Banca de DEFESA: CAMILA GOMES SANTOS DA SILVA

DISCENTE: CAMILA GOMES SANTOS DA SILVA
DATA: 30/10/2023
LOCAL: A definir
TÍTULO: “CRIAR HISTÓRIAS COM OS AMIGOS É MUITO DIVERTIDO, A GENTE APRENDE E TAMBÉM ENSINA”: práticas educacionais abertas e autorias colaborativas com crianças
PALAVRAS-CHAVES: práticas educacionais abertas; autoria infantil; colaboração; narrativa transmídia; tecnologias digitais.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Na sociedade contemporânea, a crescente integração das mídias no campo educacional e práticas interativas cotidianas vivenciadas pelas crianças, dentre outras implicações, nos provoca a refletir sobre as transformações nos processos de ensino e aprendizagem, mediação, modos de produção de conhecimento na escola e disseminação de recursos autorais na rede. As Práticas Educacionais Abertas (PEA) apresenta-se como aliadas para essa transformação, a partir da utilização e/ou criação de recursos educacionais abertos (REA) que potencializam a criação, interação, autoria e colaboração. O estudo objetiva compreender as práticas educacionais abertas com tecnologias digitais como dispositivos de autorias colaborativas infantis no 2º ano do ensino fundamental. Essa pesquisa tem como base epistemológica a multirreferencialidade, visando os olhares plurais nos fenômenos investigados. Trata-se de uma pesquisa-formação com crianças de sete e oito anos de idade, Banca pressupostos da etnografia para a escuta sensível das interlocutoras durante as PEA. Os principais dispositivos utilizados para a produção de dados foram: a observação interativa em uma turma com vinte e um estudantes, na Escola Estadual Rotary Dr. Carlos Melo, localizada em Itabaiana-SE, diário de pesquisa, rodas de com-versações mediadas e grupos de autoria. Os achados da pesquisa foram organizados e analisados na perspectiva da interpretação hermenêutica buscando as noções subsunçoras que emergiram da relação dialógica teoria-empiria. Os resultados apontam autorias transmidiáticas infantis por meio de desenhos e recursos audiovisuais, potencializados pela interatividade, colaboração e multiletramentos no processo construtivo das PEA. Nesse sentido, foram encontradas nessa pesquisa as seguintes noções: “Interatividade e (co)criação na produção infantil”; “Autorias infantis transmidiáticas” e; “(Mul)tiletramentos e/na construção das autorias infantis”. O estudo evidenciou que as narrativas transmídia apresentam grande influência no processo de cocriação infantil, atrelando os desenhos manuais com o uso e apropriações das tecnologias digitais em produções autorais transmidiáticas por meio da interatividade, colaboração e multiletramentos no desenvolvimento das PEA e criação de REA na escola.

Externo à Instituição - DANIEL SILVA PINHEIRO
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo à Instituição - SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS
Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA