Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYNNE SOARES DE LIMA

DISCENTE: NAYNNE SOARES DE LIMA
DATA: 07/06/2024
LOCAL: PPGCS
TÍTULO: MORTALIDADE FEMININA POR AGRESSÃO DO TIPO ÍNTIMA EM SERGIPE: ANÁLISE TEMPORAL (2015 A 2022)
PALAVRAS-CHAVES: Epidemiologia. Violência Doméstica. Delitos Sexuais. Odontologia Legal. Saúde Coletiva
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

O objetivo do presente estudo foi traçar o perfil epidemiológico das mulheres que foram mortas poragressão, do tipo íntima, durante o período de 2015 a 2022, registradas no Instituto Médico Legal de Sergipe(IML). Foram analisados os dados da instituição supracitada, filtrados por mortalidade de mulheres noperíodo de 2015 a 2022 e identificados casos que se configuravam como agressão íntima. Análises de sérietemporal foram utilizadas para verificar a tendência ao longo dos anos. Foram analisados 1821 laudospericiais e encontrados 108 casos de morte por agressão do tipo íntima. A maioria dos casos aconteceu pormeio de arma branca (44%), seguido por arma de fogo (31%). A idade média das vítimas foi de 33,5 (±12,8) anos, variando de 14 a 71 anos. Dentre os municípios de residência, 15% das vítimas eram de Aracaju,capital de Sergipe, 12% de Itabaiana e 8% de Nossa Senhora do Socorro, municípios próximos da capital.Em 99% dos casos, o local do óbito foi a residência da vítima. Ao se analisar a Variação Percentual Anual(VPA) de mortalidade, esta apresentou-se crescente no período analisado. De acordo com os resultados destapesquisa, pode-se observar que a violência por agressão íntima contra mulheres em Sergipe, no período de2015 a 2022, traz uma situação crescente. A análise dos dados do Instituto Médico Legal apresentou que,durante esse período, ocorreram 108 casos de morte por agressão íntima, com a maioria das vítimas sendojovens, com uma média de idade de 33,5 anos. As armas brancas e de fogo foram as principais causas demorte, e a maioria dos crimes aconteceu nas residências das vítimas.

Presidente - 1234951 - CAROLINA MENEZES MACIEL
Interno - 1784426 - JAQUELINE DIAS ALTIDIS
Externo à Instituição - LILIAN FERNANDA SANTOS PAIVA

Notícia cadastrada em: 22/05/2024 16:27