Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA SANTOS ANDRADE

DISCENTE: LORENA SANTOS ANDRADE
DATA: 26/07/2023
LOCAL: Sala de estudos III (PPGED)
TÍTULO: UMA CARTOGRAFIA ALHEIA: narrar, estranhar e esquecer a branquitude e a monocultura universitária
PALAVRAS-CHAVES: Branquitude; colonialismo; conhecimentos; subjetivação.

A escrita desse texto insurge em cenário de guerra. Dentre as tantas, essa se dá na universidade - no(s) conhecimento(s) (re)produzidos, na cor de quem ocupa os lugares de poder, na história universalizada em nome de apagamento étnico de diferentes povos ao redor do mundo; uma infestação de racismo. A universidade não passa incólume ao regime colonial-racializante-capitalístico. Nada passou. Assim, a que(m) serve (nossos) conhecimentos? Como produzir conhecimentos que façam frente ao projeto (re)colonizatório, civilizatório euro hegemônico que produz (mono)subjetivações? No tateio com essas perguntas, alinhavo narrativas e memórias que transversalizam colonialidade, branquitude e questões de gênero, a fim de dar passagem, do lugar de mulher branca, a uma cartografia alheia, ou seja, à possibilidade de acompanhar processos de outrificação com vistas a recuperar a gramática onírica, mnemônica e plural de Pindorama. Não obstante, tem-se ainda como proposta um grupo de discussão com pesquisadores(as) de pós-graduação para pensar os desdobramentos da branquitude nos processos de escolarização universitária, assim no fazer pesquisador(a) e na (des)construção do(s) conhecimento(s).

Externo à Instituição - GISLEI DOMINGAS ROMANZINI LAZARROTTO
Externo ao Programa - 1404092 - LEOMIR CARDOSO HILÁRIO
Presidente - 2465813 - MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS
Interno - 2571785 - SANDRA RAQUEL SANTOS DE OLIVEIRA