Banca de QUALIFICAÇÃO: LÚCIA VERÔNICA MUNIZ DE PAULO

DISCENTE: LÚCIA VERÔNICA MUNIZ DE PAULO
DATA: 25/07/2023
LOCAL: Sala de reuniões do "PPGA"
TÍTULO: A PANDEMIA E AS EMOÇÕES: OS SIGNIFICADOS DA EXPERIÊNCIA DE SER JOVEM NO CENÁRIO BRASILEIRO DE CRISES.
PALAVRAS-CHAVES: pandemia; jovens; emoções; significados; crises no Brasil.
ÁREA: Antropologia

A presente pesquisa trata-se de um trabalho etnográfico que busca investigar as experiências emocionais dos jovens durante e após a experiência brasileira da pandemia do vírus COVID-19. Os interlocutores da investigação são os jovens alunos da graduação da Universidade Federal de Sergipe – UFS, que experienciaram o modelo remoto de ensino durante os períodosde distanciamento social. Esta pesquisa está em desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Sergipe – PPGA/UFS, e foi desenvolvida dentro dos padrões éticos estabelecidos no Código de Ética do Antropólogo e da Antropóloga (ABA, 2012). A presente investigação tem como objetivo analisar em que medida a pandemia no Brasil, enquanto um contexto de confluência de crises – crise sanitária somada à crise político-social –, produziu e ainda produz afetos entre os jovens. As emoções suscitadas durante a pandemia não têm suas origens tão somente nas individualidades, e sim na vida social que fora estabelecida durante e após este período de crises. Embora as emoções sejam manifestadas no corpo humano dos indivíduos, as suas origens estão situadas no corpo social coletivamente construído, de forma que seja possível compreender as razões sociais que lhes dão causa (ABU-LUGHOD; LUTZ, 1990, p. 13). A tentativa aqui, portanto, é identificar os modos como os jovens, dentro deste cenário de confluência de crises, produziram e significaram suas experiências emocionais (FEIXA, 2021b). O texto é iniciado com a apresentação da pesquisa, a partir da explicação do problema de pesquisa e dos objetivos a serem alcançados.Em seguida, são explicadas as escolhas metodológicas da investigação, que, embora seja etnográfica e essencialmente qualitativa, também se serve de técnicas do método qualitativo.Por fim, são apresentados os resumos de todos capítulos e as versões preliminares dos dois primeiros capítulos da dissertação em desenvolvimento.

Presidente - 2512859 - FRANK NILTON MARCON
Interno - 1362715 - LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE SOUZA CORREIA
Interno - 2455575 - PATRICIA ROSALBA SALVADOR MOURA COSTA

Notícia cadastrada em: 17/07/2023 17:10