Banca de QUALIFICAÇÃO: ADELSON ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR

DISCENTE: ADELSON ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA: 11/11/2022
LOCAL: a definir
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DOS CRITÉRIOS GLIM PARA CATEGORIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE DESNUTRIÇÃO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS: UM ESTUDO DE VALIDAÇÃO E VIABILIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Desnutrição. Avaliação nutricional. Hospitalização
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Introdução: A desnutrição hospitalar é considerada um problema crítico de saúde pública global e afeta negativamente tanto as pessoas dos países desenvolvidos como as dos países em desenvolvimento. Embora não exista um método universalmente aceito para diagnóstico de desnutrição no ambiente hospitalar, a Avaliação Subjetiva Global (ASG) é considerada o método de referência. Todavia, é baseado em critérios subjetivos, dependendo da habilidade do avaliador, o que pode dificultar sua utilização na prática clínica. Nesse sentido, no ano de 2016, foi criado o Global Leadership Initiative on Malnutrition (GLIM) tendo como objetivo principal a criação de uma ferramenta integrativa visando à padronização universal para o diagnóstico de desnutrição de pacientes hospitalizados. Entretanto, a literatura carece de estudos que avalie seu desempenho em predizer mortalidade e a acurácia em relação a ferramentas consideradas padrão-ouro. Objetivo: Avaliar a validade concorrente e a viabilidade da ferramenta integrativa GLIM em pacientes adultos hospitalizados e comparar a sua acurácia com a avaliação subjetiva global (ASG). Métodos: O estudo será do tipo transversal com adultos com idade ≥ 18 e ≤60 anos internados nas clínicas médicas e cirúrgicas dos hospitais universitários da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Federal de Sergipe. A coleta de dados será realizada nas primeiras 48h de admissão. Dados sociodemográficos, antropométricos, de consumo alimentar, clínicos e laboratoriais serão coletados. Será utilizada a ferramenta NRS-2002 para a triagem inicial do risco nutricional e as ferramentas ASG e GLIM serão utilizadas para o diagnóstico de desnutrição. As variáveis contínuas serão testadas quanto à normalidade pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. Os resultados serão expressos na forma de média e desvio padrão para as variáveis que apresentarem distribuição normal, mediana e respectivos intervalos interquartílicos para as variáveis que não apresentarem distribuição normal. As variáveis categóricas serão apresentadas sob a forma de frequências e porcentagens. Para a comparação entre os pacientes com e sem desnutrição de acordo com os critérios GLIM, serão realizados os testes de t de student ou Mann Whitney e teste qui-quadrado. A acurácia do método GLIM será avaliada por meio da sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e negativo e a construção da área sob a curva ROC utilizando a ASG como critério de referência. Para verificar a concordância entre as ferramentas de avaliação de desnutrição será aplicado o Coeficiente de Kappa de Cohen. A análise estatística será realizada com o auxílio do programa Statistical Package for Social Sciences – SPSS versão 26. 0. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (Número do Parecer: 5.534.224) e o os pacientes assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para participação da pesquisa. Resultados esperados: Apresenta-se como hipótese que os critérios GLIM sejam mais acurados e viáveis em relação à avaliação subjetiva global (ASG) na predição da desnutrição no ambiente hospitalar.

Presidente - 2021286 - LILIANE VIANA PIRES
Interno - 468.988.404-87 - MÁRCIA FERREIRA CÂNDIDO DE SOUZA
Externo à Instituição - ROSÂNGELA PASSOS DE JESUS

Notícia cadastrada em: 10/11/2022 16:49