2005, José Ricardo Carvalho, As relações de poder na organização da lingua portuguesa., Congresso Internacional Cotidiano- Diálogos sobre Diálogos., Anais, ISSN:
2008, José Ricardo Carvalho, Ironias nas tiras em quadrinhos: a não- coincidenia do dizer., Os (des)caminhos do texto: linguagem em interação., Anais, ISSN:
2008, José Ricardo Carvalho, O gênero tira o humor e os recursos enuciativos que geram o efeito risivel, XII Congresso Nacional de Linguistica e Filologia, Anais, ISSN:
2008, José Ricardo Carvalho, Monitoração do discurso oral na interação das aulas de ortografia., II Fórun de Identidade e Alteridades: Práticas e discursos em múltiplos espaços., Anais, ISSN:
2008, José Ricardo Carvalho, A construção da identidade de uma nação por meio da lingua escrita e falada, II Fórun de Identidade e Alteridades: Práticas e discursos em múltiplos espaços., Anais, ISSN:
2008, José Ricardo Carvalho, Bakhtin e a Teoria da Enuciação: contribuições para o ensino da leitura., IV Coloquio Internacional: Ciencia Tecnologia e Desenvoolvimento; V Seminário Interno do OBSCOM- UFS, Anais, ISSN:
2008, José Ricardo Carvalho, O ensino da ortografia: mediações pedagogicas em uma perspectiva sociointeracionista., A formação do professor: Desafios politicos e pedagogicos, Anais, ISSN:
2008, José Ricardo Carvalho, Revisão de textos nas series iniciais: uma experiencia em sala de aula de leitura, XXII Jornada Nacional de Estudos Linguisticos, Anais, ISSN:
2008, José Ricardo Carvalho; Jiselda Meirelly França; Solange dos Santos., Eventos de fala nas aulas de ortografia: uma abordagem interacionista., Os (des)caminhos do texto: linguagem em interação., Anais, ISSN:
2008, José Ricardo Carvalho; Jiselda Meirelly França., Relação oralidade e escrita e o saber ortografico revelado nos textos espontâneos das crianças., II Fórun de Identidade e Alteridades: Práticas e discursos em múltiplos espaços., Anais, ISSN:
2009, José Ricardo Carvalho da Silva, A heterogeneidade discursiva e o humor nas tiras em quadrinhos, , Resumo, ISSN:
2009, José Ricardo Carvalho da Silva, O ensino da ortografia: um estudo comparativo, , Resumo, ISSN:
2009, Solange dos Santos, José Ricardo Carvalho da Silva, Os eventos estruturais da interação nas aulas de ortografia, , Anais, ISSN:
2009, José Ricardo Carvalho da Silva, As tiras de humor nos livros didáticos: um gênero aberto para interpretação, , Resumo, ISSN:
2009, José Ricardo Carvalho da Silva, A produção de atos de fala com efeito risível nas tiras de Hagar, o horrível, , Anais, ISSN:
2009, José Ricardo Carvalho da Silva, Novos enfoques e novas dinâmicas na leitura da Literatura Infantil, , Anais, ISSN:
2009, José Ricardo Carvalho da Silva, Revista Forum Identidades, , Revista Não Cientifica, ISSN: 19823916
2009, José Ricardo Carvalho da Silva, A Norma Padrão e o Ensino da Ortografia, , Anais, ISSN:
2009, José Ricardo Carvalho da Silva, Ensino da escrita na sala de aula: o ditado e a correção ortográfica., , Anais, ISSN:
2009, José Ricardo Carvalho da Silva, A leitura das tiras de humor nos livros didáticos, , Anais, ISSN:
2010, José Ricardo Carvalho da Silva, Produção textual sob a perspectiva da retextualização em uma classe do Ensino Médio, , Anais, ISSN:
2010, José Ricardo Carvalho da Silva, Tiras em quadrinhos: enunciados antifeministas proferidos pela personagem Susanita, , Anais, ISSN:
2010, José Ricardo Carvalho da Silva, Gênero textual sob a ótica da retextualização: uma experiência de escrita e oralidade, , Anais, ISSN:
2010, ALINE DE ARAUJO SANTOS, José Ricardo Carvalho da Silva, A leitura de fábulas e o processo de reescrita: uma visão diagnóstica do que os alunos sabem sobre narrativa, , Resumo, ISSN:
2010, RAFAELA FELEX DINIZ GOMES MONTEIRO DE FARIAS, José Ricardo Carvalho da Silva, Retextualização de uma narrativa cinematográfica por alunos do Ensino Médio, , Resumo, ISSN:
2010, ALINE DE ARAUJO SANTOS, José Ricardo Carvalho da Silva, O programa Alfa e Beto e a experiência alfabetizadora do professor., , Resumo, ISSN:
2010, Renata Maria Matos Silva dos Santos, João Bosco Torres Santos, José Ricardo Carvalho da Silva, Arte-educação: um encontro com corpo, som e movimento, , Anais, ISSN:
2010, José Ricardo Carvalho da Silva, Letramento e oralidade no processo de produção textual: a dinâmica da retextualização de uma narrativa, , Anais, ISSN:
2011, José Ricardo Carvalho da Silva, O griot e a interação com a literatura: uma leitura do filme "Rue Cases negres", , Anais, ISSN:
2011, José Ricardo Carvalho da Silva , A retextualização do gênero fábula e a mediação pedagógica. , Congresso Nacional de Linguistica e Filosofia, Anais, ISSN:
2012, José Ricardo Carvalho da Silva, Oralidade e produção textos na escola: contos de fadas nos anos iniciais, , Resumo, ISSN:
2012, José Ricardo Carvalho da Silva, O ENSINO DA LITERATURA A PARTIR DE WALTER BENJAMIN, , Anais, ISSN:
2012, José Ricardo Carvalho da Silva, O ensino da literatura a partir de Walter Benjamin, , Resumo, ISSN:
2012, José Ricardo Carvalho da Silva, Oralidade e produção textos na escola: contos de fadas nos anos iniciais, IV SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS, Anais, ISSN:
2012, José Ricardo Carvalho, O ensino da literatura a partir de Walter Benjamiin., IV Seminário Nacional Literatura e cultura., Anais, ISSN:
2013, José Ricardo Crvalho da Silva e Tatiana Pinheiro da Cruz, Produção textual a partir do reconto oral da narrativa " Barba Azul", Congresso Nacional de Linguistica e Filosofia XVII, Anais, ISSN:
2015, Fabiana Souto Lima Vidal
José Ricardo Carvalho
Rossano Silva , O ensino das Artes Visuais no ciclo de alfabetização, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A Arte no Ciclo de Alfabetização. Caderno 06, Anais, ISSN: 9788577831906
Download do arquivo
2015, José Ricardo Carvalho, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR-NARRADOR DE TEXTOS FICCIONAIS EM ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO PIBID, Formação de professores, currículo e Gestão Educacional, Anais, ISSN: 978854440330
2016, José Ricardo Carvalho da Silva, Manoela Barreto Borges, ALINE DE ARAUJO SANTOS, IV SENAL (Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento: & III Seminário Final do PNAIC -Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), caderno de textos completos do I SENAL, , ISSN: 21774072
2016, José Ricardo Carvalho da Silva, Gênero conto de terror sob a perspectiva do sociointeracionismo discursivo, , Resumo, ISSN:
2016, José Ricardo Carvalho da Silva, Ana Cecília Nascimento e Santos, A compreensão dos mecanismos enunciativos na leitura conto de terror ?O Gato Preto?, REVISTA FÓRUM IDENTIDADES, , ISSN: 19823916
2016, José Ricardo Carvalho da Silva, CATIANA SANTOS CORREIA SANTANA, A crônica humorística como instrumento de ensino e aprendizagem, , Resumo, ISSN:
2016, José Ricardo Carvalho da Silva, Gênero textual Conto de terror em sala de aula. , Caderno de Resumos e Programaçãodo V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas, Resumo, ISSN:
2016, José Ricardo Carvalho da Silva, A leitura do conto de terror sob a perspectiva sociocogntiva: mecanismos de referenciação e modalização, , Resumo, ISSN:
2016, ANA CECILIA NASCIMENTO E SANTOS
JOSÉ RICARDO CARVALHO , A compreensão dos mecanismos enunciativos na leitura conto de terror O Gato Preto, Revista Fórum Identidades, Revista Cientifica, ISSN: 1982-3916
Download do arquivo
2017, José Ricardo Carvalho da Silva, Silvana Bretas, Implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Sergipe: estratégias formativas e avaliadoras, REVISTA EM ABERTO - INEP, , ISSN: 21766673
2017, José Ricardo Carvalho da Silva, Contribuições de Vigotski para compreender a criatividade na recepção e produção do texto literário, EUTOMIA, Revista Cientifica, ISSN: 19826850
Download do arquivo
2017, José Ricardo Carvalho da Silva, Estratégias de leitura do gênero conto de terror na abordagem do interacionismo sociodiscursivo, CADERNOS DO CNLF, VOL. XXI, Nº 03 ANAIS DO XXI CNLF, TEXTOS COMPLETOS, Anais, ISSN: 1519-8782
Download do arquivo
2017, José Ricardo Carvalho da Silva, Ana Cecília Nascimento e Santos, Os mecanismos enunciativos no estudo do gênero crônica, Revista de Letras JUÇARA, Revista Cientifica, ISSN: 2527-1024
Download do arquivo
2017, JOSÉ RICARDO CARVALHO , Contribuições de Vigotski para compreender a criatividade na recepção e produção do texto literário, REVISTA EUTOMIA, Revista Cientifica, ISSN: 1982-6850
Download do arquivo
2017, JOSÉ RICARDO CARVALHO DA SILVA
SILVANA APARECIDA BRETAS , Implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Sergipe: estratégias formativas e avaliadoras, REVISTA EM ABERTO, Revista Cientifica, ISSN: 0104-1037
Download do arquivo
2018, José Ricardo Carvalho da Silva, Leonor Werneck, Anáfora direta e encapsulamento em um conto de terror, Letras em Revista, Revista Cientifica, ISSN: 23181788
Download do arquivo
2019, José Ricardo Carvalho e Kelly Cristina de Oliveira Passos Coelho, A COMPREENSÃO DA DISCRIMINAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA LEITURA DE UMA CRÔNICA DE RUBEM BRAGA, REVISTA FÓRUM IDENTIDADES, Revista Cientifica, ISSN: 1982-3916
Download do arquivo
2020, José Ricardo Carvalho, A consciência individual e a ideologia: uma leitura dos estudos de Volóchinov. , A consciência individual e a ideologia: uma leitura dos estudos de Volóchinov, Revista Cientifica, ISSN: 1982-6850
Download do arquivo
2021, José Ricardo Carvalho, O FANTÁSTICO NO GÊNERO CONTO DE TERROR, Revista Interdisciplinar, Revista Cientifica, ISSN: 1980-8879
Download do arquivo
2022, José Ricardo Carvalho
Everton Pereira Santos , Caderno de Resumos do I Congresso Internacional de
Estudos Sociodiscursivos [e] VI Seminário Nacional de
Alfabetização e Letramento [recurso eletrônico]
, Caderno de Resumos do I Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos [e] VI Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento [recurso eletrônico], Anais, ISSN: 978-65-00-12500-9
Download do arquivo
2022, Everton Pereira Santos (UFS)
José Ricardo Carvalho (UFS), SEQUÊNCIA DIDÁTICA ON-LINE PARA A LEITURA DE IMPLÍCITOS EM TIRAS DE QUADRINHOS, Anais do I CIESD e VI SENAL, Anais, ISSN: 978-65-00-47580-7
Download do arquivo
2022, Organizadores: Jose Ricardo Carvalho, Everton Pereira Santos, Anais do I CIESD e VI SENAL, Anais do I CIESD e VI SENAL, Anais, ISSN: 978-65-00-47580-7
Download do arquivo
2023, José Ricardo Carvalho e Everton Pereira dos Santos, Anais do II Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos (CIESD) e do VII Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento (SENAL), Anais do II CIESD e VII SENAL, Anais, ISSN: 978-65-00-59026-5
Download do arquivo
2023, José Ricardo Carvalho
Claudia Virgínia Fontes Sacramento, A LEITURA E A PRODUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO DIÁRIO DE UM BANANA, Anais do II CIESD e VII SENAL, Anais, ISSN: 978-65-00-59026-5
Download do arquivo
2023, Joice Barreto dos Santos Almeida, José Ricardo Carvalho, A LEITURA DE OLHOS D'ÁGUA DE CONCEIÇÃO EVARISTO E HORIZONTE DE EXPECTATIVA, II Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos (CIESD) e do VII Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento (SENAL), Anais, ISSN: 978-65-00-59026-5
Download do arquivo
2023, José Ricardo Carvalho (UFS)
Joice Barreto dos Santos Almeida (PROFLETRA-ITA), A LEITURA DO CONTO OLHOS DÁGUA, EM UMA PERSPECTIVA ÉTICO-ESTÉTICO-DISCURSIVA, Revista Fórum Identidades, Revista Cientifica, ISSN: 1982-3916
Download do arquivo
Quantidade de itens: 62
1999, José Ricardo Carvalho, A leitura da literatura como ato de interação., 12° Congresso de leitura do Brasil, Trabalho Completo
2003, José Ricardo Carvalho, A leitura da literatura infantil na escola, VIII Jornada de Letras, Outros
2003, José Ricardo Carvalho, Leitura e produção textual no espaço escolar., Conversa com o autor, Trabalho Completo
2003, José Ricardo Carvalho, Estratégias de ensino da leitura no espaço escolar, III Congresso Internacional da ABRALIN, Trabalho Completo
2004, José Ricardo Carvalho, A fada que não tinha idéias: uma experiencia em classe de alfabetização., VIII Jornada de Letras, Trabalho Completo
2007, , Alfabetização: a mediação pedagógica no processo de revisão textual, VII Encontro do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE),
2007, José Ricardo Carvalho, Alfavetização: a mediação pedagogica no processo de revisão textual., VII Encontro do Forúm de Alfabetização, Leitura e Escrita., Trabalho Completo
2008, José Ricardo Carvalho, Ironia nas tiras quadrinhos: a não- conhecidencia do dizer., I Encontro da Pós- graduação em Letras., Trabalho Completo
2008, José Ricardo Carvalho, Eventos da fala nas aulas de ortografia: uma abordagem interacionista., I Encontro da Pós- graduação em Letras., Trabalho Completo
2008, José Ricardo Carvalho, Revisão de textos nas series iniciais: uma experiencia em sala de aula., XXII Jornada Nacional de Estudos Linguisticos., Trabalho Completo
2008, José Ricardo Carvalho, AS tiras de Humor nos livros didáticos: um genêro aberto para interpretações, I Encontro Regional Linguagem, Interação e Sociedade, Trabalho Completo
2008, José Ricardo Carvalho, O género tira de humor e os recursos enuciativos que geram o efeito rizivel., XII Congresso Nacional de Linguistica e Filologia., Trabalho Completo
2008, José Ricardo Carvalho, Ensino a Ortografia: mediações pedagogicas em uma perspectiva sociointeracionista, VI Semana Nacional da Educação- a formação do professor: Desafios Politicos e Pedagogicos., Trabalho Completo
2009, , A LEITURA DAS TIRAS DA MALFADA: VOZ ANTIFEMINISTA NAS FALAS DA PERSONAGEM SUSANITA, III FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO,
2009, , Novos Enfoques e Novas Dinâmicas na Leitura da Literatura Infantil, III Coloquio Internacional Educação e Comtemporaneidade,
2009, , Ensino da ortografia como evento refelxivo, X Fórum de Estudos Linguísticos - Língua Portuguesa, Descrição e Ensino: diálogos,
2009, , O ensino da ortografia: um estudo comparativo, Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos - XII ongresso Nacional de Linguística e Filologia,
2009, , OS EVENTOS ESTRUTURAIS DA INTERAÇÃO NAS AULAS DE ORTOGRAFIA, VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN,
2009, , ENTRE O MÉTODO ALFA E BETO E AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E ALUNOS NO ESPAÇO ESCOLAR, III FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO,
2009, , ENSINO DA ESCRITA NA SALA DE AULA: O DITADO E A CORREÇÃO ORTOGRÁFICA, III FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: EDUCAÇÃO , DIVERSIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO,
2009, , Ortografia na sala de aula: um estudo comparativo, II Encontro de Pós-Graduação em Letras - ENPOLE,
2009, , A heterogeneidade discursiva e o humor nas tiras em quadrinhos, XIII Congresso Nacional de Linguistica e Filologia,
2009, , A Leitura das Tiras de Humor nos Livros Didáticos, V SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais,
2009, , A PRODUÇÃO DE ATOS DE FALAS COM EFEITOS RISÍVEL NAS TIRAS DE HAGAR, O HORRÍVEL, VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN,
2010, José Ricardo Carvalho, Produção Textual sob a perspectiva da retextualização em uma classe do Ensino Médio., XIV Congresso Nacional de Linguística e Filosofia, Trabalho Completo
2010, José Ricardo Carvalho, Renata Maria Matos Silva dos Santos, João Bosco Torres Santos, Arte- educação: um encontro com corpo, som e movimento, I Seminário de Alfabetização e Letramento, Trabalho Completo
2011, José Ricardo Carvalho, O griot e a interação com a literatura: uma leitura do filme "Rue Cases negres", II Seminário Nacional de Literatura e cultura., Trabalho Completo
2012, , A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ATIVIDADE DE REESCRITA A PARTIR DO RECONTO ORAL, O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL),
2012, , Balanço final: Pontos e contrapontos das discussões entre oralidade e escrita na escola., II SENAL - II Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento: Oralidade e escrita na prática escolar,
2012, , O ENSINO DA LITERATURA A PARTIR DE WALTER BENJAMIN, IIV Seminário Nacional Literatura e Cultura,
2012, , Oralidade e produção textos na escola: contos de fadas nos anos iniciais, IV SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS,
2012, , A ESCRITA DO GÊNERO CONTOS DE FADAS A PARTIR DE CONHECIMENTOS ADVINDOS DA ORALIDADE, II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,
2012, , A FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR-NARRADOR DE TEXTOS FICCIONAIS EM ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO PIBID, IV Seminário do Gepráxis,
2012, , O ENSINO DA LITERATURA A PARTIR DE WALTER BENJAMIN, SENALIC - IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E CULTURA,
2012, , ORALIDADE E ESCRITA: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DOS PCNs , Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL),
2012, , TRABALHO COM A ORALIDADE E A ESCRITA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O CONTO O REI SAPO , II SENAL II Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento: Oralidade e escrita na prática escolar,
2012, José Ricardo Carvalho
, Oralidade e produção de textos na escola: contos de fadas nos anos iniciais., IV Simposio nacional de estudos filológicos e linguisticos., Trabalho Completo
2012, José Ricardo Carvalho, O ensino da literatura a partir de Walter Benjamin, IV Seminário Nacional de Literatura e Cultura., Trabalho Completo
2012, José Ricardo Carvalho, A formação do professor leitor- narrador de textos ficcionais em atividades realizadas no projeto PIBID., IV Seminário do Gepráxis., Trabalho Completo
2012, José Ricardo Carvalho; Aline de Araujo Santos., A formação do professor: atividade de reescrita a partir do reconto oral., O Círculo Fluminense de Estudos Filologicos e Linguisticos., Trabalho Completo
2012, José Ricardo Carvalho, Trabalho com a oralidade e a escrita em uma sequência didática com o cioionto o rei sapo., II seminário Nacional de Alfabetização e Letramento: oralidade e escrita na prática escolar., Trabalho Completo
2012, José Ricardo Carvalho, A escrita do gênero conto de fadas partir dos conhecimentos advindos da oralidade., II Simpósio Internacional de Ensino de Lingua Portuguesa., Trabalho Completo
2012, José Ricardo Carvalho, Ensino de Ortográfia como evento reflexivo., O Círculo Fluminense de Estudos Filologicos e Linguisticos., Trabalho Completo
2012, José Ricardo Carvalho, Oralidade e escrita: Práticasa desenvolvidas a partir das orientações dos PCNs, O Círculo Fluminense de Estudos Filologicos e Linguisticos., Trabalho Completo
2012, José Ricardo Carvalho, Balanço final: Pontos e contrapontos das discurssões entre oralidade e escrita na escola., II seminário Nacional de Alfabetização e Letramento: oralidade e escrita na prática escolar., Trabalho Completo
2013, José Ricardo Carvalho da Silva , Atividade Cultural: contação de histórias, IV Semana de Pedagogia e VI Seminário PIBID - Formação e Docência na Diversidade, Outros
2013, José Ricardo Carvalho da Silva, Mesa redonda Estágio e iniciação a Docência/PIBID: " e fui embora para casa...", IV Semana de Pedagogia e Vi Seminário PIBID - Formação e Docência na Diversidade, Outros
2013, José Ricardo Carvalho da Silva , Mesa-redonda Estágio e Iniciação a Docência/PIBID: e fui embora para casa", IV Semana de Pedagogia e VI Seminário PIBID, Outros
2013, José Ricardo Carvalho da Silva, Mesa-redonda Legado de Paulo Freire na educação de crianças, jovens e adultos: e eu com isso?, IV Semana de Pedagogia e VI Seminário PIBID - Formação e Docência na Diversidade, Outros
2013, Coordenação geral de concepões e análises pedagógicas, Oficina, I Oficina de elaboração de matrizes para a Avaliação Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - ANAIC, Outros
2013, José Ricardo Carvalho da Silva, I Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS, I Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS, Outros
2013, Simone Lucena , Mesa Redonda: A leitura, a escrita e a docência em 3D: dificuldades e dasafios., VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", Outros
2013, José Ricardo Carvalho da Silva , Oralidade e Letramento: os desafios para o professor alfabetizador, I Seminário Intermunicipal de Alfabetização, Outros
2014, , 'Oralidade e Letramento no PNAIC: interações entre o uso da fala e da escrita nas classes de alfabetização', 1º Encontro de Formação do Programa SEB/ MEC " PActo Nacional pela Alfabetização na Idade Certa",
2014, , Possibilidade de articulação entre linguagem e matemática, III Fórum das Universidades Participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa,
2014, José Rcardo Carvalho da Silva , Mesa Redonda " Apresentação de trabalho no GT: oralidade e ensino da escrita", III SENAL e I Seminário PNAIC-UFS, Outros
2014, José Ricardo Carvalho da Silva, Conferência "Cerimonia de abertura: letramento e alfabetização no Pacto Nacional pela Alfabetização", III SENAL e I Seminário PNAIC-UFS, Outros
2014, José Ricardo, Mesa Redonda "Oralidade e ensino da escrita", III SENAL e I Seminário PNAIC-UFS, Outros
2014, José Ricardo Carvalho da Silva, Mesa Redonda " Balanço do PNAIC no ano de 2013: dificuldades e possibilidades", III SENAL e I Seminário PNAIC-UFS, Outros
2014, Jose Ricardo Carvalho da Silva, Exposição "Apresentação de trabalho no GT: oralidade e escrita", III SENAL e I Seminário PNAIC-UFS, Outros
2014, José Ricardo Carvalho da Silva, Condições de produção de textos na escola., VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, Outros
2015, Grupo de estudo do tempo presente , I Seminário Interno sobre Suportes Didáticos (SISD), I Seminário Interno sobre Suportes Didáticos (SISD), Trabalho Completo
2015, Grupo de estudo de literatura e Cultura (GELIC/CNPq/UFS) , A releitura dos contos tradicionais para crianças no Brasil: entre a paródia e a estilização, VI Seminário Nacional Literatura e Cultura (SENALIC), Trabalho Completo
2015, Grupo de Estudos do tempo presente da Universidade Federal de Sergipe, II Seminário Interno sobre Suportes Didáticos (SISD), II Seminário Interno sobre Suportes Didáticos (SISD), Outros
2016, , Gêneros Textuais Sob a Perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo, IV Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento & III Seminário Final do PNAIC,
2016, , Estratégias de produção de texto no ensino fundamental, IV Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento & III Seminário Final do PNAIC,
2016, , Análise do conto de terror ?O retrato ovalado? de Edgar Allan Poe, IV Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento & III Seminário Final do PNAIC,
2016, José Ricardo Carvalho da Silva; Catiana Santos Correia Santana; Isabel Carvalho da Silva. , Gênero textual Conto de terror em sala de aula, V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas, Outros
2016, , A referenciação em gêneros textuais: uma proposta para o ensino fundamental, IV Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento & III Seminário Final do PNAIC,
2016, , Palestra: Gêneros textuais sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo, IV Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento & III Seminário Final do PNAIC,
2016, , Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas, V FLAEL (Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas),
2016, , Conferencia de Abertura, IV Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento & III Seminário Final do PNAIC,
2016, , O enfoque pedagógico da leitura do conto de terror em uma abordagem sociodiscursiva, VII Seminário Nacional de Literatura e Cultura - SENALIC 2016,
2016, , O ensino como objeto de pesquisa no V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, O ENSINO COMO OBJETO DE PESQUISA no V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas,
2016, , Análise de atividades de retextualização com o gênero conto de terror, III Semana Acadêmico-Cultural da UFS (SEMAC) e 26º Encontro de Iniciação Científica (EIC),
2016, José Ricardo Carvalho da Silva , A retextualização do conto "A mão do macaco" por alunos do 5º ano do ensino fundamental, Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto (GPLINT), Outros
2016, , Gênero Textual conto de Terror, IV Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento & III Seminário Final do PNAIC,
2016, , Sequências textuais e modalizadores na leitura do gênero conto de terror, I Seminário do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações,
2016, , A crônica humorística como instrumento de ensino e aprendizagem, V FLAEL (Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas),
2016, , Atividades de revisão de textos nos anos iniciais em uma abordagem interativa, IV Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento & III Seminário Final do PNAIC,
2016, , Estratégias de referenciação: a construção da coerência do texto, IV Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento & III Seminário Final do PNAIC,
2016, , A leitura do conto de terror sob a perspectiva sociocogntiva: mecanismos de referenciação e modalização, XXVI JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE(GELNE).,
2016, , Análise do conto 'O gato preto' sob o aspecto da referenciação, Disciplina Gêneros textuais e referenciação: revisão teórica (LEV 820),
2016, , Leitura do Gênero Conto de Terror Sob a Perspectiva do Interacionismo, I Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID) e III Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória (ENAFDM),
2016, , Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin, Disciplina: Gêneros textuais e referenciação: revisão teórica (LEV 820),
2016, O Grupo de Estudos de Literatura e de Cultura (GELIC/UFS/CNPq), O Enfoque pedagógico da leitura do conto de terror em um abordagem sociodiscursiva, VII Seminário Nacional Literatura e Cultura - SENALIC 2016, Outros
2017, , A análise linguística na leitura do gênero crônico de humor, X Congresso Internacional da Abralin,
2017, , Anáforas e encapsulamento no conto 'O gato preto'', Ciclo de Palestras do Grupo de Pesquisa em Linguagem de Text (GPLINT),
2017, , A Leitura do conto 'Retrato Oval' de Edgar Allan Poe sob o viés do interacionismo discursivo, Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas,
2017, , Estratégias de leitura do gênero conto de terror na abordagem do interacionismo sociodiscursivo, O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL),
2017, , Palestra: A literatura na sala de aula de Educação Básica, II Jornada do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada,
2017, JOSÉ RICARDO CARVALHO, PALESTRANTE. , PALESTRA: A LEITURA DO CONTO "RETRATO OVAL" DE EDDGAR ALLAN POE SOB O VIÉS DO INTERACIONISMO DISCUSIVO, ENCONTRO NACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, Outros
2017, JOSÉ RICARDO CARVALHO, PALESTRANTE., A LITERATURA NA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO BASICA, II JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM LIGUÍSTICA APLICADA, Outros
2018, José Ricardo Carvalho, O USO DO CONECTOR E NO PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO ORAL PARA O ESCRITO EM UM CONTO DE FADAS, realizado nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2018, Outros
2018, 14h às 15h30 Mesa Redonda 2:
Gêneros orais e escritos e sequências didáticas no Ensino Fundamental
José Ricardo (UFS)
Eulália Leurquim (UFC), Gêneros orais e escritos e sequências didáticas no Ensino Fundamental, V SENAL e VI Seminário de Formação de Professores, Outros
2019, Eixo temático: Estudos de linguagem: instrumentos de análise e estudo de gêneros, textos, discursos, na perspectiva do ISD
José Ricardo Carvalho, PROCESSOS DE APRECIAÇÃO DO CONTO DE TERROR EM UMA ABORDAGEM DISCURSIVA, VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, Outros
2020, Membros do Grupo GEPLA, Experiências de transposição didática de gêneros na sala de aula, III Jornada do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística Aplicada, Outros
2020, Profª. Drª. Veronique Daleht (USP) Moderador: Prof. Dr. José Ricardo Carvalho (UFS), Palestra 2 - A pontuação entre norma e discurso, I CIESD Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos e VI SENAL Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, Outros
2020, Carlos Alberto Faraco
José Ricardo Carvalho, A noção de autoria em Bakhtin e sua contribuição para a leitura, I CIESD Congresso Internacional Estudos Sociodiscursivos VI e SENAL Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, Outros
2020, Prof. Dr. Sírio Possenti (UNICAMP)
Moderador: Prof. Dr. José Ricardo Carvalho (UFS) , Palestra 4 - Mobilizando elementos diversos nos processos de leitura, I CIESD Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos & VI SENAL Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento., Outros
2020, Prof. Dr. Sírio Possenti (UNICAMP)
Moderador: Prof. Dr. José Ricardo Carvalho (UFS), Mobilizando elementos diversos nos processos de leitura, I CIESD Congresso Internacional Estudos Sociodiscursivos VI e SENAL Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, Outros
2020, Conferencista: Prof. Dr. Carlos Alberto Faraco (Universidade Federal do Paraná)
Moderador: Prof. Dr. José Ricardo Carvalho (UFS), Palestra: A noção de autoria em Bakhtin e sua contribuição para a leitura, I CIESD Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos e VI SENAL Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, Outros
2020, José Ricardo Carvalho
Eulália Leurquin
Isabel Michelan Azevedo, Mesa de Encerramento do I CIESD & VI SENAL, I CIESD Congresso Internacional Estudos Sociodiscursivos VI e SENAL Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, Outros
2020, Mesa redonda: Gêneros textuais na sala de aula de língua portuguesa
Moderador: Profa. Dra. Eulália Leurquin (UFC)
Prof. Dr. Acir Mario Karwosk (UFTM)
Estratégias de leitores na cultura digital: o verbal e o não-verbal
Prof. Dr. José Ricardo Carvalho (UFS)
O domínio das capacidades de linguagem na interação com gêneros textuais vinculados ao campo artístico-literário, Mesa redonda: Gêneros textuais na sala de aula de língua portuguesa, Webinário Profletras 2020, Outros
2021, José Ricardo Carvalho, Contribuição do ISD para uma prática de ensino da leitura e produção com gêneros de texto: uma experiência com o conto de terror no PIBID, Painel sobre os Princípios Teórico-metodológicos da SD, Outros
2021, José Ricardo Carvalho , A LEITURA E O DOMÍNIO DA CAPACIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO VALORADA, Encontro Internacional sobre ensino e aprendizagem de línguas e literatura na América Latina, O VII FLAEL Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas, Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada GEPLA (Universidade Federa, Outros
2021, Membros: Profª. Drª. Lidia Stutz (Unicentro)
Profª. Drª. Vera Lúcia Lopes Cristovão
Prof. Dr. José Ricardo Carvalho (UFS)
Moderadora: Profa. Dra. Fatiha Dechicha Parahyba (UFPE), Mesa-redonda 6 Capacidades de linguagens com foco no ensino da leitura e da escrita, I CIESD Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos e VI SENAL Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, Outros
2021, Lucineudo Irineu (UECE)
Fatiha Dechicha Parahyba (UFPE)
Eduardo Calil (UFAL)
José Ricardo Carvalho (UFS)
Mediação: Leidiane Tavares (Unilab), mesa TEORIAS E PRÁTICAS DISCURSIVAS SOB DIVERSOS OLHARES DA LINGUÍSTICA APLICADA, I CONGRESSO NORDESTINO DELINGUÍSTICAAPLICADA 17 A 20 DE NOVEMBRO DE 2020, Outros
2021, Profa. Dra. Miriam Bevilacqua
Mediador: José Ricardo de Carvalho, Palestra de abertura: Cinquenta anos de Construção: o ensino de literatura através da obra de Chico Buarque, IV Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, Outros
2021, Profa. Dra. Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS)
Profa. Dra. Eulália Lerquin (UFC)
Mediador: Prof.: Dr. PJosé Ricardo Carvalho, Mesa-redonda: Práticas de ensino em sala de aula de língua portuguesa, IV Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, Outros
2021, Profa. Dra. Ana Crelia Penha Dias (UFRJ)
Prof.: Dr. José Ricardo Carvalho (PROFLETRAS-UFS) (mediador), Palestra: Leitura da literatura: abordagens teórico-metodológicos para análise de textos, IV Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, Outros
2021, Profa. Dra. Rosa Cuba Riche (UFRJ)
Mediador: Prof.: Dr. José Ricardo Carvalho (PROFLETRAS-UFS), Palestra: O contexto de produção e a estética narrativa do conto de Marina Colasanti, IV Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, Outros
2021, Prof. Dr. Lucas Vinício de Carvalho Maciel (UFSCar)
Prof. Dr. Valdinar Custódio Filho (UECE)
Mediador: Prof.: Dr. José Ricardo Carvalho (PROFLETRAS-UFS), Mesa-redonda: Texto e ensino: práticas de leitura e de escrita na Educação Básica, IV Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, Outros
2022, Ciclo de Seminários do Núcleo Integrado de Pós-Graduação em Pesquisa Educação e Ciência (NIPPEC)
Prof. Dr. José Ricardo Carvalho da Silva (DLI - Campus Itabaiana)
Prof. Dr. Fábio Elias Verdiani Tfouni (DLEV - Campus de São Cristóvão) https://www.youtube.com/watch?v=F06vR4up7mI, O papel das modalizações na leitura dos contos de terror de Edgar Allan Poe, Ciclo de Seminários do Núcleo Integrado de Pós-Graduação em Pesquisa Educação e Ciência (NIPPEC), Outros
2022, Porfa. Dra. Helenice Roque de Farias - UNEMAT- SEDUC-MT
Profa. Dra. Raimunda Gomes de Carvalho - IFPI
Profa. Dra. Elizabeth Orofino Lucio - UFPA
Prof. Dr. José Ricardo Carvalho da Silva - UFS
Coordenação de mesa: Profa. Dra. Márcia Andréa de Almeida Oliveira
11h - 13h Apresentação de projetos de leitura (professores formadores do
ensino básico e profissional)
, Mesa Redonda (Formação de leitores nas sociedades modernas (multimidiáticas), 1º Seminário de Ensino dE Leitura: desafios e implicações para a formação de leitores, Outros
2022, Raimunda Gomes de Carvalho Belini
Elizabeth Orofino, Mesa redonda: Formações de leitores na sociedade (multimiáticas), 1º Seminário de Ensino de Leitura: Desafios e Implicações para a Formação de Leitores, Outros
2022, MESA DE ABERTURA - ALFABETIZAÇÃO NAS INTERFACES
Moderadora: Profa. Dra. Vera Wannmacher Pereira (UDESC)
Palestrantes:
Profa. Dra. Maria Regina Maluf (USP): Alfabetização no Século XXI e Ciência da Leitura: contribuições da Psicologia
Prof. Dr. Antonio Pereira (UFPA): Bases neurais do aprendizado enativo
Prof. Dr. José Ricardo Carvalho da Silva (UFS): Caminhos de uma (meta ou trans)linguística para reescrita e revisão textual nos anos iniciais
Prof. Dr. José Ferrari Neto (UFPB): A Psicolinguística e a alfabetização
Prof. Dra. Angela Naschold (UFRN): Os novos rumos para a alfabetização e a literacia nos cursos de formação de professores, Alfabetização nas interfaces, 8ª Jornada Internacional de Alfabetização, Outros
2023, Profa. Dra. Adriana Delmira Mendes Polato
(Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
Prof. Dr. José Ricardo Carvalho da Silva (Universidade Federal de Sergipe - UFS), Uma proposta de leitura literária sob a perspectiva da voz-vivência: o encontro do mundo da vida e com a criação literária em Bakhtin, IV CICLO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS, Outros
2023, Maria Valdênia Falcão do Nascimento
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
, O Programa Residência Pedagógica e o PIBID no Nordeste: intenções e impedimentos, VIII Fórum internacional de Linguística Aplicada ao Ensino e aprendizagem de Línguas (FLAEL) e do II Congresso Nordestino de Linguística Aplicada (CONELA), Outros
2023, Prof. Dr. Júlio César Araújo (UFC)
Prof. Dr. José Ricardo Carvalho (UFS)
Profa. Dra. Fatiha Dechicha Parahyba (UFPE)
Prof. Dr. Elinaldo Silva (IESFMA)
, MESA-REDONDA 08: ESTUDOS DISCURSIVOS EM LINGUÍSTICA APLICADA NO NORDESTE, VIII FÓRUM DE LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS (FLAEL) II CONGRESSO NORDESTINO DE LINGUÍSTICA APLICADA (CONELA), Outros
Quantidade de itens: 120
2004, Abordagens teórico- metodologicos da alfabetização- práticas alfabetizadoras construtivistas., Alfabetização, José Ricardo Carvalho
2004, Atividades de leitura e escrita em uma perspectiva construtuvista, Alfabetização, José Ricardo Carvalho
2004, Atividades de escrita com desafios cognitivos para as classes de alfabetização., Alfabetização, José Ricardo Carvalho
2006, Cultura e Linguagem: a questão da escrita., Alfabetização: Conteúdo e Forma, José Ricardo Carvalho
2006, O latim e o surgimento da Lingua Portuguesa, Alfabetização: Conteúdo e Forma, José Ricardo Carvalho
2006, Ortografia: por que não pronuciamos como escrevemos?, Alfabetização: Conteúdo e Forma, José Ricardo Carvalho
2006, A troca das letras nas series iniciais., Alfabetização: Conteúdo e Forma, José Ricardo Carvalho
2006, Oralidade, escrita e Ortografia., Alfabetização: Conteúdo e Forma, José Ricardo Carvalho
2008, O ensino de ortografia: reflexões no campo da oralidade e da escrita., Linguagem e representação discursiva, José Ricardo Carvalho
2009, A formação do leitor pelo viés da Literatura Infantil, Língua e Literatura: propostas de ensino, José Ricardo Carvalho da Silva
2010, O processo criativo nas atividades de produção de texto e reescrita com alunos da EJA, Multiplos olhares sobre a educação básica, Joaquim Cardoso da Silveira Neto, José Ricardo Carvalho da Silva
2011, A formação do professor e o processo de ensino da escrita junto às práticas de revisão textual, Pedagogia em Ação: ensino, pesquisa e extensão na formação dos profissionais da educação, José Ricardo Carvalho da Silva
2011, Criatividade no processo de produção textual: Imaginação, mediação e interações, Alfabetização e Letramento: O que muda quando muda o nome?, José Ricardo Carvalho da Silva
2013, Uma experiência de narração na formação de professores a partir de Walter Benjamim, Educação, docência e memória: Desafios para a formação de professores, ROMÂO, Eliana, José Ricardo Carvalho da Silva
2013, Compartilhar experiências de narrar e recontar histórias no ensino fundamental, Educação, docência e memórias: Desafios para a formação de professores, Eliana Romão, César Nunes, José Ricardo Carvalho da Silva
2013, Compartilhar experiências: De narrar e recontar histórias no ensino fundamental., Educação, docência e memoria: desafios para a formação de professores., José Ricardo Carvalho; Zildene Pereira Pires; Josefa Jeane Santos de Oliveira
2013, Uma experiência de narração. Na formação de professores a partir de Walter Benjamim., Educação, docência e memoria: desafios para a formação de professores., José Ricardo Carvalho
2013, Uma experiência de narração na formação de professores a parti de Walter Benjamim, Educação,docência e memória: desa(fios) para a formação de professores, José Ricardo Carvalho
2013, Compartilhar experiências de narrar e recontar histórias no ensino fundamental., Educação,docência e memória: desa(fios) para a formação de professores, José Ricardo Carvalho
Zildenê Pereira Pires
Josefa Jeane Santos Oliveira
2013, Compartilhar experiências de narrar e recontar histórias no ensino fundamental, Educação, docência e memória., José Ricardo Carvalho, Zildenê Pereira Pires, Josefa Jeane Santos de Oliveira
2013, Uma experiência de narração na formação de professores a partir de Walter Benjamim, Educação, docência e memória., José Ricardo Carvalho
2014, Oralidade e escrita em uma sequencia didática com contos de fadas, Do oral ao escrito: Reflexões e práticas desenvolvidas no Pibid em Língua Portuguesa (PIBID-SERGIPE), José Ricardo Carvalho da Silva
2014, DISCURSO E INTERAÇÃO A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO DE FÁBULAS NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA, Alfabetização e Letramento: oralidade e escrita em suas múltiplas dimensões, José Ricardo Carvalho da Silva
2014, Oralidade e escrita em uma sequência didática com um conto de fadas, Do oral ao escrito reflexões e práticas desenvolvidas no programa de iniciação à docência em língua portuguesa (PIBID/Sergipe), José Ricardo Carvalho
2015, A formação do professor leitor-narrador de textos ficcionais em atividades realizadas no projeto PIBID, Formação de professores, currículo e gestão educacional., José Ricardo Carvalho
2016, A leitura e a produção de texto no PIPID: atividade de reescrita do conto de terror, Vivenciando linguagens: artes e línguas(s) em perspectiva, José Ricardo Carvalho da Silva, Isabela Santos Silva, Manoela Barreto Borges
2016, Linguística de texto: a coesão referencial, Ensino de Língua e Literatura: multimodalidade e hipertextos, José Ricardo Carvalho da Silva, Silvana Faria Doria
2016, Contribuições da linguística de texto: a coesão referencial a partir da releitura do conto João e Maria, ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA multimodalidade e hipertextos, Silvana Faria Doria, José Ricardo Carvalho da Silva
2016, CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA DE TEXTO: A COESÃO REFERENCIAL A PARTIR DA RELEITURA DO CONTO JOÃO E MARIA, Ensino de Língua e Literatura - multimodalidade e hipertextos, Silvana Faria Doria
José Ricardo Carvalho
2017, Contribuições do interacionismo sociodiscursivo para leitura de crônicas Ensino, Ensino de Língua e Literatura: gênero textual e letramento, José Ricardo Carvalho da Silva, CATIANA SANTOS CORREIA SANTANA
2017, A formação do professor Leitor-narrador de textos ficcionais em atividades realizadas no projeto PIBID, Leitura e escrita na escola e na formação docente: experiências políticas e práticas., ªJacqueline de Fatima dos Santos Morais, Mairce da Silva Araújo, José Ricardo Carvalho da Silva
2017, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR-NARADOR DE TEXTOS FICCIONAIS EM ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO PIBID., Leitura e escrita na escola e na formação docente: experiências políticas e práticas., CARVALHO, JOSÉ RICARDO
2017, CONTRIBUIÇÕES DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO PARA LEITURA DE CRÔNICAS, Ensino de língua e literatura: gênero textual e letramento, Catiana Santos Correia Santana
José Ricardo Carvalho da Silva
2018, A LEITURA DO GÊNERO MANIFESTO LITERÁRIO: UM JOGO ARGUMENTATIVO ENTRE VOZES, Práticas de ensino de língua portuguesa e leitura literária, Evandro Oliveira Santos
José Ricardo Carvalho da Silva
Download do arquivo
2019, CRÔNICA: PROPOSTA DE LEITURA INTERATIVA, PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE ENSINO DE LEITURA, Kelly Cristina de Oliveira Passos Coelho
José Ricardo Carvalho
Download do arquivo
2020, CADERNO DE LEITURA MULTIMODAL DE DIÁRIO DE HUMOR, Cadernos de Leitura do Texto Literário, SACRAMENTO, C. V. F. ; CARVALHO, JOSÉ RICARDO
Download do arquivo
2020, CADERNO DE LEITURA DAS MEMÓRIAS LITERÁRIAS DE LÉV TOLSTÓI, Cadernos de Leitura do Texto Literário, Vanúzia Vieira de Andrade
José Ricardo de Carvalho
Download do arquivo
2020, O diário de humor multimodal segundo o ISD, Atuações docentes no contexto do Profletras, Claudia Virgínia Fontes Sacramento e José Ricardo Carvalho
Download do arquivo
2020, SEQUÊNCIA DIDÁTICA: GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS, Práticas de ensino 2: língua portuguesa e literatura., CARVALHO, JOSÉ RICARDO; ANDRADE, V. V. .
Download do arquivo
2021, LEITURA NO GÊNERO CANÇÃO A PARTIR DO DIALOGISMO BAKHTINIANO, Práticas de leitura para o Ensino Fundamental, Hilda Alves do Nascimento Araujo
José Ricardo Carvalho
2021, CAPACIDADES DE LINGUAGEM ESPECÍFICAS PARA O DOMÍNIO DA LEITURA SOB A ABORDAGEM DO ISD, AGIR DE LINGUAGEM NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE, José Ricardo Carvalho
Download do arquivo
2021, Apresentação, AGIR DE LINGUAGEM NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
José Ricardo Carvalho
Monica Fontenelle Carneiro
2022, O DOMÍNIO DAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM PARA A LEITURA DO GÊNERO CONTO DE TERROR O RETRATO OVAL DE EDGAR ALLAN POE, PRÁTICAS LINGUAGEIRAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO E ENSINO, José Ricardo de Carvalho
Download do arquivo
2022, Apresentação, PRÁTICAS LINGUAGEIRAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO E ENSINO, Paula Francineti de Araujo Tavares
José Ricardo Carvalho
Download do arquivo
2022, A proposta do Ensino de Arte no caderno do PNAIC, Paradigmas e bases conceituais para formação continuada, José Ricardo Carvalho
Download do arquivo
2023, Uma proposta de compreensão éticodiscursiva na leitura do texto literário, Educação, políticas públicas e desenvolvimento social: contextos interdisciplinares, José Ricardo Carvalho
Download do arquivo
Quantidade de itens: 46
2002, Leitura e Produção textual no espaço escolar, José Ricardo Carvalho
2013, Educação, docência e memória Desa(fios) para a formação de professores, Eliana Sampaio Romão
José Ricardo Carvalho
César Nunes
2014, Alfabetização e Letramento: oralidade e escrita em suas múltiplas dimensões, Silvana Aparecida Bretas, Eliana Sampaio Romão, José Ricardo Carvalho da Silva
2017, Leitura e escrita na escola e na formação docente: experiências políticas e práticas, José Ricardo Carvalho; Jacqueline de Fátima dos Santos Morais; Mairce da Silva Araújo.
Download do arquivo
2017, Ensino de língua e literatura: gênero textual e letramento, José Ricardo Carvalho da Silva, Jeane de Cássia Nascimento Santos, Mariléia Silva dos Reis
Download do arquivo
2019, Práticas de Ensino 2: língua portuguesa e literatura, José Ricardo Carvalho
Denson André Pereira da Silva Sobral
Carlos Magno Gomes
(Organizadores)
Download do arquivo
2019, PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE ENSINO DE LEITURA, JEANE DE CÁSSIA NASCIMENTO SANTOS
JOSÉ RICARDO DE CARVALHO
MÁRCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Download do arquivo
2021, Práticas de leitura para o Ensino Fundamental, Rildo Vivaldo Teles
Jeane de Cassia Nascimento Santos
José Algo Barreto Júnior
Carlos Magno Gomes
Luana da Mota Santos
Ana Flora Schlindwein
Maria José Barreto de Santana
Denson André Pereira da Silva Sobral
Hilda Alves do Nascimento Araujo
José Ricardo Carvalho
Download do arquivo
2021, AGIR DE LINGUAGEM NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE, José Ricardo Carvalho
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Monica Fontenelle Carneiro
Download do arquivo
2022, PRÁTICAS LINGUAGEIRAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO E ENSINO, Paula Francineti de Araujo Tavares
José Ricardo Carvalho
Download do arquivo
Quantidade de itens: 10
2019, LEITURA DAS MEMÓRIAS LITERÁRIAS DE LÉV TOLSTÓI, VANÚZIA VIEIRA DE ANDRADE
JOSÉ RICARDO DE CARVALHO
Quantidade de itens: 1
2013, Concurso para professor Adjunto para o Departamento de Educação com as disciplinas: CAMPOS DO CONHECIMENTO EDUCACIONAL; CURRICULO,CONHECIMENTOS E DIVERSIDADE CULTURAL,
2015, Edital FAPITEC/SE/FUNTEC/SEGRASE Nº10/2014 - Programa de auxílio ao pesquisador para publicações cientificas - Chamada II,
2023, Banca Avaliadora do Processo Seletivo Simplificado, Edital 01/2023., Candidatos a Professores substitutos de letras
Quantidade de itens: 3
2005, Monografia de Graduação A importancia da Literatura Infantil na educação da criança., Quézia Campos de Azevedo Pimentel
2008, Monografia de Especialização Letramento e formação do leitor., Jenúzia Maria dos Santos
2008, Monografia de Especialização A leitura no Ensino de Língua Materna na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Giselma Machado
2008, Monografia de Especialização O ensino da lingua portuguesa na relação entre escrita e oralidade: experiencia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Júlio César Leite.,
2008, Monografia de Especialização ENADE em foco: O estatuto da oralidade nas avaliações do profissional em letras., Nícia Garcia de Carvalho
2008, Monografia de Especialização Abordagens avaliativas em Lingua Portuguesa: o caso do ENEM., Patricia Joaquim de Andrade
2009, Monografia de Especialização Contribuições de Emília Ferreiro para compreensão da escrita na alfabetização, Ana Graziela Feitosa Lima
2009, Monografia de Especialização Práticas de leitura do professor-leitor no contexto escolar, Maria Reinalda do Nascimento Gomes
2009, Monografia de Especialização Prova X Avaliação: reflexão sobre o processo avaliativo, Geyse Pimentel Oliveira
2009, Monografia de Especialização Reescrita criativa na sala de aula de EJA: um estudo comparativo, Joaquim Cardoso da Silveira Neto
2009, Monografia de Especialização Valores Humanas na Educação: reflexões sobre juventude e cultura contemporânea, Cristina Mesquita Bispo
2009, Monografia de Especialização Linguagem e argumentação a construção de argumentação, Josefa Risomar Oliveira Santa Rosa
2009, Monografia de Especialização O Jogo como recurso didático na disciplina Educação Física, André Augusto Andrade
2009, Monografia de Especialização A concepção do professor na inclusão de crianças com Síndrome de Down e seu processo de aprendizagem na Lecto-escrita, Vania Soares Teles
2009, Monografia de Especialização A participação da Família no contexto escolar: reflexões sobre papéis sociais de pais e professor(a) na cultura escolar, Maria Anita dos Santos
2011, Monografia de Graduação Literatura infanto-juvenil e relações etnicorraciais em E agora? de Odette de Barros Mott, ELAINE TEIXEIRA DO NASCIMENTO
2011, Monografia de Graduação Dificuldades de aprendizagem entre os alunos do 2º ano da Escola Estadual Maria da Conceição: onde reside o problema?, Simone de Meneses Mitma
2011, Monografia de Graduação A leitura dos alunos da EJA do Ensino Fundamental numa escola de Itabaiana/SE: o livro didático, o professor e o leitor, Edivaldo Barbosa de Menezes
2011, Monografia de Graduação Lei 10639/03 e Projovem adolescente: educação e cidadania no agreste sergipano, Militão Alves de Andrade
2011, Monografia de Especialização A leitura dos valores em contos de fadas tradicionais e conteporaneos: um diálogo com os alunos do ensino fundamental., Silvania Machado Oliveira Lisboa.
2013, Seleção de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Letras Profissional em rede, PROFLETRAS, José Ricardo Carvalho da Silva
2013, Monografia de Graduação Cantinho de leitura e rodas de leitura: uma promoção para formação de leitores na educação infantil,
2013, Monografia de Graduação Desafios na formação do professor contador de histórias no ensino fundamental,
2014, Dissertação de Mestrado Ensino da Língua Portuguesa na perspectiva da inclusão do aluno cego no Ensino Fundamental, Marleide dos Santos Cunha
2014, Monografia de Graduação Desenhos Infantis e as regulações de gênero na sala de aula, Eliene Santos Fernandes
2014, Comissão cientifica de avaliação dos GTs do III SENAL,
2014, Dissertação de Mestrado Tirarolando: uma sequência didática por um ensino contextualizado de Língua Portguesa para 6º ano do Ensino Fundamental, Alisson Luiz da Cruz Silva
2014, Monografia de Graduação Os estímulos para práticas da leitura e da escrita através da Literatura Infantil, Simone Rodrigues Santos
2014, Monografia de Graduação UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM EMÍLIA FERREIRA: obras, conceitos, inserção e trajetória do construtivismo ferreiriano dos anos de 1980 no Brasil., Claudia da Silva Hungria
2014, Dissertação de Mestrado A intertextualidade, o gênero lenda e a produção de texto no Ensino Fundamental, Josilda Borges Moura
2014, Dissertação de Mestrado Irmãos Grimm e Kei Ishiyama: uma união para o letramento, Cristiane Margarete de Jesus
2014, Dissertação de Mestrado Retórica e argumentação em postagens autorais e comentários do facebook:pelo aprimoramento da leitura e escrita no Ensino Fudamental, Maria Edriana dos Santos Rocha
2014, Dissertação de Mestrado Relações entre o desempenho escolar em leituras e a aprendizagem de Ciências: um estudo piloto com alunos do Ensino Fundamental brasileiro, Gardênia Valéria de Andrade Oliveira
2014, Monografia de Graduação O trabalho com a oralidade e a reeescrita por meio do gênero conto de fadas no Ensino Fundamental, Rosana Santos da Costa
2014, Dissertação de Mestrado A valorização da imagem do orador no discurso como pressuposto para a consolidação do ethos discursivo, Maria Angélica de Amorim Correia
2014, Dissertação de Mestrado Leitura e compreensão textual na Rede Pública: uma proposta para o 6 ano a partir de jogos on-line, Lucicleide Costa Rocha
2014, Monografia de Graduação A coesão Textual em narrativas escritas de alunos surdos do 9 ano, Ellen Bianca da Silva Barreto
2014, Dissertação de Mestrado A produção textual dos alunos no Ensino Fundamental: uma análise dos tipos de coerência, Silvana Faria Doria
2014, Monografia de Graduação Letramento Literário e Suas Práticas na Alfabetização, Tatiane Lima Andrade Santana
2014, Monografia de Graduação O programa Mais Educação sob o olhar dos pais: uma experiência na cidade de Monte Alegre-SE, Islâine Vieira Alves
2014, Qualificação de Mestrado Relacoes entre o desempenho escolar em leituras e a aprendizagem de Ciencias: um estudo piloto com alunos do Ensino Fundamental brasileiro., GARDENIA VALERIA DE ANDRADE OLIVEIRA
2014, Monografia de Graduação os estímulos para práticas da leitura e da escrita através da literatura infantil,
2014, Qualificação de Mestrado IRMAOS GRIMM E KEI ISHIYAMA: UMA UNIAO PARA O LETRAMENTO, CRISTIANE MARGARETE DE JESUS
2014, Qualificação de Mestrado A PRODUCAO TEXTUAL DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE DOS TIPOS DE COERENCIA, SILVANA FARIA DORIA
2014, Qualificação de Mestrado TIRAROLANDO: Uma sequencia didatica por um ensino contextualizado de lingua portuguesa para 6º ano do ensino fundamental., ALISSON LUIZ DA CRUZ SILVA
2014, Qualificação de Mestrado A VALORIZACAO DA IMAGEM DO ORADOR NO DISCURSO COMO PRESSUPOSTO PARA A CONSOLIDACAO DO ETHOS DISCURSIVO, MARIA ANGELICA DE AMORIM CORREIA
2014, Qualificação de Mestrado RETORICA E ARGUMENTACAO EM POSTAGENS AUTORAIS E COMENTARIOS DO FACEBOOK: PELO APRIMORAMENTO DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA EDRIANA DOS SANTOS ROCHA
2014, Qualificação de Mestrado A INTERTEXTUALIDADE, O GENERO LENDA E A PRODUCAO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL, JOSILDA BORGES MOURA
2014, Qualificação de Mestrado LEITURA E COMPREENSAO TEXTUAL NA REDE PUBLICA: UMA PROPOSTA PARA O 6º ANO A PARTIR DE JOGOS ON-LINE, LUCICLEIDE COSTA ROCHA
2014, Qualificação de Mestrado Ensino da Lingua Portuguesa na perspectiva da inclusao do aluno cego no ensino fundamental, MARLEIDE DOS SANTOS CUNHA
2014, Monografia de Graduação O ensino da língua portuguesa e abordagem do rotacismo em sala de aula, Flávio da Cunha Lima
2015, membro da Câmara Especial de Avaliação da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE,
2015, Dissertação de Mestrado "Ensino da Lingua Portuguesa na perspectiva da inclusao do aluno cego no nivel fundamental", MARLEIDE DOS SANTOS CUNHA
2015, Dissertação de Mestrado Ensino de Língua portuguesa na perspectiva da inclusão do aluno cego no nível fundamental., Marleide dos Santos Cunha
2015, Dissertação de Mestrado O ACORDO RETORICO E A CONSTRUCAO TEXTUAL DA PERSUASAO: O DISCURSO POLITICO, ISABELA MARILIA SANTANA
2015, Dissertação de Mestrado COMPETENCIA LEITORA DOS TEXTOS MULTIMODAIS: Interagindo com Objetos Digitais de Aprendizagem, SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS
2015, Dissertação de Mestrado A leitura de manchetes do jornal super popular no ensino fundamental, GILDETE CECILIA NERI SANTOS
2015, Dissertação de Mestrado Os efeitos de sentido das manchetes de jornais popularescos como incentivo a leitura de jornais, GILDETE CECILIA NERI SANTOS
2015, Dissertação de Mestrado A leitura da intertextualidade no gênero lenda, Josilda Borges Moura
2015, Dissertação de Mestrado A INTERTEXTUALIDADE, O GENERO LENDA E A PRODUCAO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL, JOSILDA BORGES MOURA
2015, Dissertação de Mestrado Coesão referencial e sequencial e seus efeitos de sentido: uma proposta de ensino, SILVANA FARIA DORIA
2015, Dissertação de Mestrado Letramento visual: trabalhando a fotografia documental no ambiente escolar., CYNTHIA CARLLA DE ALMEIDA ANDRADE
2016, Membro de comissão de estágio probatório da Dra. Simone de Lucena Ferreira,
2016, Dissertação de Mestrado Prática de retextualização a partir do gênero biografia no 8º e 9º anos da educação de jovens e adultos: da oralidade para a escrita, MARYLUCE CONCEIÇÃO BARROS SANTOS
2016, Membro de comissão de estágio probatório do Prof. Dr. Alfrâncio Ferreira Dias,
2016, Dissertação de Mestrado A crônica humorística como estratégia de aprendizagem a partir da perspectiva Interacionista Sociodiscursiva, CATIANA SANTOS CORREIA SANTANA
2016, Dissertação de Mestrado O GÊNERO CRÔNICA EM SALA DE AULA: ANÁLISE DOS MECANISMOS ENUNCIATIVOS, ANA CECILIA NASCIMENTO E SANTOS
2016, Membro de comissão de estágio probatório do prof. Dr. Carlos Alberto de Vasconcelos,
2016, O ensino de literatura de gêneros literários no contexto da sala de aula do 9° ano, Aline Matos de Amorim
2016, Qualificação de Mestrado Pratica de retextualizacao a partir do genero biografia no 8º e 9º anos da educacao de jovens e adultos: da oralidade para a escrita, MARYLUCE CONCEIÇÃO BARROS SANTOS
2016, Qualificação de Mestrado O GENERO CRONICA EM SALA DE AULA: ANALISE DOS MECANISMOS ENUNCIATIVOS NA PROMOCAO DE UMA COMPETENCIA TEXTUAL-DISCURSIVA, ANA CECILIA NASCIMENTO E SANTOS
2016, Qualificação de Mestrado A cronica humoristica como estrategia de aprendizagem, CATIANA SANTOS CORREIA SANTANA
2016, Qualificação de Mestrado O ensino de literatura de gêneros literário no contexto da sala de aula do 9º ano do Ensino Fundamental, Aline matos de amorim
2016, Dissertação de Mestrado A cronica humoristica como estrategia de aprendizagem a partir da perspectiva Interacionista Sociodiscursiva, CATIANA SANTOS CORREIA SANTANA
2016, Dissertação de Mestrado O GENERO CRONICA EM SALA DE AULA: ANALISE DOS MECANISMOS ENUNCIATIVOS, ANA CECILIA NASCIMENTO E SANTOS
2016, Dissertação de Mestrado Pratica de retextualizacao a partir do genero biografia no 8º e 9º anos da educacao de jovens e adultos: da oralidade para a escrita, MARYLUCE CONCEIÇÃO BARROS SANTOS
2017, Leitura de charges em uma perspectiva sociocognitiva discursiva de referenciação: o caso das anáforas indiretas, Pedro Amaral Sousa
2017, Retextualização do gênero entrevista: ressignificação da oralidade à escrita com discentes do 9º ano, Carla Magda da cunha Souza
2017, A leitura dos contos de fadas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo, SUZETE SILENE SOARES DIAS
2017, O manifesto como ação de linguagem: uma proposta de didatização do gênero para o trabalho em sala de aula, Evandro Oliveira Santos
2017, A compreensão leitora a partir do gênero cordel em sala de aula do oitavo ano do ensino fundamental, CLAUDIANE MARTINS DE SOUZA LOPES
2017, Qualificação de Mestrado A LEITURA DOS CONTOS DE FADAS NA PERSPECTIVA DO INTERACIONISMO
SOCIODISCURSIVO, SUZETE SILENE SOARES DIAS
2017, Qualificação de Mestrado O MANIFESTO COMO ACAO DE LINGUAGEM: UMA PROPOSTA DE DIDATIZACAO DO GENERO PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA, EVANDRO OLIVEIRA SANTOS
2017, Qualificação de Mestrado LEITURA DE CHARGES EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVA DISCURSIVA DE REFERENCIACAO: O CASO DAS ANAFORAS INDIRETAS, PEDRO AMARAL SOUSA
2018, A trajetória da matéria alfabetização no Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (1993-2007), PRISCILA DANTAS FERNANDES
2018, Referenciação intertextual: a construção do ponto de vista por meio do uso de formas referenciais, MARIA JOSÉ DOS SANTOS
2018, Dissertação de Mestrado A leitura dos contos de fadas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo, SUZETE SILENE SOARES DIAS
2018, Dissertação de Mestrado Contribuições do ISD para o ensino de leitura de gêneros literários no contexto da sala de aula do 9º ano do ensino fundamental, ALINE MATOS DE AMORIM
2018, Qualificação de Mestrado REFERENCIACAO INTERTEXTUAL:
a construcao do ponto de vista por meio do uso de formas referenciais, MARIA JOSÉ DOS SANTOS
2018, Qualificação de Mestrado REFERENCIAÇÃO INTERTEXTUAL: a coonstrução do ponto de vista por meio do uso de formas referenciais, Maria José dos Santos
2018, Qualificação de Doutorado A TRAJETORIA DA MATERIA ALFABETIZACAO NO DEPARTAMENTO DE EDUCACAO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
(1993-2007), PRISCILA DANTAS FERNANDES
2018, Qualificação de Doutorado A TRAJETÓRIA DA MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (1993-2007), PRISCILA DANTAS FERNANDES
2018, Dissertação de Mestrado RETEXTUALIZACAO NO GENERO ENTREVISTA:
RESSIGNIFICACAO DA ORALIDADE A ESCRITA COM DISCENTES DO 9º ANO
DO ENSINO FUNDAMENTAL, CARLA MAGDA DA CUNHA SOUSA
2018, Dissertação de Mestrado LEITURA DE CHARGES EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVA DISCURSIVA DE REFERENCIACAO: O CASO DAS ANAFORAS INDIRETAS, PEDRO AMARAL SOUSA
2018, Qualificação de Mestrado O GENERO MEME: UMA PROPOSTA DE LEITURA E PRODUCAO TEXTUAL PARA ATRIBUICAO DE SENTIDO AS MULTIPLAS SEMIOSES, MANOEL RODRIGUES DE ABREU MATOS
2018, Qualificação de Mestrado UMA (RE)LEITURA DE TEXTOS PUBLICITARIOS MULTIMODAIS EM OUTDOOR A PARTIR DA GRAMATICA DO DESIGN VISUAL, SEBASTIÃO ANDRADE CARREGOSA
2018, Qualificação de Mestrado O Diario de um banana: uma proposta para a leitura, CLAUDIA VIRGINIA FONTES SACRAMENTO
2018, Qualificação de Mestrado MEMORIAS LITERARIAS: UM OBJETO DE ENSINO DE LEITURA NA PERSPECTIVA DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO, VANUZIA VIEIRA DE ANDRADE
2018, Dissertação de Mestrado O MANIFESTO LITERARIO COMO ACAO DE LINGUAGEM: UMA PROPOSTA DE DIDATIZACAO DO GENERO PARA A LEITURA EM SALA DE AULA, EVANDRO OLIVEIRA SANTOS
2019, Dissertação de Mestrado MEMORIAS LITERARIAS: UM OBJETO DE ENSINO DA LEITURA NA PERSPECTIVA DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO, VANUZIA VIEIRA DE ANDRADE
2019, Dissertação de Mestrado A LEITURA DE TEXTOS LITERARIOS MULTIMODAIS A PARTIR DA INTERACAO COM O DIARIO DE UM BANANA, CLAUDIA VIRGINIA FONTES SACRAMENTO
2019, Qualificação de Mestrado IMAGENS DISCURSIVAS DE ATIVISTAS LGBT:PROCESSOS REFERENCIAIS E ESTRATEGIAS ARGUMENTATIVAS EM SUA CONSTRUCAO, SAMUEL DE SOUZA MATOS
2019, Qualificação de Mestrado ATOS DE REFERENCIACAO ANAFORICA NA CONSTRUCAO DE SENTIDOS EM TEXTOS INFANTIS, PATRÍCIA MATOS CORREIA
2019, Qualificação de Mestrado AS VOZES ALHEIAS EM CANCOES POPULARES SOB A PERSPECTIVA DISCURSIVA, HILDA ALVES DO NASCIMENTO ARAUJO
2020, Dissertação de Mestrado PRÁTICA DE REESCRITA DO GÊNERO FÁBULA COM ENFOQUE NO USO DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO, JULIANA FONTES DOS SANTOS NASCIMENTO
2020, Dissertação de Mestrado Gênero de texto crônica de humor: estratégias didático-metodológicas para o ensino de leitura em sala 18 de aula., EMELSON JOSÉ SILVA DOS SANTOS
2020, Qualificação de Mestrado O ensino da compreensao de textos informativos em ambientes virtuais de aprendizagem, MARIA JOSE BARRETO DE SANTANA
2020, Dissertação de Mestrado As vozes alheias em canções populares sob a perspectiva discursiva, HILDA ALVES DO NASCIMENTO ARAUJO
2020, Qualificação de Mestrado OS Tipos de Discursos em Crônicas de Carlos Drummond de Andrade Sob a Perspectiva Interacionista Sociodiscursiva, LUCIANA DA MOTA BRITO
2020, Qualificação de Mestrado A LEITURA DO DISCURSO HUMORISTICO EM TIRAS EM QUADRINHOS, EVERTON PEREIRA SANTOS
2020, Qualificação de Doutorado KD O PAI DESSA CRIANCA?!: UMA ABORDAGEM SOCIOLOGICA E COMUNICACIONAL DO DISCURSO DE ATORES SOCIAIS PAIS DE CRIANCAS COM SINDROME DE DOWN., JOAO PAULO LIMA CUNHA
2020, Dissertação de Mestrado UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRO-ECOLÓGICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ENGENHO DA PONTE, MARIO ANTONIO SANTANA DE OLIVEIRA
2020, Dissertação de Mestrado UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ENGENHO DA PONTE DO RECÔNCAVO BAIANO, ANTONIO SANTANA DE OLIVEIRA
2021, Tese Doutorado KD O PAI DESSA CRIANCA?!: UMA ABORDAGEM SOCIOLOGICA E COMUNICACIONAL DO DISCURSO DE ATORES SOCIAIS PAIS DE CRIANCAS COM SINDROME DE DOWN., JOAO PAULO LIMA CUNHA
2021, Dissertação de Mestrado O PROCESSO FONOLOGICO DA MONOTONGACAO NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADEMARIA SANTANA SALES SANTOS
2021, Dissertação de Mestrado PRÁTICA DE LEITURA E ANALÍSE DOS TIPOS DE DISCURSOS EM CRÔNICAS DE CARLOS DRUMONT DE ANDRADE À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO, LUCIANA DA MOTA BRITO
2021, Qualificação de Mestrado Entre o prescrito e o efetivamente praticado: um estudo das concepções docentes acerca da avaliação para as aprendizagens na alfabetização., Camilli de Castro Barros
2021, Dissertação de Mestrado PROPOSTA DE LEITURA DA CARNAVALIZACAO NOS CORDEIS SOBRE PEDRO MALASARTES, ROZILENE SILVA RODRIGUES
2021, Dissertação de Mestrado A LEITURA DA LINGUAGEM HUMORISTICA NAS TIRAS DE QUADRINHOS, EVERTON PEREIRA SANTOS
2021, Dissertação de Mestrado ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE UM MINICURSO PARA ALUNOS DO 5° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SISALEIRA DE VALENTE: LETRAMENTO E MULTILETRAMENTO DO PLANEJAMENTO À AÇÃO INTERVENTIVA, TANÍSIA FERREIRA NASCIMENTO
2021, Dissertação de Mestrado A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O CURRÍCULO EM MOVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL: RUPTURA E/OU CONTINUIDADE NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO?, Ana Kátia da Costa Silva
2021, Qualificação de Mestrado A Base Nacional Comum Curricular e o Currículo em Movimento do Distrito Federal: ruptura e/ou continuidade no ciclo de alfabetização?, Ana Kátia da Costa Silva
2021, Dissertação de Mestrado Entre o prescrito e o efetivamente praticado: um estudo das concepções docentes acerca da avaliação para as aprendizagens na alfabetização., Camilli de Castro Barros
2022, Monografia de Graduação A exploracao da pontuacao com enfase no conto Felicidade clandestina, ALICE MARIA SANTOS COSTA
2022, Monografia de Graduação
A compreensao do uso da pontuacao a partir da leitura do conto A pequena sereia de
Andersen
A compreensao do uso da pontuacao a partir da leitura do conto A pequena sereia de Andersen, THAYSSA VALDEANNE ALMEIDA SANTANA
2022, Dissertação de Mestrado PRÁTICAS DE LEITURA EM CONTOS DE LYGIA FAGUNDES TELES, RICARDO ARAUJO ALMEIDA SANTANA
2022, Qualificação de Mestrado Praticas de leitura e escrita por meio do genero digital Podcast, ELISANGELA OLIVEIRA ANDRADE
2022, Qualificação de Mestrado A compreensao da satira e da parodia nos esquetes da produtora de videos humoristicos Porta dos Fundos, MEIDIMERE COUTINHO DA SILVA NASCIMENTO
2022, Dissertação de Mestrado ANÁLISE DE CONSIGNAS EM MATERIAL DIDÁTICO PARA AULAS REMOTAS DE INGLÊS PARA CRIANÇAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA, LIVIA DE SOUSA LIMA
2023, Qualificação de Mestrado Formação e atuação do/a professor/a alfabetizador/a em Moçambique: narrativas e práticas a respeito do ensino da leitura e da escrita no 1º ciclo, Malua Mateus Adany
2023, Qualificação de Mestrado Relacoes dialogicas e epifania nas cronicas de Clarice Lispector, EDIJANE OLIVEIRA SANTOS
2023, Dissertação de Mestrado Práticas de leitura e escrita por meio do genero digital Podcast, ELISANGELA OLIVEIRA ANDRADE
2023, Monografia de Graduação Análise dialogica e etica dos discursos presentes na divulgacao do caso Klara Castanho, ERIKA ANDRADE DINIZ
2023, Dissertação de Mestrado A leitura critica dos esquetes do Porta dos Fundos sob o olhar da carnavalizacao, MEIDIMERE COUTINHO DA SILVA NASCIMENTO
2023, Qualificação de Doutorado A CONSTRUCAO DO ETHOS DA MULHER-MARAVILHA NUMA SOCIEDADE UTOPICA MATRIARCAL, GLICIA KELLINE SANTOS ANDRADE
2023, Qualificação de Mestrado A INFLUÊNCIA DO DISCURSO DO SEMANÁRIO O SEXO FEMININO (1873) NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E IMAGINÁRIO DA MULHER NO SÉCULO XIX, JENNIFER AZEVÊDO BARRETO
2023, Monografia de Graduação
O USO DOS GENEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDATICO
NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O USO DOS GENEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDATICONO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOSINICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, FLÁVIO DE JESUS SANTOS
2023, Dissertação de Mestrado Relacoes dialogicas e epifania nas cronicas de Clarice Lispector, EDIJANE OLIVEIRA SANTOS
2024, Qualificação de Mestrado COMPREENSAO ATIVA E RELACOES DIALOGICAS NA LEITURA DE POEMAS DA ESCRITORA JENYFFER NASCIMENTO, HUGO HUDSNEY SANTANA DE SOUZA
Quantidade de itens: 139
POS-DOUTORADO,
,
07/2016
,
06/2017
,
Quantidade de itens: 1
2010,Responsavel pela Organização de Evento, CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO CARVALHO, NACIONAL, Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento
2012,, Universidade Federal de Sergipe, NACIONAL,
2012,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal de Sergipe, NACIONAL, II Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento
2012,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal de Sergipe, NACIONAL, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
2013,Outra, Itabaiana, NÃO INFORMADO, Coordenador da Ativiade Cultural Contação de Histórias// IV Semana de Pedagogia.
2013,Membro da Comissões de Programa, Itabaiana, NACIONAL, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
2014,, UFS- Campus São Cristóvão, NACIONAL,
2014,, UFS - Campus Alberto de Carvalho, NACIONAL,
2014,, UFS - Campus Alberto de Carvalho, NACIONAL,
2014,, UFS - Campus Alberto de Carvalho, NACIONAL,
2014,, UFS - Campus Alberto de Carvalho, NACIONAL,
2014,Membro da Comissões Organizadora, Itabaiana, NACIONAL, III SENAL E I Seminário PNAIC - UFS
2017,Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Universidade Federal de Juiz de Fora, NÃO INFORMADO, Revista Práticas de Linguagem
2017,Responsavel pela Organização de Evento, Campus prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe, NACIONAL, Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas.
2018,Responsavel pela Organização de Evento, Campus prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe, INTERNACIONAL, II Congresso Internacional de Educação (CONEDUC-UFS), VII Encontro Nacional de Educação do Campo e Movimentos Sociais: escola da terra, VII Fórum Identidades e Alteridades, III Congresso Educação e Diversidade (CONED-UFS) e III Colóquio de Estudos Territo
2019,Consultor ad hoc de revista científica, Revista Trilhas Interativas online, NACIONAL, Revista Trilhas Interativas dossiê 2 (n.°18, vol. 9)
2020,Responsavel pela Organização de Evento, DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS / UFS, NACIONAL, on-line
2020,Consultor ad hoc de revista científica, Revista Textura http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/index, NACIONAL, Revista Textura on-line
2020,Assessoria/Consultoria, PIBIC São Cristovão, UFS., LOCAL, consultor(a) interno(a) do processo de avaliação de projetos de pesquisa da UFS
2020,Responsavel pela Organização de Evento, Auditório - DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS / UFS, NACIONAL, DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS / UFS -
2020,Responsavel pela Organização de Evento, UFS São Cristovão, NACIONAL, I Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos [e] VI Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento
2020,Conferencista Convidado, I CIESD on-line, NACIONAL, I Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos [e] VI Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento
2020,Consultor ad hoc de revista científica, Revista Signo. In: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo, NACIONAL, on-line
2020,Responsavel pela Organização de Evento, DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS / UFS . PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS / UFS . PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS - ITA / UFS, INTERNACIONAL, on-line
2021,Consultor ad hoc de revista científica, Revista Claraboia http://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/index, NACIONAL, Revista Claraboia on-line
2022,Responsavel pela Organização de Evento, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS - ITA / UFS, NACIONAL, on-line
2022,Consultor ad hoc de revista científica, Revista Eutomia on-line, NACIONAL, Revista Eutomia
2022,Consultor ad hoc de revista científica, Revista Diadorim - UFRJ, NACIONAL, Revista Diadorim
2022,Consultor ad hoc de revista científica, Revista Diadorim - UFRJ, NACIONAL, Revista Diadorim
2022,Consultor ad hoc de revista científica, https://periodicos-old.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle, NACIONAL, Revista Linguagem & Ensino do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas.
2022,Responsavel pela Organização de Evento, on-line, INTERNACIONAL, II CIESD (Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos)
2022,Responsavel pela Organização de Evento, on-line, NACIONAL, VII SENAL Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento
2022,Responsavel pela Organização de Evento, https://www.academia.edu/84148284/Anais_CIESD, NACIONAL, ANAIS: I CIESD e VI SENAL
2023,Consultor ad hoc de revista científica, http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista, NACIONAL, Revista Entrepalavras
2023,Consultor ad hoc de revista científica, https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras, NACIONAL, Revista Tabuleiro de Letras
2023,Membro da Comissões Organizadora, https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/announcement/view/445, NACIONAL, Chamada vol 39: Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica
Quantidade de itens: 36
Conselho de Centro, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão Examinadora para Processo Seletivo para Admissão de Professor/a Adjunto/a, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão de Estágio Probatório da Profa. Isa Regina Santos dos Anjos, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão Eleitoral do Departamento de Educação, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão Examinadora para Processo Seletivo para Admissão de Professor/a Adjunto/a, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Colegiado do Departamento de Educação do Campus Alberto Carvalho, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão de Estagio Probatório da Profa. Dra. Simone de Lucena Ferreira, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão de Estagio Probatório do Prof. Dr. Carlos Alberto de Vasconcelos, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão de Estagio Probatório do Prof. Dr. Alfrâncio Ferreira Dias, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão de Estagio Probatório do Prof. João Paulo Gama Oliveira, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão de Estagio Probatório da Profa. Roselusia Teresa de Morais Oliveira, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Colegiado do Departamento de Graduação em Letras/Itabaiana., Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Colegiado do Departamento de Graduação em Letras/Itabaiana., Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
MEMBRO DO COLEGIADO DO DEPARTAMENTO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão de Horário, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
MEMBROS DO NDE, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão de Horário, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão do Trabalho de Conclusão de Curso do Departamento de Graduação em Letras/Itabaiana., Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão do Trabalho de Conclusão de Curso do Departamento de Graduação em Letras/Itabaiana., Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Colegiado do curso de letras/português do departamento de letras vernáculas, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
membro do Colegiado do Departamento de Graduação em Letras/Itabaiana., Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão de Horário, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Núcleo Docente Estruturante (NDE) do DLI., Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PROLETRASI /CAMPUSITA, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Pós-Graduação Profissional em Letras do Campus Universitário "Prof. Alberto Carvalho" - PROLETRASI/POSGRAP/CAMPUSITA., Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Quantidade de itens: 26
Mestrado, EVERTON PEREIRA SANTOS, 03/2019
- ,
Concluída em 10/2020
Mestrado, VANUZIA VIEIRA DE ANDRADE, 03/2017
- ,
Concluída em 07/2018
Mestrado, CLAUDIA VIRGINIA FONTES SACRAMENTO, 03/2017
- ,
Concluída em 07/2018