Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LÚCIA PEREIRA SILVA LIMA

DISCENTE: MARIA LÚCIA PEREIRA SILVA LIMA
DATA: 01/09/2023
LOCAL: Sala de vídeoconferência do 3º andar didática VII
TÍTULO: COMUNIDADE QUILOMBOLA DO OITEIRO EM PENEDO/ALAGOAS: DINÂMICAS E MEMÓRIAS NESSE TERRITÓRIO TRADICIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Dinâmicas, Memórias, Resistência
ÁREA: Antropologia

O objeto de estudo desta dissertação se funda no olhar sobre as dinâmicas e memórias da Comunidade remanescente Quilombola do Oiteiro - um chão urbano construído a partir do agrupamento de negros refugiados em Penedo. Nele se encontra um passado permeado de sofrimentos, lutas, desafios, mas também de resistência e avivamento da ancestralidade africana. O objetivo é apresentar um recorte etnográfico que represente trechos da vida do negro no chão do Penedo, sobretudo, a percepção das dinâmicas e memórias na comunidade aqui citada. Os poucos registros achados escritos, os relatos, objetos museológicos, fotografias, descrição de rituais, funcionaram como informações principais para representar e compreender as dinâmicas e memórias do território em questão. No princípio do seu processo de colonização, o torrão penedense foi evidenciado como um dos mais populosos centros de negros, na região alagoana. Nesse sentido, a dissertação em curso, traz aspectos relevantes como: um recorte da historicidade e trajetória do negro em Penedo/Al, destacando os negros Malês que tiveram grande influência nos primórdios da construção desse território, a Irmandade dos negros, a construção e desconstrução da identidade negra em terras do Penedo/Alagoas a partir da escravização e a Comunidade Remanescente Quilombola do Oiteiro enquanto lugar que rememora e resiste à ancestralidade africana. O caminho para a construção dessa Dissertação foi trilhado por meio de um breve estudo teórico e a etnografia realizada durante todo o percurso vivenciado no campo de pesquisa. A relevância desse estudo se expressa na aprendizagem conquistada por meio da visão da história dos negros em Penedo, mas especificamente, nas descobertas ocorridas dentro do território tradicional nomeado como Comunidade Quilombola do Oiteiro.

Interno - 027.020.824-08 - LEONARDO LEAL ESTEVES
Interno - 1362715 - LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE SOUZA CORREIA
Interno - 1208439 - ROBERTO CUNHA ALVES DE LIMA
Presidente - 1121344 - ULISSES NEVES RAFAEL