Banca de DEFESA: LAYANNE NASCIMENTO FRAGA

DISCENTE: LAYANNE NASCIMENTO FRAGA
DATA: 31/07/2018
LOCAL: Sala 14 Didática 6
TÍTULO: DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA, ATIVIDADE ANTIOXIDANTE IN VITRO E ATIVIDADE BIOLÓGICA IN VITRO DA CASCA E DA POLPA DA PITOMBA (Talisia esculenta Radlk).
PALAVRAS-CHAVES: Talisia esculenta, atividade antioxidante, compostos bioativos.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Valor Nutritivo de Alimentos

A pitomba (Talisia esculenta (St. Hil.) Raldk), pertencente à famíliaSapindaceae, é um fruto nativo do Brasil, de comum ocorrência do norte ao nordeste dopaís, seus frutos são bastante apreciados por sua polpa ter uma sabor ácido e ao mesmotempo doce, mas existe uma grande escassez de estudos que tratem de sua composição ebenefícios a saúde. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática daliteratura sobre a pitomba, determinar a composição físico-química, compostosbioativos e atividade antioxidante da casca e polpa da pitomba. Foram determinados orendimento, a caracterização físico-química, o teor de minerais, compostos bioativos(vitamina C, carotenoides, flavonoides e compostos fenólicos), a atividade antioxidantepor seis diferentes métodos e foi feita análise química por Espectrometria de massa(Orbitrap exactive plus) da casca e polpa da pitomba. A casca apresentou elevadorendimento (44,60% do fruto) em relação a polpa. Notou-se na polpa quantidadeconsiderável de vitamina C (200,68±2,93 mg/100g de amostra fresca) e carotenoides(43,56±2,04 µg/ mL do extrato), enquanto a casca apresentou elevado teor de minerais,principalmente o potássio, o cálcio e magnésio. O teor de compostos fenólicos eflavonoides foi superior no extrato etanólico da casca em relação a polpa. Quanto aatividade antioxidante a casca apresentou atividade antioxidante superior a polpa nosmétodos de varredura do radical 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH), inibição do radicalácido 2,2'-azino-bis(3-etilbenzotiazolina-6-sulfónico)(ABTS), capacidade redutora doferro (FRAP), co-oxidação do β-caroteno/ácido linoleico e casca e polpa tiveramatividade semelhantes o método redução do óxido nítrico (NO) e inibição dassubstâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARs), foram identificados pela análisede espectrometria de massa no extrato etanólico da casca de pitomba a rutina e noextrato etanólico da polpa o ácido cítrico. Vê-se que a pitomba é um fruto com potencialnutritivo e antioxidante. O conhecimento desses constituintes agrega valor ao fruto, poispossibilita um melhor aproveitamento deste, tendo em vista que a casca é descartada eapenas a sua polpa é consumida.

Presidente - 1966564 - IZABELA MARIA MONTEZANO DE CARVALHO
Interno - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA
Externo ao Programa - 1838236 - AURELIA SANTOS FARAONI

Notícia cadastrada em: 30/07/2018 10:30