Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZY KELLY BARBOSA LISBOA

DISCENTE: SUZY KELLY BARBOSA LISBOA
DATA: 12/05/2023
LOCAL: Forma remota.
TÍTULO: Mãos e corpos que falam: o estudo etnográfico sobre os trabalhadores surdos no Il Sordo Gelato.
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho; Empresário Surdo; Trabalhadores Surdos; Gelateria.
ÁREA: Antropologia

A presente dissertação objetiva compreender os processos relacionais de trabalhadores surdos na empresa Il Sordo Gelato em Aracaju/SE. Para isso, tracei um caminho metodológico que contribuiu com a aproximação com o objeto delimitado, seguindo os indícios de problematização do fazer etnográfico com pessoas surdas conforme destacado pela antropóloga surda Mello (2019) que sinalizou a importância da descriçãoe da aproximação com o universo estudado e da necessidade de olhar para os registros produzidos e elaborados sobre as ocorrências existentes em um determinado grupo. Nesse caminhar foi possível transitar em diferentes espaços que transcorreu: o estabelecimento, o espaço de moradia e de retorno dos trabalhadores, o ambiente de sociabilidade e os diferentes meios de comunicação que buscavam destacar a marca egerar a visibilidade do empreendimento. O que auxiliou a sentir os ritmos que atravessavam a vida das pessoas surdas em seu circuito para o trabalho. A entrada que realizei em diferentes contextos seguiu os passos de Magnani (2007) tentando deter suas experiências, escolhas e posicionamentos no exercício de suas atividades de trabalho,levando em consideração a formação das redes relacionais. Por fim, foi possível apreender suas escolhas, iniciativas, desejos e sonhos atrelados a carreira profissiona que estabeleceu, sendo sua imagem uma inspiração para outros empresários surdos, ao mesmo tempo serviu para fortalecer seus empreendimentos e destacar o lugar do surdo no mercado de trabalho brasileiro e com isso, pode-se concluir que sua trajetória se conecta às ações internacionais para a promoção dos direitos da comunidade surda, com intuito de incluir e garantir a permanência apoiada na legislação que se amplia nas suas agendas ao interrogar o lugar da pessoa surda nesses espaços.

Interno - 2512859 - FRANK NILTON MARCON
Externo à Instituição - JOÃO MOUZART DE OLIVEIRA JUNIOR
Presidente - 1362715 - LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE SOUZA CORREIA

Notícia cadastrada em: 10/05/2023 15:20