Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ CLAUDIO CORREIA DOS SANTOS
DATA: 08/09/2022
HORA: 13:30
LOCAL: Faculdade Pio Décimo: Sala 01, Térreo, Bloco A Campus Jabutiana
TÍTULO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil; Formação do Pedagogo; Tecnologias da Informação e Comunicação.
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:
Pretende-se nesta pesquisa investigar a Formação do professor da Educação Infantil e a utilização das (TIC) tecnologias da informação e comunicação em uma escola da rede pública municipal de Propriá/SE. A pesquisa tem como objetivo geral, compreender a formação do professor que atua na Educação Infantil e a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação. Para isso, foi selecionada uma instituição de ensino desse município que oferece a Educação Infantil. A partir dessa escolha, foi identificado um total de quatro professoras, que serão participantes desta pesquisa. Como aporte teórico nesta investigação, utilizar-se-á, para refletir sobre a formação de professores, Freire (2019); Imbernón (2010; 2011); para pensar a respeito das TIC, Kenski (2012, 2013), Moran (2012, 2013) e Vasconcelos (2020, 2021); quanto aos documentos legais que abordam a Educação Infantil, será utilizado Brasil (1998; 2006; 2009; 2018); já no que concerne à formação do pedagogo, tem-se como bases Brasil (1946; 1988; 1989; 1999; 2000), Gomes (2013, 2018), Libâneo (2006, 2007, 2010; 2011) e Oliveira (2019; 2020). Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa, na qual os instrumentos de coleta de dados utilizados para entender o fenômeno a ser estudado serão trabalhados a partir da aplicação de um questionário e de uma entrevista semiestruturada, elaborados a partir das recomendações de Gil (2008) e Marconi e Lakatos (2003). A análise dos resultados será realizada por meio da técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016), com o propósito de abordar, a partir dos dados coletados, possíveis categorias para se entender o fenômeno estudado e, por meio disso, expor as considerações finais.