Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARTIRA TELLES PEREIRA SANTOS
DATA: 11/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/qjh-fzaq-wtz
TÍTULO: A fé/religião cristã como mediadora da experiência racional da(o) estudante no curso de pedagogia acerca do conteúdo curricular gênero e sexualidade no contexto da UFS
PALAVRAS-CHAVES: Verdade. Conhecimento. Razão. Fé. Gênero. Sexualidade.
PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:
Este trabalho buscou verificar as mediações da fé/religiosidade cristã na experiência racional da aprendizagem de estudantes de Pedagogia acerca do conteúdo curricular gênero e sexualidade no contexto da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão. O objeto emerge de um conjunto de circunstâncias contemporâneas aderentes à relevância de demandas por análises e compreensões em face da ascensão política e epistemológica de comunidades carismáticas no seio das modernas e esclarecidas Repúblicas laicas solidificadas pelo poder científico. A investigação adota a noção de Metodologia de Pesquisa Social, articulando investigações teóricas e empíricas. A abordagem do campo foi definida por tipologia Intencional e Multifásica realizada em etapa única. A amostra compreendeu 229 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFS – campus São Cristóvão, correspondendo a 49,57 % do universo de 462 estudantes com matrículas ativas no curso de Licenciatura em Pedagogia no período da coleta. Como principal instrumento de colega, consta um questionário contendo 41 (quarenta e uma) questões de múltipla escolha, dividido em duas partes, sendo a primeira parte de múltipla escolha simples e a segunda parte de múltipla escolha com escala de Likert. As perguntas visam identificar o perfil sociodemográfico da amostra, perfil religioso, hábitos culturais e a percepção dos sujeitos quanto à relação entre fé/religião e os conteúdos acadêmicos de gênero e sexualidade. Dividido em três capítulos e uma conclusão; no primeiro capítulo, o texto se concentra em construir o Estado da Arte do objeto, cujo ponto de partida foi o debate sobre subjetividade e objetividade em torno de gênero e sexualidade na formação de professores no Brasil. No segundo, refletimos sobre verdade e discurso cristãos quanto às hipóteses/teses sobre gênero e sexualidade. No terceiro capítulo, tratamos o objeto manifesto nos dados levantados pela pesquisa de campo. Concluímos que o encontro entre a verdade da fé religiosa e a razão do conhecimento científico acerca da temática gênero e sexualidade evidencia os limites comunicativos entre as dimensões ontológica e epistemológica da vida humana.