Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMEU VILLA FLOR SANTOS NETO
DATA: 16/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: sala 402 da Didática VII
TÍTULO: FICCIONALIDADE RELIGIOSA E O GROTESCO EM "A MONTANHA SAGRADA", DE ALEJANDRO JODOROWSKY
PALAVRAS-CHAVES: grotesca; ficção; linguagem; religião; Bakhtin; Jodorowsky
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
Embora puída pelo uso indistinto, a expressão de que “a arte imita a vida” pressupõe, em aadmitindo válida, nos depararmos com apropriações de linguagem nem sempre óbvias. Destas,salta aos olhos aquelas onde a linguagem de jaez religioso cruza, por vezes, as divisas de umaexpressão aparentemente solene ou crível, típica daquilo a que o senso comum atribui comocaracterístico da tradição religiosa, para instalar-se nas paragens do incomum, âmbitopartilhado recorrentemente pela criação artística. Dentre as multifacéticas expressões desseimaginário, é a partir da categoria do grotesco que o presente trabalho investiga a ficcionalidadereligiosa no cinema, valendo-se de A Montanha Sagrada, longa-metragem do cineasta chilenoAlejandro Jodorowsky, como recorte. Tece uma mediação entre religião e arte embasada nateoria desenvolvida pelo Filósofo russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) sobre a obra do escritorfrancês François Rabelais (1494-1553), alinhavando uma transposição da crítica literáriabakhtiniana à crítica cinematográfica de A Montanha Sagrada, tendo como fio condutor orepertório simbólico em ambos.