Banca de DEFESA: RODRIGO DO NASCIMENTO LOPES

DISCENTE: RODRIGO DO NASCIMENTO LOPES
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Auditório 206 - Didática VII
TÍTULO: PADRÃO ALIMENTAR DO SERGIPANO: ENFOQUE NO GRAU DE PROCESSAMENTO DOS ALIMENTOS E PRESENÇA DE ALIMENTOS REGIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: consumo alimentar; padrões alimentares; alimento regional; alimento ultraprocessado
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Os alimentos ultraprocessados têm tomado cada vez mais espaço na alimentação, em detrimento dos alimentos in natura e minimamente processados, situação que vai de encontro à recomendação do Guia Alimentar acerca do consumo desses alimentos. A identificação de novos hábitos alimentares; reconhecimento e destaque de aspectos culturais da alimentação, verificação de tendências e identificação dessas alterações no consumo dos indivíduos, podem ser analisadas através de padrões alimentares pois expressam a alimentação de forma global, ampliando a visão sobre o consumo alimentar. O presente trabalho teve como objetivo estimar o padrão de consumo alimentar da população do Estado de Sergipe e analisar os principais fatores a ele relacionados, assim como a participação de alimentos ultraprocessados na dieta e a presença de alimentos regionais. Foi realizado com base nos dados secundários do Inquérito Nacional de Alimentação (INA), que se trata do módulo de consumo alimentar individual da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). A organização do banco de dados para a análise e estimativa do padrão alimentar foi realizada a partir do cadastro de alimentos consumidos na POF. Os 1.971 itens e respectivas preparações referidos foram agrupados em categorias de alimentos de acordo com as características nutricionais e com a forma como os alimentos são comumente registrados/consumidos. Para este agrupamento dos alimentos em categorias foram consideradas as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e a classificação NOVA. Já para a identificação e classificação dos alimentos regionais, utilizou-se a Tabela de Alimentos Regionais, onde foram consideradas as informações de alimentos regionais para a região Nordeste, acrescido de alimentos reconhecidamente regionais de Sergipe. O consumo alimentar de 1150 indivíduos foi analisado, e os padrões alimentares foram identificados empregando-se a análise fatorial exploratória, utilizando a extração por componentes principais. Três padrões principais foram identificados: o padrão “bebidas”, o padrão “carboidratos” e o padrão “misto”, que foram associados a variáveis sociodemográficas. Para as análises foram aplicados testes não paramétricos de Kruskall-Wallis e de U - de Mann Whitney, além de correlação de Spearman. Quando comparados os scores dos padrões segundo as variáveis sócio demográficas, foi constatado que os homens possuíam maiores valores no padrão misto (p<0,01). Em relação ao nível de instrução, indivíduos que possuíam escolaridade de até ensino fundamental completo expressavam maior aderência ao padrão carboidratos (p<0,01) e ao padrão misto (p<0,01), enquanto que os indivíduos que possuíam pelo menos o nível superior praticavam mais o padrão de bebidas. Os padrões “Carboidratos” e “misto” também se associaram à raça/cor e localização urbana/rural (p<0,01). Neste sentido, concluo que os três padrões alimentares encontrados na população sergipana possuíram uma importante participação de alimentos ultraprocessados. Embora o sergipano ainda possua e expresse um padrão regional, este perdeu espaço devido à invasão de alimentos ultraprocessados no consumo alimentar habitual individual. O padrão das bebidas ultraprocessadas se associa a indivíduos com maior renda e nível de escolaridade, enquanto que indivíduos não brancos, que possuem menor nível de instrução, menor renda e domiciliados na zona rural praticam mais os padrões carboidratos e misto, também marcados pela presença de alimentos ultraprocessados.

Presidente - 2215315 - SILVIA MARIA VOCI
Interno - 1632071 - DANIELLE GOES DA SILVA
Externo à Instituição - BETZABETH SLATER VILLAR

Notícia cadastrada em: 25/02/2020 05:44