ampliar de 10% para 50%, com perspectiva de atingirmos 100% no próximo quadrienal.

Destacamos aqui os dados relativos à mobilidade discente no exterior através bolsa sanduíche do PDSE/CAPES durante o quadrienal: Carla Rezende Gomes, Universidade do Porto, Portugal; Suzana Mary de Andrade Nunes, Universidade do Porto, Portugal; Josefa Luzitânia de Jesus Borges, Universidade do Porto, Portugal; Simone Paixão Rodrigues, Universidade do Porto, Portugal; Isabela Gonçalves de Menezes, Universidade de Lisboa, Portugal; Elza Ferreira Santos, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal; Luiz Fernando Cajueiro, Universidade de São Paulo, Brasil; Anselmo Guimarães, Universidade de São Paulo, Brasil; Maria José Dantas, Istituto Universitario Sophia, Itália; Márcia Terezinha Jerônimo Oliveira Cruz, Universidade do Porto, Portugal. Sobre desenvolvimento de Estágio de pós-doutoramento no exterior, destacamos que a profa. Dra. Eliana Romão realizou Estágio de Pós-doutorado Sênior/bolsa Capes- realizado junto à Universidade do Porto – Portugal e o Prof. Dr. Paulo Sério da Costa Neves realizou Estágio de Pós-Doutorado na University of Ottawa, Canadá, com Bolsa da CAPES.

Sobre aulas ministradas por professores do PPGED em universidades do exterior destacamos: prof. Dr. Bernard Charlot atuou como Professor Catedrático Convidado da Universidade do Porto, Portugal; Prof.  Dr. Paulo Sério da Costa Neves atuou como professor Visitante no Institut d'Etudes Politiques de Lyon, IEP-LYON, França nos anos, 2013, 2014, 2015 e 2016; o prof. Paulo Sérgio da Costa Neves foi também professor da Cátedra Sérgio Buarque de Holanda no Instituto José Maria Luís Mora no México e da Cátedra Chaire des Amèriques, Institut des Ameriques (Rennes-Frace). O professor Alfrancio Ferreira Dias lecionou no Mestrado em Supervisão Pedagógica do Centro de Ciências de Educação da Universidade da Madeira, Portugal.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r9515-9c74bd676