Apresentação

Com a sua aprovação pela CAPES em 2008, o Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) foi criado com a proposta de buscar a aproximação dos professores à base teórica dos estudos e pesquisas nestas áreas, proporcionar reflexões fundamentais sobre as perspectivas das diferentes linhas de pesquisa prioritárias na atualidade e incentivar trabalhos que permitam avançar na compreensão dos problemas relacionados com a aprendizagem e a divulgação científica. Com isso, esse Mestrado se propõe a fornecer uma importante contribuição para a construção de um suporte teórico-metodológico que terá como fruto uma maior consistência política, pedagógica e científica para a apreensão dos problemas que perpassam o ensino.

O espectro das pesquisas desenvolvidas neste  Programa abarca desde aquelas que tratam da gênese do conhecimento das ciências e da matemática, dos objetivos da educação científica, da relação entre o ensino e a aprendizagem, da relação das ciências com as questões sócio culturais, da relação com os saberes científicos e cotidianos, da ciência e a técnica como cultura e força produtiva, até aquelas que busquem o desenvolvimento de propostas curriculares, de didáticas específicas ou de forma de avaliação dos processos escolares.

Assim, de forma diferente dos programas desenvolvidos no âmbito das faculdades de Educação, a existência de uma dimensão interdisciplinar entre as diferentes unidades permitirá privilegiar os aspectos mais específicos da própria natureza da Biologia, da Física, da Química e da Matemática, sejam eles históricos epistemológicos ou do conteúdo específico dessas ciências.

O objetivo geral é a continuidade da formação de professores, educadores e pesquisadores capazes de entender e investigar a produção da ciência e suas formas de socialização através da apropriação produtiva do conhecimento científico e tecnológico pelo educando, dinâmica social da ciência e da tecnologia e a contextualização do seu ensino.

O Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática  busca a aproximação dos professores à base teórica dos estudos e pesquisas nestas áreas, proporcionar reflexões fundamentais sobre as perspectivas das diferentes linhas de pesquisa prioritárias na atualidade e incentivar os trabalhos que permitam avançar na compreensão dos problemas relacionados com a aprendizagem e a divulgação científica. Com isso, esse Mestrado fornece uma importante contribuição para a construção de um suporte teórico-metodológico que terá como fruto uma maior consistência política, pedagógica e científica à apreensão dos problemas que perpassam o Ensino.

O NPGECIMA já está desenvolvendo o projeto “Saber matemático escolar: construção e transformação”, que foi submetido e aprovado no edital PROCAD - Novas Fronteiras de 2009, que terá sua finalização em abril de 2013. No ano de 2010 aprovamos o edital de doutorado inter-intitucional da CAPES – DINTER-NF numa parceria com a Universidade Banderantes de SP- UNIBAN, abrimos vagas para 10 professores da UFS assim dividido: matriculados 4 docentes-doutorando- Campus Itabaiana ,  4 docentes-doutorando do Campus São Cristóvão e 2 docentes-doutorando do Instituto Federal de Sergipe, o curso de doutorado DINTER-NF foi implantado em 2011 e estamos em pleno desenvolvimento em 2012. Tivemos também no ano 2010 a especialização Escola e Comunidade , abrindo vagas para 80 professores do ensino básico I e II e ensino Médio e diretores das escolas publicas, formamos 59 dos 80 matriculados, portanto, a especialização teve  68 certificados emitidos nesse mesmo ano. Dessa forma, esse Núcleo representa uma pós-graduação em pleno funcionamento, possibilitando importantes contribuições acadêmicas/científicas para o Estado de Sergipe. Temos 14 mestrados defendidos no período de 2010 á 2012. Temos        23  mestrandos qualificados no período de 2010 á 2012. No momento estamos com 75 alunos matriculados.

É importante salientar que por meio do PROCAD foi viabilizada a cooperação acadêmica desta Pós-Graduação com a Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (Nota 5 CAPES) e a Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, (Nota 4 CAPES). Também, por meio de interações com universidades de Portugal, França e Uruguai e está se estabelecendo nesse Núcleo fortes vínculos de colaboração em pesquisas.

Os atuais projetos em desenvolvimento no NPGECIMA abordam novos tópicos de pesquisa e possibilitam a criação de condições estimulantes à associação de projetos que incrementem a formação de profissionais docentes. Tal integração coloca ainda o programa em sintonia com as demandas atuais, na perspectiva de buscar estratégias para minimizar os problemas advindos da dimensão do ensino de ciência e matemática.

A articulação dos projetos em desenvolvimento, além de auxiliar no aprimoramento dos profissionais de ensino do Estado de Sergipe, poderá possibilitar a melhoria de programas de políticas educacionais estaduais e municipais, relacionados com a formação de professores de ciências e matemática.

Esta proposta se inscreve num cenário de um conjunto de necessidades que fazem parte da rotina dos núcleos de pós-graduação em todo o Brasil. Assim, esse Núcleo busca alternativas para oportunizar o acesso à formação em nível de excelência a jovens que querem estudar, mas que não podem porque precisam trabalhar. Busca também a formação de recursos humanos de qualidade para o trabalho em ensino e pesquisa nas diferentes interfaces, através de trabalhos direcionados aos níveis de ensino envolvidos nas investigações, que vão desde o ensino fundamental até os estudos voltados para a própria pós-graduação.

Finalmente, mas não menos importante está o interesse e o compromisso em promover e incentivar nos professores e pesquisadores uma leitura crítica dos trabalhos que vêem sendo desenvolvidos na atualidade. Dessa forma, levar ao aprofundamento dos estudos que tenham como ponto de referência a realidade sociocultural e seus fundamentos histórico-filosóficos, pedagógicos e científicos, visando a proposições alternativas para a melhoria da qualidade do ensino no contexto sociocultural de abrangência de sua área de conhecimento, sem perder de vista as conexões entre o local e o global.

 

SECRETARIA: Informações: FLÁVIO OIAMARÉ DA SILVA 

EMAIL:flaviooiamare@uol.com.br

FONE: (079) 9910001471

 


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Coordenação do Programa

  • - EDSON JOSE WARTHA

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