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Descrição |
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TAÍS CRISTINA SAMORA DE FIGUEIREDO
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EM NOME DOS PROFESSORES? INSERÇÃO PROFISSIONAL E CARREIRAS POLÍTICAS
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Orientador : ERNESTO SEIDL
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Data: 26/11/2012
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Dissertação
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Esta dissertação estuda as modalidades de carreira política de professores no estado de Sergipe (Brasil). O objetivo principal foi analisar os itinerários dos políticos eleitos por Sergipe, que se definiram como professores nas eleições legislativas do ano de 2010, e nas eleições para Câmara de Vereadores da Capital do Estado, Aracaju, no ano de 2008. O grupo estudado é composto por sete políticos (1 deputado federal, 4 deputados estaduais e 2 vereadores). Dentre as metodologias, foi priorizada a observação direta, com usos de entrevistas com os políticos e assessores e o levantamento de dados eleitorais. Também foi dada ênfase às formas de atuação e a representação política dos deputados e vereadores. No primeiro capítulo, abordo a profissionalização docente e sua relação com a política, também apresento dados sobre a ocupação dos professores nas prefeituras e nas câmaras municipais de Sergipe. No segundo capítulo, analiso como a profissão é usada para a entrada na política, ressaltando as formas de atuação no magistério e na política. No terceiro capítulo, trato da atuação parlamentar, observando como eles dizem representar vários interesses.
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EDUARDO LOPES TELES
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O OFÍCIO DE BARBEIRO: MEMÓRIA, TRADIÇÕES E MODERNIDADES
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Orientador : FRANK NILTON MARCON
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Data: 20/11/2012
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Dissertação
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Esta dissertação tem como tema parte da história dos artífices barbeiros que atuam no Bairro Centro, em Aracaju. A análise, que compreende o período entre a década de 1940 e os dias atuais, visa mostrar como se dá a passagem da ordem masculina e dos ofícios(representada pelos barbeiros) para a ordem unissex e das profissões(representada pelos cabelereiros). Através da observação de campo e das entrevistas gravadas em História Oral são feitas considerações sobre oque significa o discurso de crise no âmbito do trabalho e a idealização do passado por parte dos barbeiros, relacionadas por eles ao tema da modernização da cidade. A crise dos barbeiros é motivada pela crise da Dominação simbólica masculina, como é chamada por Pierre Bourdieu ( 1999), e pela situação atual do mundo do trabalho caracterizada pela precariedade do emprego e das relações trabalhistas e pelo desemprego(CASTEL,1998; AUED, 1999; SENNETT;2009).
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ISA VANNY DA SILVA FARIAS
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O RITUAL DE OFERENDA NA UMBANDA E O CULTO A NATUREZA
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Orientador : HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI
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Data: 20/11/2012
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Dissertação
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Esta pesquisa aborda a discussão da prática do ritual da oferenda utilizada pela religião umbandista e realizada em um centro espiritual da cidade de Aracaju. O trabalho passa pelas discussões acerca do simbolismo presente no ato de se ofertar orixás e guias espirituais, buscando uma observação que respeite os preceitos das teorias acerca do mito, do rito e do simbolismo, bem como de organizar esta observação do ponto de vista da interpretação das culturas defendidas por Clifford Geertz e da performance abordada por Victor Turner e Richard Schechner. Para tanto, o presente trabalho passa ainda pela discussão do sagrado no território durante este rito, bem como pela relação do homem com a natureza em seus demais ritos sagrados. Esta abordagem sobre o território vai além de sua concepção e definição física, pois, lida ainda com o processo identitário do umbandista. O terreno, espaço de culto, é de demasiada importância na pratica de ofertar os deuses, pela ótica desta religião supracitada. Assim, simbolizar é algo que vai além do comportamento considerado “ primitivo”. Com uma abordagem não analítica, o símbolo é considerado pelos atuais estudiosos, como um modo autônomo de conhecimento e deste modo é considerado no texto. Utilizando os preceitos da comunicação visual e da semiótica e também da imagem fotográfica como ferramenta de pesquisa, busca-se uma possibilidade de codificar estes objetos no sentido de seu entendimento como linguagem, pois, o processo de significar através de alimentos objetos, objetos estes aparentemente vulgares, contém possibilidades de diálogo entre estes devotos e a sociedade geral. Assim deixar à mostra o resultado de sua oração (a oferenda), é visto como algo capaz de comunicar muito além da análise discursiva/lógica da escrita e da oralidade.
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LIDIA MARCELLE ARNAUD AIRES
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GESTANDO AFETOS, CONCEBENDO FAMÍLIAS: REFLEXÕES SOBRE MATERNIDADE LESBICA E REPRODUÇÃO ASSISTIDA EM ARACAJU-SE
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Orientador : CHRISTINE JACQUET
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Data: 16/10/2012
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Dissertação
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Ao longo das últimas décadas a diversidade de arranjos familiares tem se tornado cada vez mais visível, eclipsando a ideia de um modelo único e imutável de família. Entre as que compõem tal diversidade estão as famílias formadas por casais de gays e lésbicas, que se utilizam de diferentes estratégias para superar a interdição de filhos/as que a simetria do aparato biológico lhes impõe. Umas das estratégias utilizadas por esses casais são as técnicas de reprodução assistida. Neste contexto, a família homoparental originada a partir de um par de lésbico nos incita a pensar sobre a intensa valorização da maternidade biológica como um componente importante para a construção da identidade feminina. Percebe-se que também para as lésbicas o desejo de ser mãe permanece como uma característica definidora do que é ser mulher. No entanto, devido à orientação sexual do casal, este desejo e a realização do mesmo são experimentados junto com algumas questões que não se aplicam aos casais heterossexuais. O presente trabalho resulta de algumas reflexões sobre a parentalidade em famílias formadas por lésbicas cujos/as filhos/as foram gerados a partir de técnicas de reprodução assistida, na cidade de Aracaju (Sergipe). Assim sendo, busco entender quais os mecanismos utilizados para a construção da maternidade e em que medida esta se distingue daquela experimentada por um casal heterossexual. Além dos vínculos consanguíneos, outros são construídos e valorizados com vistas a cimentar a relação de parentescos entre as mães e a criança, demonstrando que não apenas as substâncias corporais são os ingredientes para a construção do parentesco e da família.
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IZABEL CRISTINA FERREIRA RODRIGUES
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“OS PASSOS DA FÉ: UM OLHAR ETNOGRÁFICO SOBRE A PEREGRINAÇÃO A DIVINA PASTORA.”
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Orientador : JONATAS SILVA MENESES
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Data: 15/10/2012
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Dissertação
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Esta dissertação tem como tema central o estudo sobre a peregrinação à Divina Pastora, município do Estado de Sergipe. A problemática aborda o esforço feito pelos peregrinos, ao fazerem tal percurso, enfrentando as adversidades da caminhada de nove quilômetros. O principal objetivo foi realizar um estudo antropológico desse ritual religioso, sob a perspectiva das relações entre o peregrino e a divindade, que se consolida a partir do pagamento de promessas em agradecimento às graças obtidas, que, na maioria das vezes, estão relacionadas às curas milagrosas. Iniciamos o trabalho fazendo uma abordagem histórica, analisando o contexto em que a peregrinação foi criada no Estado de Sergipe e a maneira como a tradição se recria ano após ano. Demos ênfase à literatura sobre peregrinações e documentos históricos, inclusive os livros tombos da igreja da cidade de Divina Pastora e da Cúria Metropolitana de Aracaju. Através de dados etnográficos, buscamos identificar o universo da peregrinação sob o ponto de vista do peregrino, analisando o seu perfil sociocultural e as suas razões para peregrinar. A ideia central foi compreender os motivos que levam os peregrinos ao Santuário de Divina Pastora.
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RODRIGO REIS LEITE
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ARTE E RELIGIÃO: UM ESTUDO DOS ASPECTOS ESTÉTICOS E RELIGIOSOS DOS EX-VOTOS
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Orientador : JONATAS SILVA MENESES
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Data: 15/10/2012
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Dissertação
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Como um tipo de testemunho religioso e público de gratidão, os ex-votos são objetos de oferta e agradecimento por uma graça obtida por intermédio de uma divindade. Eles pertencem ao culto católico popular e cumprem função simbólica de superação das dificuldades por meio do compromisso firmado entre um indivíduo e o seu santo de devoção. Isso põe em relevo a importância dessa prática como elemento canalizador de forças religiosas impulsionadas pela fé e de sentimento de proximidade entre os participantes. A partir desses aspectos procurou-se abordar nesses objetos seus elementos estéticos subjacentes, levando em consideração os contextos originais onde os ex-votos surgiram e adquiriram seu significado religioso e buscando ilustrar sua importância como objetos que apresentam uma ação estética e criativa. Nesse contexto, a prática dos ex-votos funciona como uma ação simbólica que recoloca um tipo de conhecimento no caminho que liga sociedade, estética, espiritualidade e o sentimento societário. Em cada ex-voto há sempre um conjunto de valores subjetivos, uma performance que se realiza no corpo e através do corpo. São exemplos de como cada grupo social constrói a sua ideia de corpo e representação dentro da cultura e da religiosidade popular por meio de uma ação estética muitas vezes não intencional.
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ELZA GUIMARÃES ANDRADE
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Entre o Risco e o ponto: o intangível consumido
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Orientador : GILSON RAMBELLI
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Data: 10/09/2012
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Dissertação
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O presente trabalho apresenta uma investigação antropológica sobre a “renda irlandesa”- artesanato sergipano que teve seu modo de fazer registrado como Patrimônio cultural Imaterial nacional, no Livro de Registro dos Saberes, em novembro de 2008- abordando novas instruções de produção, comercialização e uso, advindas de sua interação com o mercado de moda. A pesquisa privilegia uma nova abordagem que tende a tratar o consumo como questão de cultura, analisando o advento das novas atitudes assumidas pelas artesãs no “saber fazer” renda irlandesa, em meio às demandas do mercado de moda ligadas ao vestuário feminino, que prevêem a potencialidade do uso de motivos artesanais na formulação de vestimentas. Evidencia os processos de herança cultural exercidos pelas artesãs em seu saber fazer e que configuram a patrimonialidade do artesanato, destacando seu papel enquanto fonte complementar de ganho para as protagonistas da pátria. Por fim, discute os novos mecanismos de representação assumidos pelos agentes sociais a partir do consumo simbólico da patrimonialidade.
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JONAS JOSÉ DE MATOS NETO
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CONCEPÇÕES E PRÁTICAS POLÍTICAS NO MUNICÍPIO DE PÃO DE ACUÇAR-AL
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Orientador : WILSON JOSE FERREIRA DE OLIVEIRA
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Data: 17/08/2012
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Dissertação
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O objetivo basilar desta dissertação é estudar as concepções e práticas políticas no município de pão de açúcar, cidade localizada no sertão de Estado de Alagoas, a partir de1952 até 2012, através da análise das representações sobre a s ações políticas desenvolvidas por Elísio Maia, figura atuante por mais de 40 anos na localidade e que continua muito presente na memória da população. Para tal estudo utilizarei a análise de jornais, revistas e o depoimento oral produzido a partir de cerca de cinquenta entrevistas com moradores e políticos do município, e também focalizei ao longo da pesquisa etnográfica o tratamento dado a política pelos atores sociais, a partir do conjunto de práticas e valores vividos nas relações cotidianas, uma vez que a maneira como a população “ experimenta” a política está m consonância com as praticas cotidianas, nas relações menos públicas.
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FELIPE SILVA ARAUJO
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FAZERES ANTROPOLOGICOS E DISCUSSOS NO NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE PSICOATIVOS (NEIP): ANTIPROIBICIONISMO E RESSIGNIFICAÇÕES DO USO DE DROGAS
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Orientador : FRANK NILTON MARCON
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Data: 23/07/2012
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Dissertação
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As práticas sociais com substâncias que alteram a percepção estão ganhando uma atenção crescente dentro das humanidades. Esse pressuposto nos conduziu a observar descritivamente um grupo de pesquisadores que propõe e representa justamente o aprofundamento dessa relação entre as humanidades e conhecimentos sobre uso de “drogas”. Esse grupo, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre psicoativos (NEIP), do qual sou membro desde 2011, foi criado em 2001 e tem o ponto mais forte de sua constante articulação política no fato de ser uma rede virtual de contato, que não oferece restrições de espaço e língua, agregando pesquisadores do mundo inteiro. Um site. Essa instituição é, na verdade, uma constelação de instituições, cujos pesquisadores, mesmo em diferentes ciências, atuam em uma área comum: drogas e sociedade. Esse estudo focaliza a atuação deste espaço, especialmente em relação a fazeres antropológicos sobre os usos rituais de uma bebida psicoativa muito conhecida como ayahuasca. Buscamos construir um plano descritivo da formação da ideia de não proibição das drogas, que está presente tanto na área da antropologia como atravessa por inteiro os interesses de todos os associados ao grupo.
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EVAL CRUZ
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SACERDOTISA EM LARANJEIRAS/SE: TRAJETÓRIA E RECURSOS NA OCUPAÇÃO DE UM ESPAÇO DE PODER E DOMINAÇÃO
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Orientador : HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI
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Data: 09/07/2012
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Dissertação
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Este trabalho analisa a trajetória e os recursos mobilizados pela atual “Alôxa” do terreiro “ Irmandade Santa Barbara Virgem” na cidade de Laranjeiras, no estado de Sergipe, para a ocupação deste espaço de poder. O estudo versa sobre as condições de constituição desta agente como sacerdotisa, a partir de uma perspectiva bourdieusiana de análise. Deste modo, além da averiguação do contexto histórico que possibilitou a configuração de Laranjeiras como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de um campo religioso afrodescendente, avalia-se os capitais simbólico, social e escolar utilizados pela agente. Para este fim, além de uma revisão bibliográfica, utiliza-se como principais expedientes a pesquisa etnográfica, a construção de um diário de campo, a aplicação de um roteiro de entrevista e algumas “conversas informais” com participantes da “irmandade”. Se, por um lado, é possível constatar que, segundo a lógica da casa de culto, uma sacerdotisa é escolhida por “ vontade dos orixás”, por outro lado,verifica-se que o alcance do comando do grupo se dá após um período de disputa, juntamente com outros agentes. Ademais, observa-se a preparação da “Alôxa” se articulou a um longo processo de aprendizagem das funções de liderança, uma herança estabelecida através da vivência com a sua mãe, também “sacerdotisa”, e da incorporação de um capital religioso a partir da participação nos cultos e festejos.
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VANDERSON DE GOIS SANTOS
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"Lugar de mulher é na política: recrutamento e carreiras políticas em Sergipe."
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Orientador : ERNESTO SEIDL
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Data: 29/06/2012
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Dissertação
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A preocupação analítica central situou-se, em termos mais gerais, no estudo das relações entre participação política e recursos sócio-culturais acionados de acordo com as lógicas subjacentes ao jogo político; e, num nível mais específico, interessou à investigação a reconstituição dos elementos simbólicos presentes no que estamos chamando aqui de simbologia da representação política feminina, constituída pela presença da participação das mulheres em atividades político-partidárias no legislativo estadual em Sergipe. Para tanto, analisou-se mais detidamente o universo político construído em torno das atividades de Goretti Reis (DEM) e as principais concepções que regem esse cotidiano de ações.
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MATEUS ANTONIO DE ALMEIDA NETO
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JUVENTUDES E ESTILOS DE VIDA: SOCIABILIDADE NO BAIRRO SIQUEIRA CAMPOS
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Orientador : FRANK NILTON MARCON
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Data: 06/06/2012
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Dissertação
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Localizado na zona Oeste da cidade de Aracaju, Estado de Sergipe, Brasil, porta de entrada e saída da capital, o Aribé como também é conhecido o eclético Bairro Siqueira Campos, já foi considerado em décadas passadas uma área insalubre, de criminalidade e prostituição. Ao longo da década de oitenta do século vinte, o Siqueira Campos passou a ser o maior bairro, em termos populacionais, da cidade de Aracaju. Além de um bairro residencial, as praticas que ai se estabeleciam, paulatinamente foram cedendo espaço para ampla atividade comercial e lazer, no qual determinados estilos de vidas são praticados através do consumo e da circulação de bens culturais específicos, que se dão por meio da socialização de modos de vidas distintos. Esta dissertação objetica analisar os processos de identificação e diferenciação realizadas pelas populações juvenis nos usos dos lugares de lazer e sociabilidades no Bairro Siqueira Campos, a partir de construtos de estilos de vida associados á musica, o que implica a investigação sobre a praticas e os consumos de determinados bens ligados às culturas juvenis. Para tal, a investigação segue a estudar quatro grupos juvenis de maior reconhecimento no bairro e que auto- identificam como “galera do rock”, do “reggae”, do “hip hop” e “pagodeiros”.
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LÚCIA MARIA PEREIRA
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ÍCONES DE CURA E FÉ: os ex-votos da Igreja Senhor dos Passos em São Cristóvão, um discurso sobre a doença.
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Orientador : JONATAS SILVA MENESES
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Data: 01/06/2012
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Dissertação
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Essa dissertação de mestrado é um estudo etnográfico de ex-votos de São Cristovão- palavras e coisas- depositados pelos romeiros devotos do Senhor dos Passos como forma de pagamento de promessa por curas alcançadas ou desejadas. Apresento a procissão onde analiso os elementos constituídos do rito de Passos e em particular a crença e a cura. A procissão é compreendida como rito ascético a partir da concepção durkheimeana de crenças, ritos e representação e os objetos sagrados- os ex-votos e os bilhetes- são abordados como signos de cura/fé e classificados como ícones, índices e símbolos segundo a semiótica peirceana. Esta perspectiva permitiu ler, ver e ouvir os enunciados sobre doença a partir do doente- o discurso sobre a doença – um itinerário etiológico proposto por Laplantine, que ajudou a identificar as diferentes respostas para o “porquê” da doença entre os romeiros através de suas falas identificando seus múltiplos sentidos. A visão abrangente e totalizante da doença caracteriza essas praticas de cura mágico-religiosa como uma posição marginal à medicina cientifica oficial, individualizada e focada na terapêutica medicamentosa e cirúrgica.
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FERNANDA REIS DE CARVALHO
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PADRASTOS: REFLEXÕES SOBRE O SEU PAPEL NA FAMÍLIA RECOMPOSTA
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Orientador : CHRISTINE JACQUET
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Data: 25/05/2012
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Dissertação
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Diante da complexidade da discussão de Família, buscamos neste trabalho refletir sobre a família recomposta. Esta família não é recente, mas estrutura-se atualmente a partir de uma outra configuração, sendo resultado de um divórcio ou separação conjugal. Nestas famílias, coexistem várias mulheres e homens que podem ou não desempenhar a função parental. A nossa proposta foi a de estudar o papel do padrasto nestas famílias, e as relações existentes entre o desempenho deste papel e a atuação da mãe. Para tanto, nos valemos da aplicação de questionários com jovens do Estado de Sergipe, tendo como foco as configurações familiares; e de entrevistas com mães e padrastos. O presente trabalho divide-se em três partes. Na primeira, realizamos a discussão teórica sobre as famílias recompostas, e em especial sobre o papel do padrasto e a atuação da mãe, além da análise de dados do IBGE e da legislação brasileira. A segunda parte aborda os aspectos metodológicos utilizados bem como a descrição das famílias participantes. Na terceira parte, procedemos a classificação dos tipos de mães e padrastos encontrados, e à investigação das trajetórias de vida e dos discursos sobre as práticas cotidianas que levam a atuação dos diferentes papeis. Por fim, constatamos que há uma estreita relação entre a atuação da mãe na família, concedendo ou limitando espaço para a atuação do padrasto.
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MÁRIO CÉSAR PEREIRA OLIVEIRA
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A CIDADE HISTÓRICA DE LARANJEIRAS (SE): Inter-relações entre o patrimônio material e o imaterial.
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Orientador : JONATAS SILVA MENESES
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Data: 25/05/2012
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Dissertação
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O trabalho se propõe a analisar inter-relações entre o patrimônio material e imaterial da Laranjeiras a partir dos processos identitários de seu agenciamento enquanto cidade histórica. A análise dessa peculiar cidade monumento tombada como patrimônio por sua arquitetura, mas também marcada por ser a cidade com o maior numero de grupos folclóricos de Sergipe- nos revela as divergências e convergências entre esses elementos no processo de construção pelos seus usuários de uma representação através da atribuição de status patrimonial pelos seus usuários. Ambos são materiais e imateriais, mas resguardam suas diferenças a partir da diversidade de referencias étnico-culturais em discursos constituído sobre a historia da cidade constituído juntos, o que se denomina Patrimônio Material e o Imaterial, um sistema cultural mais amplo. A ação ritual do folclore toma como palco o cenário ritual da arquitetura da cidade, ambos expressivos da organização social da cidade, de seus processos históricos, seus conflitos, das suas negociação, seus discursos de das suas identidades constituídas sobre esse patrimônio, assim acabam por se efetivar como uma forma de expressão da cultura da cidade manipulada por seus usuários como referentes de memória e da historia. O conjunto patrimonial se apresenta como um fato social total, uma representação coletiva da cidade que coloca em jogo as próprias relações culturais da cidade e é no seu estudo conjunto que é possível entender de forma mais ampla a heterogeneidades e as relações internas e externas do sistema cultural da cidade.
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DIOGO FRANCISCO CRUZ MONTEIRO
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INDÍGENAS E ICONOGRAFIA DIDÁTICA: A imagem dos índios nos manuais de história do Programa Nacional do Livro Didático (2011).
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Orientador : FRANK NILTON MARCON
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Data: 07/05/2012
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Dissertação
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Esta dissertação tem como objetivo geral identificar os modos de adequação das imagens de temática indígena dos livros didáticos de História avaliados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do ano de 2011, aos termos da lei nacional 11.645/08, por parte de seus autores e editores. Para isso, procedemos à análise das alegorias sobre a agência relacionada ao indígena nos livros didáticos. Para a seleção dos livros aqui analisados, seguimos o critério de triagem dos títulos que mais foram adotados durante o processo de avaliação e escolha dos livros didáticos pelos professores e gestores de escolas públicos estaduais da cidade de Aracaju, a partir Guia do Livro Didático do PNLD 2011. As impressões acerca dos povos indígenas nos livros didáticos são expressões a partir da análise conjunta dos conteúdos de suas imagens, legendas e textos nucleares. Desta forma, optamos pelo trabalho com imagens de naturezas diversas que sejam objetos de descrições, comentários e análises críticas dos autores, presentes tanto nos textos das legendas como nos textos nucleares dos livros analisados. Portanto, com esta pesquisa, pretendemos contribuir para uma melhor compreensão, no contexto atual, sobre as formas de tratamento da temática indígena através das imagens dos livros didáticas da História do PNLD 2011.
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DAISY MARA MOREIRA DE OLIVEIRA
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Os Surdos de Aracaju: observação do discurso cultural e identidade dentro do contexto social ouvinte.
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Orientador : HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI
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Data: 04/04/2012
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Dissertação
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Este trabalho trata-se de uma pesquisa de campo com os surdos de Aracaju, partindo da observação do discurso dos líderes da capital, onde surgem exaustivamente dois termos que são amplamente discutidos na antropologia, quer sejam, cultura e identidade. Diante disto, levantamos as seguintes questões norteadoras: qual a origem deste discurso comum produzido nos círculos sociais dos surdos sergipanos? Qual o lugar e o sentido que a língua de sinais ocupa no que denominam "cultura e identidade surda"?. Uma vez que se constatou que este discurso provinha de um âmbito maior, propomos o seguinte objetivo: à luz da antropologia observar os surdos de Aracaju a fim de averiguar como estes vêm aderindo ao discurso cultural e identitário de âmbito nacional e vêm se posicionando frente à sociedade envolvente. Assim, no primeiro capítulo, procuramos averiguar como surgiu a utilização dos dois termos na trajetória desta minoria, nos apropriando da historiografia por entendermos que muitas imagens são esculpidas através da literatura e por isso podem se perpetuar até mesmo fora das fronteiras nacionais. Utilizamos da interdisciplinaridade com autores de áreas afins, tanto surdo como ouvinte, que vêm reproduzindo na literatura um retrato do surdo. No segundo capítulo procuramos identificar como os termos cultura e identidade são abordados por antropologos e se eram ou não utilizados de forma adequada pela comunidade pesquisada. E no terceiro capítulo, utilizando da etnografia, procuramos registrar os movimentos, espaços de encontro e as práticas sociais desse sujeito, onde se averiguou o destaque dado a língua de sinais como maior marca identitária. O que podemos concluir desta pesquisa é que, devido ao tratamento estereotipado desse indivíduo no percurso histórico foi projetada, socialmente falando, uma imagem de incapaz. E que este sujeito, não aceitando os rótulos dados, irmanaram-se em prol da reversão desta imagem. Assim criaram vínculos, reproduziram termos que os distinguiam da sociedade ouvinte, e através do atributo linguístico distinto demonstraram sua marca identitária. Entendemos também que além da distinção linguística, os surdos possuem elementos culturais diferentes de nós ouvintes, como a forma de nomear seus indivíduos. E que pela própria condição de incomunicabilidade, quando nascem em família que não utilizam a Libras, perdem muito do que se é transmitido pela via oral, ou seja, há um prejuízo de transmissão cultural do grupo no qual está inserido. Mas, uma vez juntos aos seus pares há uma identificação e fortalecimento. Poderiamos dizer que os surdos não têm uma cultura e identidade, mas culturas e identidades.
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VIVIANE FERNANDES CONCEIÇÃO DOS SANTOS
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CORPO E MÁQUINA: estudo etnográfico em uma clínica de hemodiálise
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Orientador : EUFRAZIA CRISTINA MENEZES SANTOS
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Data: 21/03/2012
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Dissertação
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Esta dissertação de mestrado é um estudo etnográfico realizado na Clínica de Nefrologia de Sergipe junto a quinze pessoas que realizam Terapia Renal Substitutiva do tipo hemodiálise. Apresenta-se uma abordagem antropológica do tema, focalizando as experiências particulares e coletivas dos sujeitos no cotidiano da clínica. A partir da perspectiva fenomenológica, focalizei os aspectos subjetivos presentes nas relações estabelecidas durante o tratamento. Analiso também suas expectativas em relação à possibilidade de transplantes tomando como pano de fundo dessa discussão o quadro atual de doações e transplantes em Sergipe. Perscrutei as dificuldades típicas desta condição liminar que os coloca entre o corpo e a máquina, a vida e a morte. A perspectiva da corporeidade permitiu a identificação e compreensão das dimensões da experiência da hemodiálise com seus múltiplos sentidos. A visão de mundo e o ethos das pessoas em tratamento podem contribuir para desvincular a hemodiálise do sentido de tragédia pessoal e incorporá-la como estilo de vida.
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EDMUNDO FONSECA MACHADO JUNIOR
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O DIVINO ESPÍRITO SANTO FAZ FESTA EM VILA DE ABRANTES/BA: MITO, MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E TRADIÇÃO MISTA
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Orientador : HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI
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Data: 13/02/2012
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Dissertação
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O festejar ao Divino Espírito Santo em Vila de Abrantes/ BA todos os anos de pentecostes vem a explicar como os Abrantinos reconstroem e reconstituem por meio da memória e da prática dessa festa, seu passado com os artefatos do presente. Fazendo emergir através de suas lembranças personagens, fundamentos e os marcadores da origem sociocultural e cosmológica dessa comunidade. Para tanto, foi de suma importância o trabalho etnográfico vivenciado nos anos de 2009 e 2010, este que possibilitou a observação de como por diferentes formas os Abrantinos e o Divino manifestam e mantêm sua “ Reciprocidade”. A memória destes então, nos leva a compreender como esta religiosidade definida como “ tradição Mista”, dá e ganha significado na vida dos que praticam, além da mesma possuir uma relação intrínseca com a própria fundação de Abrantes. Através do inventário dos bens realizados pelos Abrantinos e considerando-os como patrimônio material e imaterial de sua cultura foi possível a reconstrução de lugares e a preservação de identidades proporcionando o entendimento dos valores cognitivos em torno das edificações de vila de Abrantes, que tanto distinguem mundos e visões de mundo como influenciam na dinâmica social dos Abrantinos.
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SIMONE DE ARAUJO PEREIRA
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Urbanização litorânea: o sentido público da orla de atalaia
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Orientador : WILSON JOSE FERREIRA DE OLIVEIRA
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Data: 09/02/2012
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Dissertação
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As intervenções urbanas em muitas cidades brasileiras e estrangeira constituem um dos temas mais importantes e atuais da Antropologia Urbana contemporânea. Tais intervenções alteram a imagem da cidade mediante uma requalificação dos usos de convívio cotidiano, tendo em vista a tentativa de criação de espaços ordenados e atrativos a práticas de consumo, lazer e turismo. O presente trabalho pretende contribuir à compreensão das ressonâncias práticas e simbólicas que permeiam os usos desses espaços. Para tanto, elege-se como objeto de pesquisa a Orla de Atalaia, sendo esta uma contunde experiência de requalificação realizada na cidade de Aracaju. O espaço Orla torna-se complexo na medida em que está situado meio a dois espaços distintos que expõem práticas diversificas, e ao mesmo tempo reconhecidamente típicas a cada espaço. Envolta pelas práticas típicas do espaço urbano e das práticas típicas de um espaço praiano, revela-se um espaço mediador de dissonantes práticas. O espaço configura-se através de práticas que apontam ao entendimento da Oral além de um espaço urbano, podendo ser compreendido como um espaço público. A partir dos usos estabelecidos no espaço e da arquitetura que a estrutura foi possível perceber a Orla enquanto espaço urbano que retém simbolicamente o sentido de estar na praia. Sendo esta a compreensão de um espaço que oscila entre os diversos usos público, possíveis apenas em um espaço urbanizado que margeia a praia.
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