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Ciente
Interfaces com a Educação Básica

Em relação às parcerias com as redes de educação básica, os pesquisadores (docentes e discentes) do PPGED/UFS têm significativa participação nas seguintes atividades:

 

1) desenvolvimento de pesquisa em escolas;

2) cadastro de projetos de extensão nas escolas com alunos e/ou professores;

3) participação nos Programas de Iniciação à Docência (PIBID) e/ou Residência Pedagógica (RP);

4) oferta de estágio curricular obrigatório nos cursos de Graduação aos quais são vinculados;

5) atuação como avaliadores e/ou coordenadores de áreas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

6) Quanto à formação continuada de profissionais da educação, entendemos que o próprio processo de formação em nível de mestrado e de doutorado de professores das redes de ensino já compõem este item – quesito que o PPGED tem significativa atuação de acordo com os dados dos egressos. Porém, destacamos a inserção dos nossos pesquisadores em cursos de formação pela UFS e/ou por programas governamentais, tal como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade (SECADI/MEC).

7) a integração com movimentos sociais é um dos pontos mais complexos de avaliação, uma vez que, muitas vezes, estabelecem-se essas relações de modo informal. A área de Educação tem forte implicação com os movimentos sociais de indígenas, população negra, camponeses, mulheres, gays, lésbicas e pessoas trans. A história de suas teorizações e produção científica se confunde com as lutas por direitos civis, políticos, sociais e educacionais ao longo do tempo. Os pesquisadores do PPGED têm fortes vínculos com os movimentos sociais, tanto em pesquisas quanto em formações e ações de extensão, dando-se destaque à comunidade indígena Xokó, na Ilha de São Pedro, Porto da Folha-SE, coletivo negro Beatriz Nascimento e coletivo trans Casa Amor, ambos em Aracaju.

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