Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS REIS DANTAS
DATA: 18/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: meet.google
TÍTULO: OS DESEJOS ADORMECIDOS NAS NOTAS DE CAMPO: ESTUDO SOBRE CURRÍCULOS, PENSAMENTO BIOLÓGICO E TEORIA QUEER
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia queer, Biologia política; Netnografia; Gênero; Sexualidade.
PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A presente dissertação tem como objetivo compor uma perspectiva queer para currículos de Biologia em livre circulação, contestando e deslocando os sentidos de naturalidade da mesma. A pesquisa faz uso da teoria queer, prisma curricular pós-crítico e da abordagem netnográfica para investigar as práticas cibercurriculares que ocorrem no Youtube, especificamente no “Tinder da Natureza”. O discurso biológico presente nesses currículos reforça fluxos unidimensionais de desejo enraizados em estruturas cisheteropatriarcais, perpetuando diversas formas de normatização e moralização. A dissertação então busca evidenciar as estratégias discursivas utilizadas por naturalistas, que resultam em marcas de uma sociedade vitoriana que os currículos de Biologia jamais superaram. A teologia natural é compreendida conceitualmente como uma forma discursiva que contribui para o entorpecimento das diferenças e na divulgação de fluxos únicos de desejos, colocando categorias como sexos, corpos, gêneros e sexualidades em condição de não lugar ou clandestinidade. A apatia política das Ciências Biológicas impacta, desse modo, nos processos de agenciamento curricular das diferenças e busca, por meio de seus discursos, deslegitimar as relações queerness. Através das ferramentas conceituais utilizadas, a presente dissertação incita formas outras para pensar a Biologia, explorando assim, possibilidades de experimentação e construção de caminhos próprios, fracassados ou antinaturais de pesquisa.