Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELINE FREITAS BRANDÃO BARBOSA
DATA: 22/08/2017
HORA: 14:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REPRESENTAÇÕES DOS DOCENTES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS SOBRE O PROFESSOR PESQUISADOR
PALAVRAS-CHAVES: educação inclusiva; professor; pesquisa; formação docente; sala de recursos multifuncionais.
PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A pesquisa é um trabalho de investigação, uma relação que vincula o ensino e a prática tendo como produto final a produção do conhecimento. O exercício da pesquisa é importante para orientar as ações do professor, pois as experiências vão construir no professor, desde a sua formação inicial, uma postura reflexiva, voltada para o acolhimento da diversidade e da valorização da individualidade do sujeito. Utilizamos como referencial teórico, entre outros: Berger (2010), Capra (2006), Jesus (2007), Koyré (2011), Ludke (2006), Rausch (2012). A pesquisa teve como objetivo investigar a construção do conhecimento em Educação Inclusiva pelos docentes da rede básica de ensino em um município do Estado de Sergipe/Brasil, que atuam em salas de recursos multifuncionais. Foi realizado um estudo de caso, utilizando-se a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os resultados foram organizados de acordo com as categorias: formação de professores, professor-pesquisador e pesquisa em educação especial inclusiva. Concluímos que há um distanciamento da maioria das pesquisas da sala de aula e da aprendizagem dos alunos e a relação com a formação recebida no curso de graduação. A pesquisa é um veículo de desenvolvimento do conhecimento, de mudança de comportamento e transformação da própria prática; pesquisa vai além da mera ação de estudar; a pesquisa é uma ação exigida pela própria prática docente. Pesquisar, portanto, agregará a esse contexto uma organização do conhecimento e um rigor necessário ao processo investigativo que é a própria atividade docente.