Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE LORENA DA SILVA PEREIRA
DATA: 23/03/2016
HORA: 16:00
LOCAL: Sala do NEPA ( Departamento de educação)
TÍTULO: MÍDIAS COMUNICACIONAIS E EDUCACIONAIS NA PEDAGOGIA SURDA
PALAVRAS-CHAVES: Mídias comunicacionais. Mídias educacionais. Pedagogia Surda.
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O presente trabalho teve como objetivo geral conhecer as possibilidades de espaço ubíquo para
mídias comunicacionais e educacionais na aprendizagem dos estudantes surdos da primeira turma do curso de Letras-LIBRAS da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para tal a pesquisa foi dividida em três fases: a primeira foi constituída por um questionário com questões abertas e fechadas para obter o máximo de informações sobre as questões linguísticas, culturais e de identidade dos acadêmicos surdos e ainda acerca do grau de imersão desse público na cultura digital com ênfase nas redes sociais digitais. A segunda fase foi composta por uma atividade prática no facebook e após, essa breve experiência, aplicou-se um questionário para conhecer a opinião dos participantes. Na terceira fase apresentou-se o levantamento de requisitos do Stood-On que tomou forma, com base nos dados coletados, através do diagrama de casos de uso sendo que, para facilitar o entendimento, foi divido em três cenários principais: grupo disciplina, grupo de pesquisa e grupo de discussão. A metodologia da pesquisa partiu de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva e exploratória em que foi utilizado o método qualitativo. A análise dos dados das questões subjetivas e da observação foi realizada através da análise de conteúdo, com base em Bardin, e as perguntas fechadas por meio de gráficos. Finalmente, percebeu-se que a sociabilidade virtual permite ao surdo superar a ideia de um
corpo “defeituoso” e tenha a sensação de fazer parte do mundo, pois oportuniza a liberdade de
emissão através da convergência midiática e o levantamento dos artefatos possibilitou a reflexão
sobre como a disponibilização de um repositório ubíquo e acessível para mídias comunicacionais e educacionais podem contribuir para privilegiar as metodologias visuais e a implementação de novas práticas pedagógicas e comunicacionais na Educação Bilíngue de Surdos, na perspectiva da Pedagogia Surda.