Banca de DEFESA: CAROLINE SANTOS DE JESUS

DISCENTE: CAROLINE SANTOS DE JESUS
DATA: 30/08/2022
LOCAL: SALA 401, DIDÁTICA VII.
TÍTULO: PADRÕES ALIMENTARES DE ADOLESCENTES FORA DO PERÍODO ESCOLAR E SUA ASSOCIAÇÃO COM ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS, DEMOGRÁFICOS E ESTADO NUTRICIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Adolescentes; Padrões alimentares; Sociodemográficos; Perfil nutricional
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

A adolescência é uma fase de transição para a vida adulta, marcada por intensas mudanças biológicas e psicossociais. Inquéritos nacionais apontam que o consumo alimentar de adolescentes escolares passou a ser caracterizado pelo consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sódio, associado ao baixo consumo de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Considerando que os hábitos alimentares nessa fase exercem grande influência sobre crescimento e desenvolvimento da obesidade e doenças crônicas na vida adulta, o monitoramento da qualidade da alimentação na adolescência é de fundamental importância. O presente estudo buscou analisar padrões alimentares de escolares da rede pública de ensino no Brasil, no período em que se encontram fora da escola, com relação a aspectos sociodemográficos e estado nutricional. Trata-se de um estudo transversal, realizado a partir de dados secundários da Pesquisa Nacional do Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, realizada no período de 2007, pela Associação Brasileira de Nutrição. O consumo alimentar foi avaliado através de Recordatório 24h. Utilizou-se Análise fatorial por Componentes Principais para gerar os padrões alimentares. Por fim, foram utilizados Modelos Lineares Generalizados para analisar as associações múltiplas entre os padrões e as variáveis sociodemográficas e perfil nutricional. Foram identificados seis padrões alimentares, referentes aos alimentos consumidos fora do período escolar. No geral, as adolescentes do sexo feminino apresentaram maior adesão a padrões alimentares menos saudáveis e com presença de alimentos ultraprocessados. Tais padrões igualmente se associam a escolares de zona urbana e que possuem maior acesso a alimentos fora da escola. Já em relação aos padrões com características regionais a adesão é maior nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. Os resultados deste estudo corroboram com os achados dos inquéritos nacionais de consumo alimentar, demonstrando a manutenção de hábitos alimentares regionais e a tendência no consumo de alimentos ultraprocessados em adolescentes, evidenciando a necessidade de ações de promoção de alimentação saudável junto à população jovem, dentro e fora da escola, visando a redução do consumo de ultraprocessados, manutenção de hábitos saudáveis na vida adulta e redução de risco de doenças crônicas e obesidade.

Presidente - 2215315 - SILVIA MARIA VOCI
Interno - 1819141 - KIRIAQUE BARRA FERREIRA BARBOSA
Externo à Instituição - CARLA CRISTINA ENES

Notícia cadastrada em: 23/08/2022 14:49