Banca de DEFESA: NADEGE RAMALHO DE SIQUEIRA

DISCENTE: NADEGE RAMALHO DE SIQUEIRA
DATA: 28/07/2023
LOCAL: A definir
TÍTULO: TECNOLOGIAS E LINGUAGENS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: Práticas Pedagógicas em Aulas de Língua Inglesa do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Pedagógicas; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Base Nacional Comum Curricular; Ensino Fundamental; Língua Inglesa; Linguagens.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar se, e como as competências em linguagens e tecnologias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são aplicadas nas práticas pedagógicas de professores de língua inglesa do 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de Sergipe, localizadas em Aracaju. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e analítica, embasada nos trabalhos teórico-metodológicos de Freeman (1998) e corroborando Auerbach e Silverstein (2003). O estudo configura-se como um estudo de caso Paiva (2019). Para embasar as análises sobre as competências desta pesquisa, são utilizados como referência autores como Santaella (2013), que aborda a aplicabilidade das tecnologias digitais de informação e comunicação e sua ubiquidade; Boa Sorte (2019), Lucena (2016, 2019), que tratam do uso pedagógico de smartphones; Cope e Kalantzis (2000), Rojo (2012), que discutem o uso de mídias eletrônicas na educação; Fava (2012), que destaca a importância das tecnologias no ensino de inglês; a abordagem crítica das TDIC como dispositivos pedagógicos motivacionais; a democratização do ciberespaço (Levy, 2010), além dos documentos da BNCC e do Currículo do Estado de Sergipe. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede estadual, contando com a participação de professores de língua inglesa do 9º ano do ensino fundamental. A pesquisadora espera contribuir com reflexões e considerações sobre o uso das TDIC na implementação da BNCC.

Externo ao Programa - 2329868 - ANA KARINA DE OLIVEIRA NASCIMENTO
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - GILDETE CECILIA NERI SANTOS TELES
Presidente - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA