Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIO PONCIANO DOS SANTOS
DATA: 30/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AS MATEMÁTICAS NO PERÍODO POMBALINO (1761-1772): DA CRIAÇÃO DO COLÉGIO REAL DOS NOBRES À PUBLICAÇÃO DOS NOVOS ESTATUTOS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Matemática; História da Educação; Pombal; Reformas Pombalinas.
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este trabalho investiga o processo de institucionalização do ensino das matemáticas no período pombalino, de 1761, ano da criação do Colégio Real dos Nobres, a 1772, ano da publicação dos Novos Estatutos da Universidade de Coimbra e da Lei Geral das Escolas Menores, que estatizou e regulamentou as escolas de ler, escrever e contar. Ancorou-se o estudo na hipótese de que as matemáticas, como matérias de ensino, institucionalizam-se a partir de três finalidades que correspondem a necessidades práticas e específicas do Estado português no período correspondente à gestão do ministro Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782), depois Conde de Oeiras (1759) e Marquês de Pombal (1769), no reinado de D. José I (1750-1777): a formação técnica dos militares e comerciantes, para a defesa do território e prosperidade econômica do reino português, que queria se colocar em pé de igualdade com os Estados europeus; a formação acadêmica de quadros técnicos, burocráticos e científicos, necessários para o desenvolvimento comercial, agrário, naval e fabril de Portugal e seus domínios; e a educação das crianças, para a formação de súditos e cristãos úteis à sociedade, na metrópole e nas colônias. Para alcançar tais objetivos, faremos uso de fontes legislativas e epistolares, manuscritas ou publicadas, bem como da historiografia educacional e de pressupostos teóricos relacionados à história cultural e aos estudos culturais.