Notícias

Banca de DEFESA: GRAZIELE PEREIRA DE AMORIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRAZIELE PEREIRA DE AMORIM
DATA: 26/01/2017
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 02 do Polo de Pós-Graduação da UFS
TÍTULO: Efeito gastroprotetor do óleo essencial da Croton argyrophyllus Kunth e mecanismos de ação farmacológicos em camundongos e lagomorfos.
PALAVRAS-CHAVES: Úlcera gástrica; gastroproteção; antiúlcera, Euphorbiaceae.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO:

A espécie Croton argyrophyllus Kunth é um arbusto que cresce abundantemente na região nordeste do Brasil e apresenta óleo essencial, composto por terpenos, flavonóides e alcaloides que possui efeitos medicinais para os seres humanos já comprovados por estudos anteriores, como atividade anti-inflamatória, antioxidante antiulcerosa e analgésica. Entretanto a ação gastroprotetora do óleo essencial (OE) dessa espécie ainda não foi estudada; sendo assim, o presente estudo investigou a ação gastroprotetora do OE da C. argyrophyllus (1, 3 e 10 mg/kg, v.o.) e os mecanismos subjacentes a este efeito gastroprotetor em úlcera aguda induzida por etanol acidificado em camundongos e lagomorfos. Adicionalmente, investigou-se a capacidade deste OE (1, 3, 100 µg/mL) em inibir a atividade da bomba de K+,H+-ATPase. O OE da C. argyrophyllus (1, 3 e 10 mg/kg) produziu gastroproteção dose-dependente, reduzindo (P<0,001) as áreas total e relativa da lesão no modelo de úlcera induzida por etanol acidificado. A resposta gastroprotetora causada pelo OE (3 mg/kg) foi significativamente atenuada (P<0,001) pelo tratamento intraperitoneal dos camundongos com ioimbina, N-etilmaleimida (NEM), glibenclamida e indometacina. A resposta gastroprotetora do OE (3 mg/kg) foi também revertida (P< 0,01) pelo pré-tratamento intraperitoneal dos camundongos com Nw-nitro-L-arginina cloridrato do éster metílico (L-NAME). O OE das folhas de C. argyrophyllus (10, 30 e 100 µg/mL) foi capaz de inibir de forma concentração dependente a atividade da bomba de prótons (K+,H+-ATPase) em 37,0%, 80,5% e 76,8%, respectivamente (P<0,01), quando utilizou-se microssomas da mucosa gástrica de coelho. Coletivamente, os resultados demonstram que o OE da C. argyrophyllus possui atividade gastroprotetora e antissecretória. Os resultados encontrados demonstram que o óleo essencial da Croton argyrophyllus possui atividade gastroprotetora e capacidade de inibir a atividade da bomba de prótons.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1763997 - JOSE RONALDO DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARGARETE ZANARDO GOMES
Presidente - 1547944 - SARA MARIA THOMAZZI
Notícia cadastrada em: 13/01/2017 07:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r10803-399c5c35c