Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR ULISSES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR ULISSES DE MELO
DATA: 21/08/2013
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: "Efeitos agudos do exercício resistido moderado em parâmetros cardiovasculares e expressão de fos em áreas centrais de ratos"
PALAVRAS-CHAVES: Exercício resistido, Hipotensão pós-exercício, Controle autonômico cardiovascular.
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO:

Efeitos agudos do exercício resistido moderado em parâmetros cardiovasculares e expressãode Fos em áreas centrais de ratos. Vitor Ulisses de Melo, São Cristóvão, 2013. Sessão única de exercício aeróbico promove hipotensão pós-exercício (HPE) devido àredução da resistência vascular periférica e débito cardíaco. Para frequência cardíaca, aliteratura apresenta resultados controversos com aumento ou redução. Exercício resistidomoderado (ERM) é um importante componente de programas de exercício físico e tem sidoutilizado como terapêutica não-farmacológica para diversas doenças, no entanto os efeitosdeste tipo de exercício sobre a pressão arterial não estão totalmente esclarecidos. Destaforma, hipotetizamos que o ERM causa HPE com redução da modulação simpáticacardiovascular similarmente ao encontrado no exercício aeróbico. Com isso, avaliamos oefeito do ERM na pressão arterial (PA) e balanço autonômico cardiovascular. Os ratosrealizaram o ERM em aparelho de agachamento, enquanto o grupo controle foi submetido aexercício fictício (sem resistência). Após o treinamento, a PA e o intervalo de pulso (IP)foram registrados. A variabilidade da PA, IP e sensibilidade do barorreflexo (SBR) foramanalisadas. Entre 60 e 90 minutos após o ERM, a pressão arterial média (MAP) reduziu nosanimais exercitados. No mesmo momento houve redução de LFsys e aumento da SBR. Arazão LF/HF e frequência cardíaca mantiveram-se acima dos níveis basais até 75 minutosnos animais submetidos ao ERM. Deste modo, concluímos que sessão única de ERMpromove resposta depressora em PA sistólica, diastólica e media devido a diminuição damodulação simpática vascular. Além disso, houve resposta taquicárdica sustentada até ~90minutos após o exercício.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1656787 - JOSIMARI MELO DE SANTANA
Externo ao Programa - 1546651 - MARCOS BEZERRA DE ALMEIDA
Interno - 1694364 - SANDRA LAUTON SANTOS
Notícia cadastrada em: 05/08/2013 12:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r10803-399c5c35c