Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDIANE DE SANTANA
DATA: 29/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Embelecando a Educação Musical
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical, Tradição Oral, Embelecos.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa objetiva compreender o processo de Educação Musical presente na brincança dos Embelêcos, no Povoado Capunga, em Moita Bonita-SE. Para isso mediaremos um “processo vivencial-racional” (FALS BORDA, 1978) de brincança com Mestres e Aprendizes Griôs dos Embelêcos. Procederemos pela identificação dos Mestres Griôs do povoado e de seus saberes musicais, fundamentados na Tradição Oral. Para tanto, nos propusemos a conhecer a história do povoado e seus encontros com a tradição oral dos Embelêcos guardada na memória coletiva dos sábios da oralidade (LITTLE, 2002). Nossa proposta é, após o levantamento inicial da manifestação cultural e musical dos Embelêcos, proceder pela construção coletiva de uma Oficina da tradição dos Embelêcos, com a turma de 5º ano da Escola Rural Aurinha Vieira de Meneses, localizada no Povoado Capunga, Moita Bonita – SE. Estamos teoricamente ancorados na noção de processos pedagógicos como negociação cultural da Educação Popular (MEJÍA, 2018). Nossa noção de Educação Musical (SANTANA; LUCINI, 2019) e de Culturas de Tradição Oral estão ancoradas na Pedagogia Griô (PACHECO, 2014, 2017). Nos ancoramos em Little (2002) para pensar o conceito de território. E o conceito de decolonialidade que abarca toda essa pesquisa ao pensar as Culturas de Tradição Oral como processo educacional (QUIJANO, 2000) possibilitando um colocar no mesmo patamar a tradição escrita e a tradição oral. A partir desses caminhos que estão sendo percorridos sob inspiração da Investigação Ação-Participativa – IAP (FALS BORDA, 1978), entrelaçada a Pedagogia Griô (PACHECO, 2014, 2017), pretendemos chegar à propostas concretas de Educação Musical no espaço formal (a escola) do povoado Capunga, em Moita Bonita – SE, ou seja, o que pensamos para uma Educação Musical do Campo.