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Ciente
Dissertações/Teses

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2022
Descrição
  • RONALDO SALES DA SILVA
  • PLURICONFESSIONALIDADE NO BRASIL: O CASO DO MUNICÍPIO DENOSSA SENHORA DO SOCORRO - SERGIPE
  • Orientador : PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR
  • Data: 30/08/2022
  • Dissertação
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  • O presente estudo trata da laicidade no Brasil, de forma específica no Município de NossaSenhora do Socorro em Sergipe. Identificar como o modelo de pluriconfesionalidade definidopor Roberto Blancarte consegue se adequar às dinâmicas acerca da Laicidade no Brasil e emSergipe. Analisaremos as disputas nos espaços públicos por religiosos nas eleições municipaisde 2020, bem como a forma com que os agentes religiosos e sociais se apoderaram destasferramentas como arenas de disputa na divulgação de suas ideologias, promovendo o acessopara adesão de novos agentes. Para isso serão analisados os discursos políticos relacionadosàs lutas pelo preenchimento ao cargo de liderança maior do poder executivo do Município deNossa Senhora do Socorro, as estratégias para aproximação dos partidos junto às entidadesque representam as religiões presentes nesta cidade, em especial as religiões denominadascristãs. Compreender a aproximação das plataformas políticas e das lideranças religiosas desteMunicípio para definição dos representantes e como essas relações são construídas,desconstruídas e reconstruídas. Analisaremos as implicações dos discursos deaproximação/distanciamento ou de confirmação/negação, registrados nas mídias sociais,projetos de lei, em entrevistas e demais documentos, de forma a compreender as açõespráticas, o material simbólico produzido nestas mídias durante o processo eleitoral e as leiscriadas no sentido de aproximar os agentes religiosos ao militarismo político. Neste sentido otrabalho propõe uma reflexão destas produções no sentido de tornar visível o atual modelo delaicidade desta cidade no sentido de contribuir com novas reflexões sobre o tema.

  • JOSÉ ALBERTO COSTA SILVA
  • O Islam na região nordeste do Brasil: Reversões, hibridismos e tensões na ummah muçulmana sunita em Itabaianinha-SE
  • Orientador : LUIS AMERICO SILVA BONFIM
  • Data: 15/07/2022
  • Dissertação
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  • O presente estudo apresenta os resultados da pesquisa que tem como objeto conceitual as trocas, fluxos e circulações e como objeto empírico a presença do Islam em Sergipe, notadamente junto à Associação Islâmica de Itabaianinha – ASSITA. O recorte empírico desse estudo é o município de Itabaianinha, localizado no leste sergipano e dominado por tradições religiosas como a católica apostólica romana e diversas denominações evangélicas. O predomínio cristão ocasiona algumas tensões sempre que surge mais uma alternativa para a ocupação de territórios da sacralidade. Como abordagem teórica, utilizou-se os esquemas em torno dos sistemas de prestações totais de Marcel Mauss e para o trabalho etnográfico foram aplicados os preceitos interpretacionistas da antropologia simbólica de Clifford Geertz. Dessa forma, realizou-se um levantamento dos aspectos doutrinários e históricos da religião islâmica com o fito de buscar nas evidências etnográficas análises de valor etnológico, sem perder de vista a epistemologia integrativa das Ciências da Religião. Realizamos oito incursões ao campo no período de novembro de 2020 a janeiro de 2022, com observação participante, quando houve a oportunidade de acompanhar in loco algumas cerimônias religiosas, processos rituais, com o uso de entrevistas semiestruturadas com os muçulmanos revertidos, gravações de vídeos, registro fotográfico, além de conversas informais com os transeuntes não muçulmanos. Tal metodologia teve a finalidade de investigar o alcance social da religião islâmica na comunidade itabaianinhense. Para tanto, recorreu-se às experiências do pesquisador desse ambiente e das teias de contato firmadas nessa jornada. Percebeu-se que a religião islâmica congrega os seus crentes em torno de uma comunidade para adoração a Allah que possui vários atributos ou nomes como: Fonte de Amor (Al Wadud), o Sagrado (Al Quddus), o Único (Al Ahad), Fonte de Paz (As-Salam). Mas, seu nome por excelência é Allah, Elo central da sua fé e práticas religiosas. Percebeu-se, ainda, que a reversão coletiva de um grupo de evangélicos mudou a configuração religiosa e cultural da localidade, que ocasionou, inclusive, tensões e conflitos na ummah muçulmana, vindo, paradoxalmente, a crescer tanto em número de fiéis quanto de espaços para a congregação. Assim, o Município de Itabaianinha se destaca como o mais novo centro da religião islâmica na região Nordeste.

  • BRENO DA COSTA LOESER
  • Mercado Encantado: Trocas, memória e encantamento no comércio afrorreligioso do mercado municipal de Aracaju-SE
  • Orientador : LUIS AMERICO SILVA BONFIM
  • Data: 06/07/2022
  • Dissertação
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  • Este trabalho propõe uma análise das relações de troca de saberes e produtos concatenados às práticas e crenças afrorreligiosas dentro do complexo de mercados do centro de Aracaju-SE. Ao considerar os mercados como o cenário central deste trabalho, foi preciso uma aproximação das relações de troca daqueles que transacionam objetos, insumos e saberes afro-brasileiros, a fim de compreender como as trocas utilitárias e não-utilitárias se manifestam neste espaço, buscou-se também entender como o comércio sagrado se constitui e como contribui para a memória local. Procurou-se, principalmente, compreender a circularidade das trocas e dos saberes afrorreligiosos no complexo de mercados municipais de Aracaju-SE, analisando-os por um olhar epistemológico que se aproxima das narrativas afrorreligiosas, tendo como referencial as categorias de mito, rito, trocas, sagrado, memória e encantamento para a delimitação do conceito de mercado encantado. Interessou-se compreender como o sistema de prestações totais de Mauss (1950) se manifesta no mercado de Aracaju/SE, investigar quais saberes são transacionados, os vendedores, os tipos de produtos afrorreligiosos que são comercializados, os impactos de festividades religiosas para os vendedores e descobrir como se pode se construir a relação entre terreiro e mercado. Metodologicamente, inicia-se esta pesquisa com um levantamento bibliográfico que aborda conceitos pertinentes ao projeto concomitante à pesquisa de campo, onde foram feitas inicialmente observações participantes e anotações preliminares. Realizou-se, preliminarmente, um procedimento de caráter hipotético-dedutivo a partir dos métodos etnográfico e monográfico, onde foram produzidos fichamentos, identificação de categorias em campo, entrevistas não-estruturadas e, por fim, a própria produção textual. A possibilidade de existência dessa pesquisa se constitui a partir da percepção do orixá Exu, divindade yorubá ligada a trocas e comunicação, e de como suas epistemologias revelam a potência, riqueza e dinamicidade das religiosidades de presença africana dentro dos mercados. Esta pesquisa conclui através do instrumental teórico-metodológico da Ciências da Religião e suas possibilidades interdisciplinares, que o mercado-feira é um locus especial de resguardo e sobrevivência das tradições afrobrasileiras, auxiliando na preservação de ritos e memória através do combate ao desencantamento do mundo, pois no mercado de Aracaju-SE o encantamento se revela enquanto possibilidade das religiões afro-brasileiras preservarem suas tradições e lutarem contra as violências diárias das lógicas acumulativas de consumo e do racismo religioso, herança colonial que até hoje ameaça os povos de terreiro com a anulação de seus corpos e o silenciar de suas vozes ancestrais.

  • IANA CLARISSA OLIVEIRA NUNES
  • O IMAGINÁRIO SIMBÓLICO RELIGIOSO NO RIO SÃO FRANCISCO: A SACRALIDADE NA VISÃO DOS RIBEIRINHOS
  • Orientador : CARLOS EDUARDO BRANDAO CALVANI
  • Data: 04/07/2022
  • Dissertação
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  • A água é elemento de importante significado em diversas manifestações religiosa. Daí não ser difícil encontrar rios em várias partes do mundo denominados como sagrados para diversos povos de diferentes religiões. No Brasil, apesar da grande dimensão hídrica existente em todas suas regiões geográficas, poucos são os rios denominados oficialmente como sagrados. Contudo, é notável a diversidade de manifestações religiosas (oficiais ou populares) advindas dos significados agregados a numerosos rios brasileiros, dentre eles o rio São Francisco. E, é a partir de seu contexto histórico e sociocultural que se tem o objetivo de descrever como se configura a ideia de sagrado ao rio São Francisco a partir da imaginação simbólica dos ribeirinhos. Dessa forma, serão levadas em consideração as seguintes indagações: É possível caracterizar o rio São Francisco como sagrado a partir da visão do povo ribeirinho se comparado a rios sagrados existentes no mundo? quais elementos caracterizam o rio São Francisco como sagrado na visão do povo local? A escolha do tema se deu a partir da possibilidade de demonstrar como características da religiosidade popular dos ribeirinhos do “Velho Chico” aproximam o rio com nome de santo ao patamar de rio sagrado apresentando peculiaridades que o aproximam de rios sagrados de diversas partes do mundo. Para tal, será preciso então: compreender o imaginário simbólico e do simbolismo das águas; descrever como se configura o rio São Francisco em diversos aspectos (histórico, social, geográfico...), além de, selecionar aspectos religiosos presentes no rio São Francisco e em importantes rios considerados sagrados espalhados pelo Brasil e pelo mundo. A pesquisa adota metodologicamente uma abordagem qualitativa, munida de uma pesquisa documental sistemática elaborada a partir de materiais já publicados de forma impressa assim como nas redes de dados da internet. Espera-se, ao final, apresentar um estudo no qual, as vivências dos ribeirinhos sanfranciscanos com o rio apresentem características que possam demonstrar que o “Velho Chico” configura-se muito além de um elemento geográfico mas, como um símbolo religioso para a população que dele busca a esperança, a fé e a ligação com o sagrado, sua base existencial.

  • MAURÍCIO SOARES DE SOUSA NOGUEIRA
  • Morte e renascimento de Odé Kayode: o axexê e a repercussão da morte de Mãe Stella de Oxóssi no calendário litúrgico do Ilê Asé Opô Osogunladê.
  • Orientador : HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI
  • Data: 24/03/2022
  • Dissertação
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  • O presente estudo tem o objetivo de analisar os aspectos jurídicos e simbólicos do axexê de Mãe Stella, a partir da repercussão de sua morte no calendário litúrgico do Ilê Asé Opô Osogunlade, comunidade localizada em São Cristóvão, Sergipe. A escolha pelo tema se justifica, em razão da importância da matriarca do Ilê Asé Opô Afonjá para a comunidade de terreiro brasileira. O quadro teórico que norteia a análise ao longo do trabalho utilizou os seguintes marcos teóricos: a ideia de ancestralidade em Renato Noguera; a descrição do axexê de Juana Elbien; e a antropologia da morte, na perspectiva de Brice Sogbossi. Com relação à metodologia escolhida, para a pesquisa empírica qualitativa foram realizados diálogos com os membros do Ilê Asé Opô Osogunladê, destacando-se a conversa com Ogun Toorikpè, babalorixá do mencionado Ilê. Entre os resultados desta pesquisa, destaca-se a ausência da sacralização de animais e a restrição da presença de visitantes nas festas exatamente no ano subsequente ao da passagem de Mãe Stella, nos revelando a relação intrínseca a respeito da sacralização e do axexê. Se o candomblé é cultura perseguida e discriminada no Brasil, a análise de decisões como a que permitiu o translado do corpo de Mãe Stella de Nazaré das Farinhas para Salvador, garantindo assim a realização do axexê, se justifica e mostra que a comunidade de terreiro está mobilizada para garantir a liberdade de culto e a preservação desta cultura no Brasil.

  • PAULO CESAR ALMEIDA DO PRADO
  • HIBRIDISMO RELIGIOSO NA OBRA A HERANÇA DE MESTRE BIMBA: FILOSOFIA E LÓGICA AFRICANAS DA CAPOEIRA DE MESTRE DECANIO.
  • Orientador : CICERO CUNHA BEZERRA
  • Data: 25/02/2022
  • Dissertação
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  • Este estudo tem como objetivo apresentar, a partir da análise da obra A herança de mestre Bimba: filosofia e lógica africanas da capoeira, o trabalho interpretativo realizado por Ângelo Augusto Decanio Filho (Mestre Decanio) de elementos religiosos oriundos de tradições múltiplas como o candomblé, o zen budismo, o judaísmo e o cristianismo que geraram uma imagem híbrida da Capoeira Regional capaz de suplantar as diferença específicas de cada tradição e fundar um discurso que culminou em uma experiência, na capoeira, de unidade e êxtase. Para tanto, utilizamos como ferramentas teóricas, além das obras de Mestre Decanio, as reflexões de autores como Mikhail Bakhtin, Burke, P. Berger, Stuart Hall e H. Bhabha, no intuito de fundamentar nossa reflexão em torno da obra decaniana como um marco importante para os estudos em torno das relações entre cultura e religiosidade no campo das Ciências da Religião. Visando uma melhor exposição do tema aqui tratado, dividimos nossa análise em três capítulos para, finalmente, expormos algumas conclusões, sob forma de aberturas, para possíveis trabalhos focados no espaço da capoeira como “lugar” de pluralidade e dinamismo religioso.

  • RÍZIA EDUARDA ANDRADE
  • O LUGAR DA ANGÚSTIA NA DEVOÇÃO CRISTÃ
  • Orientador : MARIA JEANE DOS SANTOS ALVES
  • Data: 22/02/2022
  • Dissertação
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  • A religião cristã é um conjunto de valores, ideias e sentimentos religiosos que tem afetado vários povos e gerações de humanos, mas apesar do seu aspecto civilizacional e antropológico é possível dizer que a finalidade fundamental da fé cristã reside no tratamento do destino alma. O destino da alma envolve medos, dúvidas, anseios e desejos que ultrapassam os elementos triviais da vida, e isto explica em parte a razão da salvação ser um tema tão recorrente nas teologias e ritualísticas cristãs. A partir desta busca do destino da alma as civilizações e povos cristãos foram criando um ambiente intelectual no qual a condição da alma foi colocada enquanto um problema.

    A presente pesquisa visa estudar o como que a angústia é articulada em discursos e práticas cristãs modernas e o faz a partir dos estudos da Ciência da Religião e da Psicologia. Busca-se verificar o sentido que vertentes, católica, protestante histórica, pentecostal e neopentecostal do cristianismo brasileiro têm se apropriado de aspectos mórbidos da alma.

    O conceito de alma e de religião, ainda que antigos nas especulações humanas, são entidades abstratas altamente problemáticas que têm enfrentado várias controvérsias teóricas e metodológicas no contexto acadêmico moderno. Apesar de serem tratados como objetos científicos empiricamente observáveis, ainda são observadas inúmeras dificuldades nas definições dos seus respectivos campos de atuação.

    É inegável a inseparabilidade de fenômenos religiosos e das experiências tipicamente associados ao conceito de alma, de tal modo que para os fins desta pesquisa seria impossível tratar de um tema sem remeter ao outro. Para estabelecer os parâmetros empíricos de modo tangível procurou-se utilizar os conceitos teóricos e metodológicos oriundos da psicologia e da ciência da religião e ao focalizar o tema pretendeu-se destacar a relação entre devoção cristã e angústias humanas nos dados empíricos encontrados na pesquisa.

2021
Descrição
  • JOSEANE DA COSTA SANTOS
  • DEUS NÃO PERMITE (MAIS) A BIGAMIA: OS PROCESSOS INQUISITORIAIS CONTRA CRISTÃOS-NOVOS
  • Orientador : PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR
  • Data: 19/11/2021
  • Dissertação
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  • O presente trabalho, intitulado “Deus não permite (mais) a bigamia: os processos inquisitoriais contra cristãos-novos” tem como objeto de pesquisa expor como ocorreu a perseguição inquisitorial aos cristãos-novos acusados pelo Tribunal do Santo Ofício de Lisboa, pelo crime de bigamia ao longo do século XVII. Buscamos investigar os casos de Afonso Munhoz de Lima, Antônio Simões e Francisca de Matos. Para tal, baseamo-nos nas categorias do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (2001), da micro-história estudada por Giovanni Levi (1992) e Ginzburg (2006), do conceito de estigma de Erving Goffman (2008), e na categoria de vigiar e punir desenvolvida por Foucault (1987), de fundamental importância para a discussão tecida ao longo dos capítulos. Buscamos trazer uma discussão a respeito da sacramentalização do matrimônio a partir das diretrizes estabelecidas pela igreja católica durante o Concílio de Trento. Por fim, pretendemos fazer uma análise dos processos inquisitoriais dos bígamos Afonso Munhoz, Antônio Simões, Manuel Guantes e Francisca de Matos com o objetivo de investigar as práticas desses indivíduos averiguando os motivos que os levaram à prática da bigamia.

  • JOSÉ PAULO LEÃO VELOSO SILVA
  • RELIGIÃO E ESFERA PÚBLICA: A TENTATIVA DE DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTAMENTO NA ADPF 442 E A EFICIÊNCIA DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA COMO SUA ANTÍTESE
  • Orientador : JOSE RODORVAL RAMALHO
  • Data: 31/08/2021
  • Dissertação
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  • A principal pretensão deste trabalho foi analisar a Doutrina Social da Igreja Católica Apostólica Romana em disputa com o pedido judicial de descriminalização da prática abortiva, dirigido ao Supremo Tribunal Federal pelo Partido Socialismo e Liberdade, conhecida como ADPF 442. Apesar da distinção entre as propostas antagonistas quanto à natureza, modo de formação, linguagem e público a que são dirigidos, percebeu-se que, de um lado, a solidez dos argumentos da Igreja, forjada ao longo de décadas, foi considerado na tese defendida pelo PSOL, provavelmente em virtude de haver sido construída (a tese) nas matrizes de grandes grupos internacionais, que lutam globalmente pela descriminalização e encontram, em todos os locais, oposição da IC; de outro, a Igreja, ao redor do mundo, formulou o seu discurso também atenta às propostas de descriminalização, razão pela qual acabou se mostrando interessante e produtivo o confronto “criado”. Foram revistos os textos da DSI e comentários sobre eles, bem assim a Petição Inicial da ADPF 442. Para que se pudesse chegar a tensionar essas duas teses, com o objetivo de apurar a atualidade da posição da Igreja de Roma - tensionamento para o qual também se serviu da dialética erística de Schopenhauer e seus 38 estratagemas - antes se expôs sobre a própria Doutrina Social, sua formação, natureza e propósitos; afinal, esse conjunto doutrinal constitui a arma teórica utilizada pela Igreja nos “debates” públicos, e não foi diferente em relação ao “aborto”. Também se discutiu a relação entre religião e a esfera pública em um Estado laico, tal qual o brasileiro, porque a laicidade é constantemente invocada como óbice à manifestação da Igreja e, sobretudo, ao acolhimento de suas propostas; abuir com esse obstáculo implicaria sua condenação ao silêncio fora dos templos. Em seguida passou-se a tratar da Ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, expondo os fundamentos e pedidos veiculados e, após, a posição da Doutrina Social acerca desse específico tema, em confronto com os pleitos formulados na ADPF 442 e tensionado-a com as bases da dialética erística de Schopehauer. Depois de “colocar no fogo” a DSI, com alguma surpresa concluiu-se que ela continua atual relativamente ao abortamento, mais atual hoje do que parecia quando preparados os principais textos que a integram, porque sua ideia central, de humanidade presente já no momento da concepção, vem sendo confirmado pelas ciências da atualidade, confirmação da qual resultou a “capitulação” dos próprios defensores da liberdade de se decidir pelo abortamento, quanto a este ponto específico, direcionando-os para uma tática de persuasão que parte de uma visão meramente formal da pessoa humana, condicionada ao reconhecimento legal. Ao fim, foi possível identificar tanto uma substancial quantidade de premissas comuns quanto de conclusões opostas.

  • BRISA LÍVIA MENEZES XAVIER
  • Mãe Rita Tassytaôô e a reconstrução de vivências através do espaço de terreiro de candomblé em Aracaju
  • Orientador : HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI
  • Data: 29/07/2021
  • Dissertação
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  • Primeiramente, fazendo a interface com a religião, trazemos as experiências das mães de santo abordando a maneira como essas mulheres foram e são fundamentais para a formulação de estratégias de sobrevivência, apontando o terreiro de candomblé como lugar de produção de conhecimento, além de traçarem outras formas de pensar o gênero, trazendo imaginários e referenciais transatlânticos de pertencimento: a mãe de santo é a grande instituição, erguendo pilares que atravessam maternidade, religiosidade e comunidade. A experiência como critério de significação leva em conta paradigmas afrocêntricos que circundam essas práticas, e as mães de santo revelam uma encruzilhada de conhecimentos em torno de questões que transformam as dinâmicas sociais, enaltecendo repertórios imaginários do feminino negro nos cultos afro-brasileiros, onde por meio de práticas antigas nos ajudam a perceber como se organizaram para salvaguardar conhecimentos, mobilizar comunidades e gerar redes femininas de proteção a partir da religião. Esse trabalho é um convite pra pensar sobre articulações, exercício da parentalidade e matriarcado africano, alargando conhecimentos da presença das mulheres nos rituais e de uma série de cosmovisões e cosmopercepções que ao longo do tempo foram, de certa forma, invisibilizadas. Em seguida, acessamos a história de Mãe Rita Tassytaòò, que anunciou desde muito cedo seu compromisso com a trajetória espiritual, articulando mundos e pertecimentos em décadas de experiência como mãe de santo, trajetória marcada por autonomia e diferentes forças ancestrais.

  • JORGE BOMFIM
  • A Igreja Messiânica Mundial do Brasil: O Sistema de prestações e contraprestações no Johrei em Sergipe
  • Orientador : LUIS AMERICO SILVA BONFIM
  • Data: 28/06/2021
  • Dissertação
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  • Este trabalho objetiva analisar os sistemas prestativos nas práticas religiosas da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB), especificamente no campo religioso sergipano. O campo religioso sergipano refletiu a tendência de reconfiguração das formas religiosas do cenário nacional que se iniciou em meados do século XX, época em que emergiu nesta sociedade uma pluralidade de crenças, religiosidades e instituições religiosas, que as Ciências Sociais classificam como Novos Movimentos Religiosos (NMR). Nesta dissertação avaliamos os elementos doutrinários desta instituição, constantes nos ensinamentos e práticas cerimoniais litúrgicas e sua aplicabilidade dentro da sua membresia, além das relações de trocas simbólicas nas suas atividades religiosas, em especial no ato do Johrei, que se constitui o objeto formal desta averiguação. Nosso interesse maior foi compreender os fluxos das trocas simbólicas, discutido no terceiro capítulo desta dissertação, o que pretendem os agentes aplicador e recebedor deste ato de fé e como se processam e se constituem os sistemas de prestações e contraprestações nesta prática ritual da IMMB. Metodologicamente, num primeiro momento, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a história e constituição da IMMB, em seguida, realizamos pesquisa de campo, onde analisamos essa comunidade e o sistema de trocas no ato do Johrei. Estabelecemos para tal, um procedimento de caráter descritivo com uma abordagem qualitativa e utilizamos o método etnográfico, além da realização de entrevistas pré-estruturadas por amostragem a sacerdotes, adeptos, membros e ex-membros, buscando respostas para as indagações estabelecidas na hipótese e objetivos específicos desta análise. Examinamos teorias científicas relacionando os dados obtidos em documentos, ensinamentos, experiências religiosas e entrevistas no intuito de constatar o fenômeno abordado, conjectura discutida e confirmada ao final deste trabalho.

  • JOÃO ALVES DO NASCIMENTO
  • O PASTOR E OS DESVALIDOS DO SISTEMA: Subsidiariedade no Episcopado de Dom Luciano José Cabral Duarte, nos anos de 1971 a 1998
  • Orientador : JOSE RODORVAL RAMALHO
  • Data: 16/06/2021
  • Dissertação
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  • A Doutrina Social da Igreja constitui a orientação da Santa Sé para as ações voltadas ao combate à exclusão e o resgate da cidadania dos desvalidos dos sistemas modernos. Sua gênese advém da Encíclica Rerum Novarum, do Papa Leão XIII (1891) e, do advento do Concílio Vaticano II, animou muitos bispos a construírem estratégias para a ajuda aos pobres. Esta pesquisa investigará o caso das ações pastorais da Arquidiocese de Aracaju, durante o episcopado de Dom Luciano José Cabral Duarte, nos anos de 1971 a 1998, onde a Doutrina Social da Igreja aparece em obras voltadas para as domésticas, lavadeiras, mulheres marginalizadas (profissionais do sexo), Centro Educacional Bem-Me-Quer, as pastorais, Fundação Manoel Cruz, Sociedade Sergipana de Cultura, Serviço de Assistência a Mendicância (Same) e a Promoção do Homem do Campo em Sergipe (PRHOCASE). Analisaremos tais ações à luz de um dos pilares da referida doutrina, o princípio da subsidiariedade.

  • IVANILTON ARAGÃO DE MOURA
  • A POESIA COMO HERMENÊUTICA DA VIDA: O SENSACIONISMO DE FERNANDO PESSOA SOB A ANÁLISE RELIGIOSA DA ARTE DE PAUL TILLICH
  • Orientador : JOE MARCAL GONCALVES DOS SANTOS
  • Data: 31/05/2021
  • Dissertação
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  • A proposta do trabalho é analisar o projeto estético do poeta Fernando (António Nogueira) Pessoa (1888-1935) sob a referência teórica de Paul (Johannes Oskar) Tillich (1886-1965), no que diz respeito à sua análise religiosa da arte. Com base numa fenomenologia da consciência de sentido, Tillich compreende cultura e religião como funções da ação criativa humana. Nesse quadro conceitual, a noção de estilo é determinante para a compreensão (analítico-hermenêutica) do caráter religioso de uma obra de arte. À luz dessa perspectiva, buscamos examinar o projeto estético do Sensacionismo de Pessoa, destacando tais aspectos e suas relações críticas no que se refere ao estatuto da modernidade. (...)

  • THAÍS CUNHA CAVALCANTI FERREIRA CORDEIRO
  • OS ARGUMENTOS DA RAZÃO E DA MORAL EM MILAGRES DE C.S. LEWIS – UMA CONTRIBUIÇÃO AOS DEBATES EM TORNO DO SOBRENATURAL E DOS MILAGRES
  • Orientador : CARLOS EDUARDO BRANDAO CALVANI
  • Data: 27/05/2021
  • Dissertação
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  • A presente pesquisa tem como escopo a compreensão da possível contribuição da obra Milagres de C.S. Lewis no tocante aos argumentos da moral e da razão contribuírem para o entendimento e justificação da possibilidade de existência do sobrenatural e dos milagres, que, para tanto, utiliza-se de um empenho lógico-analítico. Observando e analisando os argumentos de Lewis, analisaremos a dimensão da plausibilidade de seus argumentos, bem como do êxito do autor na tarefa à qual ele se propõe na obra Milagres, que é evidenciar a razão e moral humanas como provas indicativas da existência do sobrenatural, e não como provas absolutas acerca deste. Para isso, observaremos a própria compreensão do autor sobre os conceitos de naturalismo e sobrenaturalismo, como também os conceitos dos termos e a formulação dos argumentos da “razão” e da “moral” empenhados e elaborados por Lewis. Assim, delimitamos a análise dos argumentos de Lewis que tocam à questão dos milagres da criação, não analisando, portanto, os que tratam dos milagres de intervenção

  • MARCOS FARJALLA
  • A MULTIFACETADA PERSPECTIVA RELIGIOSA NA LITERATURA DE GOETHE
  • Orientador : ARTHUR EDUARDO GRUPILLO CHAGAS
  • Data: 29/04/2021
  • Dissertação
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  • A perspectiva religiosa de Johann Wolfgang von Goethe é um tema que se desdobra e demonstra o amplo potencial de expressão do Sagrado em suas obras literárias. Este entendimento nos leva, de imediato, à questão central do trabalho, qual seja: a relação entre Religião e Literatura. Mas, para que possamos nos aprofundar nas especificidades da temática proposta – a ligação entre as dimensões literária e religiosa nas obras de Goethe –, é importante nos determos à análise de alguns aspectos da modernidade, época na qual Goethe viveu, para entender de que maneira o seu tempo reverbera no pensamento e nas obras de sua autoria. Para tal, elaboramos esta pesquisa a partir de um método combinado entre elementos da Fenomenologia da Religião e da Teoria Social da Modernidade. Visando a demonstrar a expressividade da Religião nas obras de Goethe, procuramos, dentro destas perspectivas, analisar o vínculo entre Literatura e Religião nos escritos de Goethe tendo, como objeto de pesquisa, o seguinte questionamento: é possível considerar uma visão religiosa específica em meio a um contexto tão diverso? Para dar resposta a essa questão, analisamos três obras que, por fim, nos conduziram à demonstração e ao cumprimento do objetivo deste trabalho: “Os sofrimentos do jovem Werther” (1774); “As afinidades eletivas” (1809) e “Confissões de uma bela alma” (1796-1797). Partindo do conceito de fenômeno de interferência, de Albrecht Wellmer, a Arte seria – dentre as esferas de valor que tipificam a modernidade (Ciência, Moral e Arte) – a única capaz de dialogar com as demais, apontando para a totalidade religiosa. Nesse sentido, as obras de Goethe têm a pretensão de reconciliar o homem com a verdade; elemento de profundo significado teológico através da Arte – que é a aparência possível do Sagrado.

2020
Descrição
  • NAYRA ANDRADE MELO CAMPOS
  • A projeção da experiência religiosa: A busca por sentido como estratégia de enfrentamento (coping) pelos familiares de pacientes em UTI
  • Orientador : MARIA JEANE DOS SANTOS ALVES
  • Data: 27/07/2020
  • Dissertação
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  • As Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) são destinadas à pacientes graves com instabilidade de um ou mais órgãos e/ou sistemas. Por inúmeros motivos, entre eles, a propagação infecciosa, é que a entrada é restrita aos funcionários do setor, aberta aos familiares apenas em horários específicos e controlados. Aos familiares desses pacientes resta apenas o medo do desconhecido, assim como a insegurança pelo afastamento, associados à cultura de que as UTI’s são lugares destinados àqueles que irão morrer, o que intensifica os sentimentos de angústia e impotência. Sabe-se que, diante de situações de extrema dificuldade, sobretudo envolvendo o processo de vida/morte, como abordado neste estudo, inicia-se uma crise de significações e ressignificações que podem culminar numa desestruturação emocional completa, acarretando uma “perda de sentido de ser” que intensifica ainda mais o sentimento de angústia. Por este motivo, o familiar deve ser considerado tão paciente quanto o próprio ente internado, devendo ser dada a devida importância aos seus anseios, dores e perspectivas. Nesse momento de crise, as antigas representações podem não mais expressar aquilo que de antemão se propunha, e tal falta de sentido os impõe pensar e reformular conceitos, afim de manter-se a integridade emocional. Estratégias diversas são desenvolvidas afim de enfrentar a nova e difícil situação, toda e qualquer estratégia utilizada com essa finalidade chamamos coping. Quando o indivíduo busca enfrentar tais situações pelo amparo religioso, chamamos então coping religioso/espiritual. Cabe então uma reflexão acerca do tema, a compreender como e até que ponto a religião/espiritualidade pode influenciar o indivíduo no processo de enfrentamento (coping) de uma situação limite como é ter um ente querido em grave estado de saúde numa UTI. Objetivou-se então, através deste, analisar a partir de abordagem fenomenológica existencial, os aspectos contidos entre a experiência religiosa/espiritual e sua relevância para definir estratégias de enfrentamento (coping) em discursos de familiares de pacientes graves internados numa UTI. Para tanto, houve a busca pela participação de 10 sujeitos, e após aplicação de questionário oral semi-estruturado, pretendeu-se elucidar valorosas questões contidas nos discursos desses familiares, e a partir delas compreender o fenômeno. Após elencar hipóteses à conclusão deste trabalho, é que, mediante análise dos discursos, concluímos ter a experiência religiosa valor imprescindível na construção de sentidos, sendo ela a estratégia mais comumente utilizada nos processos de enfrentamento de situações traumáticas como a vivida pelos sujeitos participantes desta pesquisa.

  • NIVALDO ANTONIO DE JESUS
  • RELIGIÃO E EDUCAÇÃO NA TEOLOGIA DA CULTURA DE PAUL TILLICH: ELEMENTOS PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DO DEBATE EM TORNO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO NO BRASIL
  • Orientador : JOE MARCAL GONCALVES DOS SANTOS
  • Data: 08/07/2020
  • Dissertação
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  • O presente trabalho constitue uma investigação sobre o tema da educação na teologia da cultura de Paul Tillich e visa identificar elementos teóricos, tanto nas categorias de análise do filósofo e teólogo teuto-americano quanto em suas concepções filosófico-religiosas da cultura, que lancem luz sobre o atual debate acerca dos modelos de Ensino Religioso (ER). Por extensão, este estudo pretende ainda analisar a pertinência da filosofia da religião e da cultura de Tillich ao campo epistemológico do ER face às exigências legais de um modelo não confessional, não proselitista e de respeito à diversidade cultural religiosa. A metodologia do trabalho propõe-se analisar obras basilares da teologia da cultura de Paul Tillich a partir do argumento central em que o mesmo aborda a educação como objeto de sua Teologia da Cultura, que é o tema da formação do indivíduo e o da educação humanística. Nas conclusões destacamos a relação entre subjetivação e religião a fim de ampliar o escopo temático do objeto de estudo. Assim sendo, esta dissertação divide-se em três partes principais: o primeiro capítulo, onde a teologia da cultura de Paul Tillich é apresentada, e relacionada com a educação, especialmente a de caráter humanístico religioso; o segundo capítulo, onde o debate sobre os três modelos legais de ER e a secularidade do Brasil é examinado e contextualizado no debate da área da Ciências da Religião nos últimos anos; e o terceiro capítulo, em que problematizaremos o debate dos modelos de ER em relação à teologia da educação tillichiana.

  • CHARLISSON SILVA DE ANDRADE
  • TEOLOGIA EM PERSPECTIVA AFRODIASPÓRICA E ANTIRRACISTA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL CORRELATIVO ENTRE A TEORIA DECOLONIAL E A TEOLOGIA NEGRA DA LIBERTAÇÃO
  • Orientador : JOE MARCAL GONCALVES DOS SANTOS
  • Data: 01/04/2020
  • Dissertação
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  • A Teologia Negra da Libertação, sistematizada em meados do século XX, constitui-se a partir da experiência afrodiaspórica nas Américas e no contexto de protesto contra o domínio colonial branco na África. Orientada pelos princípios de Libertação e Justiça, esta perspectiva teológica correlaciona a mensagem cristã com a situação histórico-cultural em que está inserida, objetivando uma transformação concreta na história, ao engajar-se na luta antirracista. A partir da constatação da crítica teológica negra à pretensa universalidade da teologia euro ocidental, tomamos como objetivo geral analisar o potencial correlativo entre a teoria decolonial e a Teologia Negra da Libertação, considerando as situações históricas que condicionam a hermenêutica de ambas, sobretudo no que diz respeito à relação entre modernidade, religião e colonialidade. Para realizar a análise, recorremos a autores como Paul Tillich e Claude Geffré, no que se refere à compreensão dos teóricos mencionados sobre a condição hermenêutica da teologia, sintetizada no “método de correlação” e na concepção de “virada hermenêutica”, respectivamente. No primeiro momento, traçamos um panorama da Teologia Negra da Libertação, nos Estados Unidos e no Brasil, destacando a constituição correlacional entre teologia e “situação”, identificando a hermenêutica implicada nessa teologia, radicalizada na afirmação do corpo do sujeito teológico como uma condição sem a qual não há hermenêutica teológica, e a luta contra o racismo como o seu ponto de partida. Em seguida, identificamos os principais argumentos críticos e propositivos da teoria decolonial em sua hermenêutica engajada contra o eurocentrismo, que, ao compreender a colonialidade enquanto constitutiva da modernidade, e não derivativa, sugere a reconstituição epistêmica dos povos subalternizados. A partir disso, analisamos a correlação entre teoria decolonial e produção intelectual afrodiaspórica e o possível lugar da teologia no projeto decolonial, nos apropriando de um critério estabelecido pelos teóricos decoloniais, em que a articulação entre lugar social e lugar epistêmico é imprescindível para a formulação de um discurso contra-hegemônico comprometido com os oprimidos. Por fim, analisamos o potencial correlativo entre a teoria decolonial e a Teologia Negra da Libertação. Após termos abordado a hermenêutica da modernidade realizada pelos teóricos decoloniais e identificar a presença de sua perspectiva na hermenêutica teológica negra e sua resposta teológica às perguntas implícitas na “situação”, privilegiando a análise do livro O Deus dos oprimidos, de James Cone, pudemos afirmar a Teologia Negra da Libertação como uma teologia afrodiaspórica, antirracista e decolonial.

  • ANTÔNIO SANTOS
  • SHOW DA FÉ: ESPETÁCULO E TELEVISIBILIDADE NA IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS
  • Orientador : PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR
  • Data: 20/03/2020
  • Dissertação
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  • Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas adotadas pela Igreja Internacional da Graça de Deus no programa televisivo “Show da Fé” como estratégia de atração de fiéis. Este surgiu em 2003 com a finalidade de divulgar através das mídias sociais, especialmente na televisão, uma programação religiosa diferenciada para o Brasil e também para o exterior. Procura-se conhecer sua emergência, natureza, técnicas utilizadas e os bens simbólicos de salvação apresentados no programa. A Igreja Internacional da Graça de Deus, comumente chamada, Igreja da Graça, é uma dissidência da Igreja Universal do Reino de Deus, de origem neopentecostal, fundada por Romildo Ribeiro Soares, conhecido como Missionário R. R. Soares. Parte-se da premissa de que as transformações no campo religioso brasileiro favoreceram o aparecimento desse novo movimento neopentecostal, que nasceu apoiado na teologia da prosperidade e vem utilizando a mídia e os meios de comunicação de massa, sobretudo, a televisão, como ferramenta de atração de fiéis. Busca-se investigar as características deste fenômeno religioso e sua adequação aos componentes da indústria midiática. Além disso, investiga-se como o “Show da Fé”, enquanto um espetáculo religioso, influenciado pela mídia é reestruturado segundo a lógica da indústria midiática. Busca-se também, averiguar os bens simbólicos ofertados no citado programa, sobretudo a partir do trabalho religioso adotado pelo Missionário R. R. Soares. Parte-se da ideia de que o Missionário R. R. Soares adere à lógica da indústria midiática como forma de manutenção do seu empreendimento religioso no disputado mercado de bens simbólicos de salvação. Busca-se também, fazer uma relação de como a figura do Missionário R. R. Soares está relacionada com a noção de televisibilidade, tal como ao seu carisma, no programa televisivo. Finalmente, a pesquisa ora encaminhada, tem a proposição de que o missionário adere à lógica da indústria midiática e utiliza os bens simbólicos no programa televisivo “Show da Fé” estruturado no trabalho religioso para atração de fiéis

  • CARLOS ANTONIO ALBAREDA BARCELOS
  • Narrativas de conversão dos apenados às religiões neopentecostais na penitenciária COMPAJAF em Aracaju-SE
  • Data: 19/03/2020
  • Dissertação
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  • O presente estudo é fruto de constantes inquietações sobre as narrativas de conversão dos apenados, na Unidade Prisional COMPAJAF, Aracaju- Sergipe, que segundo eles, se converteram a doutrina da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) dentro do cárcere. Os seus discursos, nos possibilitaram compreender como as sociedades humanas estabelecem vínculos a partir de necessidades comuns, nos permitiram examinar as táticas e investimentos utilizados pela IURD, em busca de captação de novos perfis de fiéis, nos presídios brasileiros, especificamente em Aracaju (SE), estratégias capazes de mudar o comportamento da administração do sistema prisional e a relação com outras Igrejas, os procedimentos realizados pelos pastores e obreiros da IURD durante os cultos na prisão, e a conversão da população carcerária. Na versão dos internos, após a conversão religiosa, os tratamentos são diferenciados pela direção prisional, pelas benesses dos “irmãos da igreja” ao demostrar que realmente foram “tocados” pelo Espirito Santo. Partindo dos testemunhos dos sentenciados do COMPAJAF, esse trabalho apresentou condições, ainda que parcialmente, de analisar as narrativas entre indivíduos que se converteram, depois de uma vida no mundo do crime, observando a mudança de comportamento ou, utilizam-se desse subterfugio para adquirir uma posição mais confortável durante seu aprisionamento. Por fim, confrontar os discursos dos apenados e da IURD. O posicionamento da referida Igreja e das transformações ocorridas nas vidas dos internos, durante o claustro e depois, ao adquirir o Livramento Condicional; por outro lado, buscou-se decifrar se as narrativas de conversão dos apenados não passam de um teatro em que eles fazem o função de atores, interpretando o papel do “Bom Samaritano”, embasados na Parábola bíblica relatada no Novo Testamento.

  • DOUGLAS LIMA DA COSTA
  • Cosmovisões em conflito: discurso cristão x discurso acadêmico na Universidade Federal de Sergipe
  • Orientador : JOSE RODORVAL RAMALHO
  • Data: 19/03/2020
  • Dissertação
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  • A combinação entre fé e razão é um dos pilares constitutivos do cristianismo. Não é por acaso que a Igreja Católica protagonizou a criação das primeiras instituições universitárias em Bolonha, Paris, Cambridge e Oxford, em meados do longínquo século XII. No Brasil, a trajetória das universidades obedeceu à outra lógica, mais secular. No entanto, as tensões que envolvem o modus ciência x religião não se esgotaram. A dinâmica da modernidade pôs em xeque a linearidade atribuída ao processo de secularização. A força do pensamento secularizado tem atuado veementemente na legitimação do afastamento da religião dos espaços públicos, dentre eles, o campo universitário. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo identificar as tensões que revestem a vivência de cristãos no ambiente acadêmico da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão, embasada nas técnicas de construção dos dados empíricos - pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo através de entrevistas individuais semiestruturadas e análise de conteúdo dos grupos focais. Os resultados obtidos estruturaram a construção das categorias de análise: perda de plausibilidade, fanatismo e religião e comportamentos. Através destas, concluiu-se que o ambiente acadêmico se revela conflituoso a estes indivíduos, que além do viés religioso, estabelecem entre si conexões e promovem o diálogo entre fé e razão no ambiente acadêmico.

  • RAMON DIEGO FONSECA COSTA
  • ENSINO RELIGIOSO E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: Estudo de caso na comunidade Quilombola Mussuca/ Laranjeiras –Sergipe
  • Orientador : PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR
  • Data: 13/03/2020
  • Dissertação
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  • No ambiente escolar percebe-se a emersão de uma realidade multicultural, implicando em tensões e conflitos denunciados pela comunidade escolar. Antes objetivava-se a homogeneização cultural, através da manutenção de uma tradição multicultural, a escola é chamada a encarar a pluralidade de culturas e assim reconhecer os diferentes sujeitos socioculturais presentes em seu contexto. Embora o pluralismo religioso não seja uma novidade, as instituições religiosas cristãs sempre gozaram de uma hegemonia, advinda de sua relação política na história do ensino no Brasil, tais questões ainda continuam não superadas, mas vislumbra-se o avanço do ponto de vista formal com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/1996), especificamente na reformulação do artigo 33 (lei 9.475/1997) esse implementou o ER em escolas públicas. O ER enquanto área do conhecimento desenvolve-se historicamente através de disputas nos campos político, educacional e religioso. Tal fato suscita inúmeros debates, em especial no que tange ao modelo de ensino a ser adotado, destacando-se sobretudo a dicotomia entre o ER confessional e não confessional. O presente estudo propõe discutir o Ensino Religioso enquanto um elemento relacionado ao processo de construção identitária em uma comunidade quilombola, tomando como referência a Lei 10639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afrobrasileira. Neste sentido, objetiva analisar o Ensino Religioso enquanto disciplina escolar, bem como as tensões entre religião e afirmação identitária na Escola Municipal Prefeito José Monteiro Sobral, na comunidade quilombola Mussuca, Laranjeiras/SE.

2019
Descrição
  • GENISSON MELO DOS SANTOS
  • A “(re)descoberta do mistério pascal” na música neocatecumenal: paradigmas judaicos em uma iniciação cristã
  • Orientador : CARLOS EDUARDO BRANDAO CALVANI
  • Data: 24/04/2019
  • Dissertação
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  • O Concílio Vaticano II foi responsável por diversas transformações na Igreja Católica Apostólica Romana. Isso se evidencia de diferentes maneiras, afetando principalmente o aspecto litúrgico e pastoral. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a maneira como o itinerário denominado Caminho Neocatecumenal atua nesse contexto de renovação, buscando, sobretudo, ressaltar o modo como operam transformações no campo litúrgico e catequético. Para tanto, serão tomados como objeto formal os artifícios estéticos e musicais produzidos e adaptados pelo grupo, que tomam lugar nas suas celebrações. Este movimento que se apresenta como um itinerário de iniciação cristã de adultos possui uma série de características peculiares, sobretudo no que diz respeito ao aporte de elementos oriundos do judaísmo. Nossa pesquisa centrou-se na análise de como o uso de elementos de outra tradição religiosa se legitima institucionalmente no âmbito da modernidade, apontando para as tensões que surgem a partir da modulação da liturgia católica operada por esse grupo de viés leigo, que assinala uma dentre várias possibilidades de descoberta da herança confessional católica, surgidas após o Concílio Vaticano II. Por fim, ressaltamos as mudanças paradigmáticas propostas pelo ideário neocatecumenal e como este se apresenta como solução para o resgate de uma vivência integral do cristianismo, onde o encontro com o Sagrado é proposto através da trajetória biográfica dos participantes, dentro de suas próprias situações concretas

  • ITANIA MARA SANTOS
  • Teologia do corpo em Adélia Prado: uma proposta religiosa transgressora
  • Orientador : CARLOS EDUARDO BRANDAO CALVANI
  • Data: 23/04/2019
  • Dissertação
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  • A presente pesquisa é fruto de constantes inquietações sobre a concepção teológica a respeito do corpo presente na obra de Adélia Prado. Qualificamos tal concepção como “transgressora” em virtude da liberdade e ousadia com que o tema é tratado em suas poesias, principalmente aquelas que apresentam referências religiosas. O objetivo geral do presente estudo é compreender o modo pelo qual Adélia Prado situa em sua poesia o corpo como lugar sagrado, fonte da experiência religiosa e poética, tentando identificar os mecanismos utilizados pela autora para se isentar da visão dicotômica consolidada no pensamento cristão e na sociedade. Essa formulação tem como hipótese o descortinamento da sexualidade de uma senhora religiosa; bem como, apesar de demonstrar conhecimento teológico e dos dogmas de sua religião, a poesia dela não corrobora com as formulações religiosas. Ao mesmo tempo, a poetisa não rompe com sua tradição cristã. Nosso percurso num primeiro instante versa sobre o entrelaçamento entre teologia e literatura; a segunda parte dessa proposta apresenta, ainda que breve, um estudo de caráter histórico sobre o itinerário do corpo feminino na Igreja Católica quanto ao exercício da sexualidade, tendo em vista a história do corpo sob a ótica feminista tanto católica quanto protestante. E, por fim, no terceiro e último capítulo expomos, com base na arte poética da escritora Adélia Prado, como as questões concernentes ao corpo e à sexualidade aparecem em sua obra ressignificadas. Portanto, essa investigação traz em sua metodologia a obtenção de dados históricos. Primeiro, será feito um levantamento de cunho hermenêutico bibliográfico, a fim de obter um resultado atual com dados novos e relevantes para os estudos dentro dessa temática que aborda a obra literária de Adélia Prado. Para tal análise, faremos uso de diversos aportes teóricos. Ao final, a dissertação conclui que, apesar da tradição cristã menosprezar os desejos eróticos, especialmente femininos, levando a teologia a marginalizar as questões relacionadas ao corpo, a obra de Adélia Prado subverte essa concepção a partir da poesia, elegendo o corpo como espaço de vivência da espiritualidade e de ressignificação do sagrado. Em muitas de suas poesias, o corpo é o elemento fundante da experiência poética e da experiência religiosa, superando a tradicional dicotomia entre sagrado e profano. Tal perspectiva é que configura e qualifica a poesia de Adélia como proposta de uma religiosidade transgressora.

  • LUCIANA DOS SANTOS BOMFIM
  • ÊXTASES DO "EU" EM UM MUNDO DILACERADO: UMA ANÁLISE ESTÉTICO-RELIGIOSA DA POESIA ANJOSIANA
  • Orientador : JOE MARCAL GONCALVES DOS SANTOS
  • Data: 16/04/2019
  • Dissertação
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  • A presente dissertação realiza uma análise estético-religiosa da poesia do poeta paraibano Augusto dos Anjos na sua obra única – intitulada Eu –, partindo da teologia da cultura de Paul Tillich. A problematização parte da caracterização do eu lírico como tema de si mesmo, ou seja, um eu que, assumindo liricamente uma condição extática, expressa a realidade na qual está inserido e dessa maneira, compreende a sua existência no mundo. O título Êxtases do Eu em um mundo dilacerado: uma análise estético-religiosa da poesia anjosiana, trata dessa complexa relação entre eu e mundo a partir da poesia, trazendo para o cerne da questão a dicotomia da linguagem entre subjetividade e objetividade, como um vetor de criatividade artística e hermenêutica da condição humana. Estruturalmente, o objetivo do primeiro capítulo, é identificar e descrever a obra anjosiana visando a construção e introdução do objeto de estudo, por meio da fortuna crítica do poeta e caracterização do eu lírico em Anjos. O segundo capítulo estabelece, por meio dos referenciais teóricos definidos, as mediações para a análise estético-religiosa da poesia anjosiana em relação à teologia da cultura de Paul Tillich. Finalmente, no terceiro capítulo, apresenta-se uma análise dos poemas do Eu à luz da relação teologia e literatura na perspectiva da problematização proposta. Considera-se para os objetivos apresentados, portanto, que a poesia anjosiana seja compreendida enquanto produção cultural que realiza uma mediação simbólica entre a existência e o real, e que por meio dessa relação, permite a realização e a expressão poética do que Tillich define como incondicionalidade de sentido.

  • CLAUDIO DE JESUS SANTOS
  • NÃO CHUTA QUE É MACUMBA:A patrimonialização do Ilê Axé Opô Afonjá esua contribuição no fortalecimento de uma identidade afro-religiosa no Brasil.
  • Orientador : HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI
  • Data: 29/03/2019
  • Dissertação
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  • Os terreiros de candomblé chegam ao século XXI demarcando o seu espaço na composição do patrimônio cultural brasileiro por meio da preservação da memória do seu povo e de sua comunidade, trazendo para si uma importância que vai além do culto aos orixás. É por essa razão, percebendo cada vez mais os enlaces entre espaços eleitos como patrimônio e que abrigam funções religiosas, que tencionamos uma reflexão das implicações geradas no campo religioso, mais especificamente nas construções de sentido da religião. Com isso nos interessa saber se o processo de patrimonialização dos terreiros possibilita o fortalecimento de uma identidade afro-religiosa ressignificada para o candomblé no Brasil. É de interesse específico também analisar a construção dos bens culturais simbólicos e as estratégias para a legitimação de um “patrimônio sagrado” por parte das comunidades afro-religiosas. Com a finalidade de alcançarmos o objetivo proposto fizemos uso de uma revisão bibliográfica aliada ao método etnográfico tendo como lócus de estudo o Ilê Axé Opô Afonjá, situado no Estado da Bahia, estabelecendo uma ação metodológica interdisciplinar entre Ciências da Religião e outros campos do conhecimento. Os resultados parciais apontam para a mudança de um “status religioso” no candomblé na contemporaneidade a partir do processo de patrimonialização gerando assim novas formas de organização no universo das religiões de matriz africana e contribuindo para sua divulgação midiática.

  • LUDMILLA SILVA DE OLIVEIRA
  • Rito Sagrado: ressignificações da liturgia pós Concílio Vaticano II
  • Orientador : LUIS AMERICO SILVA BONFIM
  • Data: 28/03/2019
  • Dissertação
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  • A ritualização é uma das principais características de institucionalização da Igreja Católica. Suas celebrações sempre envolveram elementos suntuosos que fascinam pela beleza, cor e música, valorizando e ornamentando os ritos. Sendo assim um dos centros da discussão do Concilio Vaticano II foi, justamente, a natureza da liturgia católica nesse mundo cada vez mais globalizado, culturalmente plural, pragmático e hedonista. Tudo se inicia com o Concílio Vaticano II que é considerado um momento em que a igreja católica tentou, justamente, esse aggiornamento, essa adaptação aos “ventos modernos”, uma aproximação com um padrão societal que, no centro de suas preocupações, buscava uma racionalidade eficiente em todas as suas esferas de ação. Isso significa, entre outras, que a mentalidade moderna tende a afirmar, no seu cotidiano, tudo que seja funcional, útil, prazeroso, rápido A missa tridentina como é normalmente chamada ou “missa de sempre” como os adeptos a ela costumam se referir, nunca foi abolida, porem se viu durante muito tempo esquecida ou até “marginalizada” da grande maioria dos católicos. Seu retorno se deve em partes a grande resistência de grupos conservadores que desde o papado do beato João Paulo II tenta aprovação de Roma para a retomada da mesma. Os resultados dessa discussão foram de grande impacto, pois reestruturou o centro litúrgico da vida católica, a missa. Ainda hoje, as polêmicas sobre a liturgia alimentam boa parte dos fiéis dessa tradição religiosa, pois as interpretações sobre as decisões do Vaticano II continuam se mostrando diversificadas e provocando consequências concretas no cotidiano da igreja em redor do mundo. Esse trabalho visa mostrar como cada vez mais grupos de jovens tendam retomar tradições anteriores ao concilio e como a sociedade e a Igreja tem visto esse movimento. Todos esses elementos serão apresentados a partir da percepção do grupo de Sergipe e de um grupo do Whatsapp que envolve pessoas do Brasil inteiro. Após estas reflexões parte-se para o estudo das recentes reações romanas e dos leigos, traz uma discussão a partir de questões além do religioso, para tentar entender o perfil social desses integrantes e o que desejam com essa retomada da religião ao centro da sociedade.

  • EDVANIO DE JESUS NASCIMENTO
  • A MISTAGOGIA DE CIRILO DE JERUSALÉM E SEU RESGATE NA CATEQUESE PÓS-VATICANO II
  • Orientador : CICERO CUNHA BEZERRA
  • Data: 22/03/2019
  • Dissertação
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  • O processo de iniciação cristã, entendido como portador de uma experiência com o mistério, é um tema presente na Igreja Católica desde os seus primórdios e permanece como orientação catequética no contexto do Pós Vaticano II. Essa pesquisa tem como objetivo, portanto, estabelecer as relações e influências das catequeses mistagógicas de Cirilo de Jerusalém na formação de crianças, jovens e adultos, nos documentos catequéticos atuais. Para tanto, busca-se delimitar a relação entre mistagogia e mistério, no âmbito do cristianismo primitivo, visando entender a relação intrínseca entre a linguagem e a condição de incondicional mistério de Deus. Como apoio teórico se utilizou da proposta de autores como o teólogo Paul Tillich, que adverte para uma não visão superficial do mistério, bem como, Leonardo Boff que, ao esboçar uma concepção de mistério, o faz na relação direta com o processo de iniciação das religiões mistéricas. Também, como consequência da relação entre mistério e linguagem, trabalhou-se o valor da dimensão simbólica. No segundo capítulo, buscou-se, de modo mais específico, nas relações entre mistagogia e catequese no pensamento de Cirilo de Jerusalém. Por fim, no terceiro capítulo, foi observado como o pensamento mistagógico de Cirilo de Jerusalém fundamenta o desenvolvimento da catequese mistagógica, pós o Concílio Vaticano II, a luz de alguns documentos do magistério que orienta a superar a prática catequética existente para uma catequese de inspiração catecumenal.

  • ALMIR LIMA ANDRADE
  • DO ÊXTASE À ÉTICA: O MOVIMENTO PROFÉTICO E SUAS APROPRIAÇÕES PELA TEOLOGIA PROTESTANTE DO INÍCIO DO SÉCULO XX
  • Orientador : CARLOS EDUARDO BRANDAO CALVANI
  • Data: 19/03/2019
  • Dissertação
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  • Em muitas tradições religiosas, a figura carismática do profeta desempenha importante papel, como mediador da Revelação e, por conseguinte, a possibilidade de transposição das limitações do conhecimento humano. Características desse fenômeno que nunca esteve restrito apenas às tradições judaico-cristãs, nem tampouco foi limitado a uma determinada época, povo ou região, foram preservadas literariamente em diferentes documentos, inclusive nos textos bíblicos. Movidos por carisma pessoal e impulsionados por uma experiência eminentemente extática, os profetas do antigo Israel anunciaram os oráculos divinos, denunciaram as contradições de ordem econômica, política e religiosa e transmitiram, através do seus discursos, vaticínios e oráculos, o acontecer da palavra de Javé. Como parte integrante do cânon bíblico, os textos proféticos foram e ainda são muito caros à teologia protestante. Porém, embora os elementos éticos da profecia sejam tratados com esmero, o elemento extático inerente ao profetismo parece ser minorado e até mesmo evitado nas releituras e apropriações deste movimento. O objetivo da presente dissertação é compreender o modo como teólogos e biblistas protestantes do início do século XX, especialmente Paul Tillich, interpretaram as narrativas sobre o movimento profético no antigo Israel. Parte-se da hipótese de que a teologia protestante do início do séc. XX adotou uma interpretação particular do movimento profético do antigo Israel. Neste sentido é possível que a complexidade própria do profetismo não tenha sido totalmente explorada, tendo em vista o intencional destaque do elemento ético da profecia, e ao mesmo tempo a sutil negligência ao aspecto extático da mesma. A dissertação pretende, no primeiro capítulo, apresentar o profetismo veterotestamentário a partir da sua relação com o êxtase, apontando os antecedentes que influenciaram este movimento bem com os diferentes tipos de profetismos produzidos no antigo Israel . No segundo capítulo o trabalho mostrará as possíveis influência que levaram à moderna sublimação, ainda que não intencional, do êxtase profético nos círculos teológicos. O terceiro capítulo pretende mapear a leitura que Tillich fez dessa literatura, através da análise dos conceitos razão, revelação e êxtase, bem como abordará as possíveis causas para essa interpretação.

  • ROGERIO ANDRADE DOS SANTOS
  • As comunidades Eclesiais de Base na província eclesiástica de Sergipe
  • Orientador : ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
  • Data: 18/03/2019
  • Dissertação
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  • As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são formas de organização da Igreja Católica a partir de pequenas comunidades lideradas por leigos, sob acompanhamento do pároco local, uma vez que são vinculadas às paróquias. As comunidades têm por características o uso da Metodologia VER-JULGAR-AGIR e a vivência dos princípios da Teologia da libertação: opção preferencial pelos pobres, mediação socioanalítica ao invés da filosófica para avaliar a realidade, interpretar as escrituras e construir práticas de libertação social. Devido à mediação socionalítica, tais comunidades existem de maneiras diferentes em cada contexto em que surge, por isso essa dissertação propõe uma análise das CEBs na Província Eclesiástica de Sergipe. Para isso, o primeiro capítulo apresenta o que são as CEBs como surgiu e se desenvolveu na América Latina e no Brasil; o segundo capítulo apresenta a criação da Diocese de Aracaju e, depois, sua elevação a categoria de Arquidiocese, com o desmembramento nas Dioceses de Estância e Propriá, destacando o percurso histórico que estimulou ou impediu o desenvolvimento das CEBs nessa província eclesiástica; o terceiro capítulo tem como objetivo o levantamento das CEBs que existiram e das que ainda existem na província eclesiástica; o quarto capítulo abordará a atualidade das comunidades nesses contexto de Brasil e do Pontificado do Papa Francisco.

2018
Descrição
  • JOÃO ROBERTO MARQUES CORDEIRO
  • ASPECTOS DO CRISTIANISMO NO TEXTO DRAMÁTICO HAMLET DE WILLIAM SHAKESPEARE
  • Orientador : ARTHUR EDUARDO GRUPILLO CHAGAS
  • Data: 06/08/2018
  • Dissertação
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  • O presente trabalho visa identificar e aprofundar os elementos mais significativos acerca do cristianismo presentes na obra Hamlet, de William Shakespeare. Absolutamente pacificado é o reconhecimento da presença de tais elementos, permanecendo, entretanto, a discussão acerca de qual religião estes referenciam, catolicismo ou protestantismo, bem como acerca da natureza essencial da obra, cristã ou secular. Ademais, adentrar-se-á no estudo sobre os reflexos e inovações trazidas pela referida obra, uma vez que esta traz de forma vanguardista a concepção da individualidade do ser. Assim, verificar-se-á que Hamlet encontra-se no ponto de intersecção da metamorfose entre o velho e o novo, passado e futuro, medieval e moderno, catolicismo e protestantismo. Tendo-se em vista a evidente influência do contexto histórico-sócio-cultural no qual estava inserido Shakespeare, na própria obra Hamlet, este trabalho abordará o cenário vivido na Inglaterra na época da feitura da obra, bem como os eventos que resultaram naquela situação.

  • THIAGO BORGES DE SANTANA
  • O LIVRO DE DANIEL EM OPOSIÇÃO AO EPICURISMO: A RELAÇÃO ENTRE A LITERATURA APOCALÍPTICA JUDAICA E A FILOSOFIA HELENÍSTICA NO SÉC. II a.E.C
  • Orientador : ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
  • Data: 09/04/2018
  • Dissertação
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  • A expansão do império macedônico, sob a égide de Alexandre o Grande, impulsionou a adesão de dimensões culturais helênicas pelo mundo Ocidental e Médio-Oriental em um processo de circularidade cultural denominado de helenização. Contudo, houve contestações a dominação cultural helenística. Desse modo, esta pesquisa investigou a oposição ao epicurismo constatada no livro veterotestamentário Daniel, o qual é resultante de uma experiência sócio-religiosa e colocou em evidência o princípio de fidelidade a Javé. O apocalipse daniélico apresenta uma concepção de que a divindade monoteísta judaica interfere na história de modo definitivo, pois no final dos tempos julgará todos os infiéis (Dn 7, 13-14). Esta percepção se opõe sobremaneira ao pensamento de uma escola filosófica do período helenístico, a epicurista. Tal sistema filosófico veiculava que os deuses eram ataráxicos, bem aventurados, imperturbáveis, incompatível com qualquer sentimento humano. Então, a partir de uma abordagem cultural do fenômeno religioso investigou-se, se o livro de Daniel, redigido em uma linguagem apocalíptica, apresenta uma proposta de modo de vida sócio-religiosa fazendo uma contra argumentação a doutrina epicurista ao mesmo tempo em que fomentava a manutenção de uma identidade judaica ligada a divindade Javé no II séc. a.E.C.

  • JURACY DE ARIMATÉIA ROSA JUNIOR
  • XIRÊ: Troca, fluxo e circulação do axé como forma de manutenção da sociabilidade no Candomblé
  • Orientador : LUIS AMERICO SILVA BONFIM
  • Data: 06/04/2018
  • Dissertação
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  • Este trabalho tem como objetivo identificar de que forma os processos de troca nos rituais públicos de candomblé kétu, mais precisamente nos xirês (festividades de culto a orixá), interferem na manutenção da sociabilidade e na circulação de axé, fortalecendo os laços entre as comunidades internas e externas ao terreiro, como forma de aproximação e troca de saberes. A pesquisa tem como hipóteses: a) que a festa do xirê caracteriza-se como fenômeno das trocas em rituais públicos do candomblé junto ao público externo como forma de externalização de suas práticas; b) as suas trocas contribuem para a manutenção da sociabilidade e circulação do axé; c) as pessoas convidadas estão, direta ou indiretamente, homenageando os orixás, mantendo vivos os elementos culturais/religiosos do candomblé kétu. Do ponto de vista metodológico, esta será uma investigação de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, recorrendo-se ao método etnográfico. Por mais que existam trabalhos acadêmicos sobra a temática do candomblé kétu, esta pesquisa propõe um olhar a partir das Ciências da Religião, com a produção de conhecimento, permitindo esclarecer um assunto não suficientemente investigado no âmbito do fenômeno religioso no Brasil. Além de sua relevância e amplitude, o presente estudo pretende ser uma contribuição inovadora na linha de pesquisa que envolve o campo religioso brasileiro, possibilitando compreender assuntos que permeiam o papel decisivo das religiões de matriz africana na constituição das identidades socioculturais do país e nas relações humanas e sociais. Esta pesquisa pode contribuir ainda trazendo novos conceitos e novas formas de entendimento da realidade na temática das religiões de matriz africana.

  • IZAIAS DOS SANTOS GOES GOMES
  • Agostinho de Hipona: o mal e sua relação com a vontade humana
  • Orientador : CICERO CUNHA BEZERRA
  • Data: 28/02/2018
  • Dissertação
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  • Este estudo visa analisar a relação entre a vontade humana com o problema do mal a partir do pensamento de Agostinho. Desde a sua juventude Aurélio Agostinho questionava-se sobre o problema do mal e viu no dualismo maniqueísta uma resposta razoável como solução para o problema. Depois de quase uma década no maniqueísmo, Agostinho mudou-se para Roma e posteriormente, Milão onde participou de grupo de estudos platônicos. Contudo, o contato de Agostinho, em Milão, com o bispo católico Ambrósio levou-o a conversão ao catolicismo e com isso o abandono do maniqueísmo. A partir disso, Agostinho elaborou sua teoria sobre o mal, a que está relacionada diretamente à vontade humana. Nessa perspectiva, o mal não é um ser, como ensinava o maniqueísmo, mas fruto da vontade livre do ser humano que, por livre vontade, deixa de querer Deus como bem supremo para querer um bem inferior ou a si mesmo. Dessa forma, pela vontade o ser humano se priva de Deus corrompendo a relação entre o divino e o humano.

  • INGRIT MACHADO JAMPIETRI DE PAIVA
  • Ideologia de gênero, novo martelo das feiticeiras: um histórico da cruzada contra gênero empreendida pelo campo católico conservador
  • Orientador : ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
  • Data: 23/02/2018
  • Dissertação
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  • Nas últimas décadas cresceu o engajamento por Políticas de Ação Afirmativa a níveis nacionais e internacionais. Diversas especificidades foram aclamadas ampliando o leque de reivindicações, possibilitando o emergir de políticas com enfoques de gênero. O sistema educacional brasileiro como Política Pública passa a ser repensado de modo a possibilitar que estereótipos não marginalizem mulheres, homossexuais, transgêneros etc. Em 2014 em vista da aprovação do PNE (2014-2024) houve no Brasil grande discórdia. De um lado aqueles que movidos por pesquisas de gênero, movimentos feministas e LGBTs, desejavam que a educação tivesse como meta a “superação de desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual”; do outro, coletivos religiosos que denominavam a inclusão desta meta como “Ideologia de Gênero”, que teria como objetivo homoerotizar as crianças, incentivar a sexualidade infantil e destruir a família natural. As pressões dos grupos religiosos conservadores surtiram efeito e ocasionaram a supressão das especificidades a serem superadas. Desde então, vários levantes conservadores contra gênero têm sido observado em nosso País. Esse processo tem sido encabeçado por especialistas do Campo Católico Conservador que usando o discurso do pânico e sob o manto de uma falseada univocidade buscam mediar as mudanças sociais, culturais e políticas, principalmente aquelas ligadas às mulheres e a minorias LGBTs. Compreender como os agentes do Campo Religioso operam as relações de forças concorrenciais e correlacionais na luta política é caminho relevante dentro das Ciências da Religião por permitir que vislumbremos seu papel nas mudanças e constâncias do mundo. Como fruto de pesquisa, essa dissertação tem como objetivo apresentar o histórico da construção do inimigo imaginário comum a ser combatido - a “ideologia de gênero” - pelo Campo Católico Conservador proporcionando um olhar crítico de como se deram as relações de forças entre o Campo Católico Conservador e avanços nos estudos e políticas que contemplam a categoria gênero. Buscando compreender este processo, utilizamos como ferramenta o método histórico-crítico e a análise sociológica do francês Pierre Bourdieu. Os levantamentos históricos estão apresentados como movimento de cruzada contra gênero que busca recuperar o território ideário tensionado pelos estudos de gênero. O primeiro capítulo traz o enfoque teórico que sustenta a dissertação, ou seja, quais foram os critérios para as demarcações das lutas e cumplicidades, e, como a luta da Igreja Católica Romana contra gênero tem sido compreendida nos estudos que contemplam gênero e religião no Brasil. O capítulo dois faz um histórico que vai das lutas feministas, a criação e desenvolvimento da categoria analítica gênero, a articulação das Políticas de Ação Afirmativa que contemplam gênero e sua repercussão nas políticas brasileiras. No terceiro capítulo o histórico se concentra nas contrarreações da ala conservadora da Igreja desde as lutas políticas, passando pela alcunha da “ideologia de gênero”, a cruzada transnacional empreendida pelo setor conservador da Igreja Católica Romana e sua reprodução discursiva no Brasil. Na análise das movimentações apresentamos como a ação prática dissimulativa e o hibridismo do habitus sociorreligioso possibilita a naturalização de esquemas de percepção e ação que escamoteiam a origem da luta e permitem cumplicidades em torno da proteção à família natural. Essa situação nos leva a compreender que os especialistas do Campo Católico Conservador buscam mediar as lutas correlacionais e concorrenciais – progresso na medida certa - a fim de manterem-se nas estruturas hegemônicas.

  • GICELIA SANTOS COSTA
  • Protestantes na "Atenas Sergipana”: conflitos religiosos na inserção do presbiterianismo em Laranjeiras/ SE (1884-1899)
  • Orientador : CARLOS EDUARDO BRANDAO CALVANI
  • Data: 21/02/2018
  • Dissertação
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  • O presente trabalho mapeia as circunstâncias sociais e os conflitos teológicos subjacentes ao processo de inserção do protestantismo no estado de Sergipe no final do século XIX, durante a transição do Brasil-Império para o Brasil-República na cidade de Laranjeiras-Se. Esta cidade, na época, era conhecida como "Atenas sergipana" em virtude de sua liderança cultural e política no estado de Sergipe. A pesquisa avalia a base religiosa da sociedade laranjeirense e o motivo que levou os presbiterianos a iniciarem sua inserção no estado sergipano a partir desta cidade, apontado certas circunstâncias favoráveis que levaram setores da sociedade laranjeirense a aderir à mensagem protestante. Contudo, o presente estudo observa também que essa inserção não foi pacífica, mas envolveu conflitos teológicos e sociais que se materializavam na forma de violência física contra os que aderiam ao protestantismo, motivando profundas discussões teológicas nos jornais da época. Ao final, a pesquisa pretende demonstrar que, naquelas circunstâncias, a inserção do protestantismo em uma sociedade fortemente católica, contribuiu com o estabelecimento da República brasileira à medida que provocou um debate sobre o direito à liberdade religiosa eo Estado laico.

2017
Descrição
  • MICAELE OLIVEIRA EUGENIO COSTA
  • Corpos, cruzes e ressurreições: um estudo fenomenológico das experiências do cotidiano de mulheres líderes da Pastoral da Criança
  • Orientador : ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
  • Data: 26/07/2017
  • Dissertação
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  • Essa pesquisa objetivou investigar as relações entre o discurso católico e a histórica “feminização” do voluntariado da Pastoral da Criança. Para tanto, foi adotado um viés intersecional, que considera, no caso específico desse estudo, a religião e o gênero, como marcadores sociais estruturantes das relações humanas. Ao longo do estudo, manteve-se um diálogo da Ciências da Religião com a fenomenologia feminista. O método fenomenológico contribui com os estudos das religiões na medida em que propõe a ressignificação de conceitos científicos positivistas e uma superação de binarismos e hierarquias patriarcais, sem perder de vista a noção de relacionalidade como condição para a vida. A cotidianidade epistemológica é o fundamento da fenomenologia feminista e ponto de partida dessa pesquisa. Sendo assim, a pré-ocupação metodológica esteve centrada na captação da(s) relação(ões) estabelecida(s), pelas mulheres líderes, com a dimensão religiosa e a Pastoral da Criança, sobretudo, a partir de um discurso elaborado a partir de suas experiências vividas. Foram entrevistadas mulheres voluntárias da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Aracaju/SE. Uma leitura cuidadosa das narrativas foi desenvolvida com vistas ao exame de regularidades e variabilidades conceituais e de sentido emergentes no corpus textual dos registros. A análise de discurso foi utilizada para o tracejo de interpretações possíveis acerca do fenômeno estudado. Os testemunhos ouvidos revelaram um duplo contraditório – sujeição e conquistas. O reforço da “condição” feminina, no eixo da maternidade, e, ao mesmo tempo, protagonismos concretos. Mesmo estando “presas” a um sistema de dominação patriarcal, “confinadas” a lugares tradicionais, experimentado sentimentos de culpabilidade e embebidas da virtude cristã da obediência, as líderes voluntárias assumem funções que lhes garantem a construção de uma figura protagonista, no ambiente público, especialmente na sua comunidade de origem. Além disso, elas acessam conhecimentos e relações humanas que modificam suas vidas, seus corpos, seus sentidos e suas crenças. As interpretações desenvolvidas, ao longo desse escrito, tratam-se apenas de algumas perspectivas ante uma pluralidade de possibilidades.

  • ANA PAULA CHAPLIN ANDRADE
  • O SIMBOLISMO DO FEMININO NA ALQUIMIA E SUA VIOLÊNCIA
  • Orientador : ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
  • Data: 26/06/2017
  • Dissertação
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  • Este trabalho, tomando como base as ilustrações alquímicas do Rosarium Philosophorum, um tratado alquímico publicado pela primeira vez em Frankfurt (1550), objetiva investigar e analisar as imagens do feminino e seu simbolismo na alquimia a partir da interpretação psicológica de Jung, que encontrou equivalências entre os processos místicos retratados pelos alquimistas e o que ele chamou em sua teoria de desenvolvimento da personalidade de processo de individuação. A individuação consiste na ampliação e transformação da consciência através do diálogo entre o Ego a as imagens arquetípicas oriundas do inconsciente coletivo. Este diálogo torna proeminente a tensão dos opostos presentes na psique, com a possibilidade de superação dos conflitos simbolizados por eles. Na alquimia encontramos um mito e vivência que se relaciona com essas fases de tensão, conciliação e transformação dos opostos constitucionais, sendo a mais básica representação disto a hierogamia do par feminino e masculino na alquimia. A união dos opostos no Rosarium Philosophorum expressa a busca de elaboração de conflitos presentes dentro do contexto religioso da Alquimia-Cristã. O simbolismo do feminino em nossa análise foi identificado com as noções de corpo, instintos, matéria, natureza, interioridade, em oposição ao espírito ordenador, exterior, objetivo, ascético e racionalista identificados com o masculino, aspectos que colidiram entre si na cultura ocidental.

  • VINICIUS LIMA OLIVEIRA
  • A RELIGIOSIDADE EM UNIVERSITÁRIOS DA GERAÇÃO Y NA CRISE DA MODERNIDADE
  • Orientador : CARLOS EDUARDO BRANDAO CALVANI
  • Data: 22/05/2017
  • Dissertação
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  • O problema que orientou o desenvolvimento desse trabalho foicompreender as particularidades da religiosidade em universitários membrosda geração Y, tendo como “pano de fundo” o contexto sociocultural recente, ouseja, a modernidade contemporânea. Para investigação do problema proposto,adotamos como objeto de pesquisa 190 jovens universitários, alunos da UFS -Universidade Federal de Sergipe, com idade entre 18 e 30 anos. No que dizrespeito a metodologia, desenvolvemos pesquisa bibliográfica sobre amodernidade atual - que aqui definimos como crise da modernidade - e sobrea questão das novas gerações, com atenção especial para a geração Y. Então,num segundo momento utilizamos como ferramenta analítica a pesquisa decampo. As interpretações apresentadas nessa obra, fruto dos dados coletadose da revisão de literatura citada, sugerem que as novas gerações emambientes universitários assumem uma religiosidade sensivelmente peculiar secomparadas com gerações anteriores.

  • BIANCA MAIA DE BRITTO
  • AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA HOMOSSEXUALIDADE NO ESPIRITISMO KARDECISTA: UM ESTUDO DE CASO EM ARACAJU
  • Orientador : JOSE RODORVAL RAMALHO
  • Data: 07/03/2017
  • Dissertação
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  • O objetivo geral desta dissertação é a análise das representações sociais do discurso espírita sobre a homossexualidade em textos literários e científicos espíritas, bem como em entrevistas com praticantes do espiritismo kardecista, particularmente a questão da aceitação e da não discriminação. Nessa análise busca-se evidenciar contradições no discurso, assim como alterações ao longo do tempo, adequações às mudanças científicas ou ao senso comum, entre outros. Também se verifica a compatibilidade do discurso entre os textos do codificador do espiritismo, Allan Kardec, e expoentes contemporâneos da doutrina. Outro objetivo é avaliar se existe o que pode ser tida como a visão espírita sobre a homossexualidade, ou se apenas pode-se falar em posições de diversos líderes em diversos momentos. Isso é importante uma vez que a própria definição do que é a religião espírita e a identificação de seus integrantes é algo fluido, sendo necessário identificar nuances e tendências. Investigar elementos de contradição entre o discurso espírita em produções literárias ou científicas e práticas dos movimentos, i.e., se o discurso que combina aceitação com naturalização é efetivamente praticado por membros da religião. Para esse ponto, entrevistas semiestruturadas são necessárias para que se aprofunde a análise e sejam colhidas informações que excedam aquelas que representam obras acabadas. Em termos de metodologia, destaca-se que o trabalho trata da análise dos discursos, não mera análise do conteúdo, e numa perspectiva qualitativa busca encontrar padrões e explicações no discurso, associados ao seu contexto. Trata-se de uma pesquisa que mescla elementos bibliográficos com empíricos, o que permite aprofundar ou validar conclusões. A pesquisa inclui as obras escritas ou supervisionadas pelo codificador do espiritismo, Allan Kardec, passando por textos de Chico Xavier, ícone nacional, até líderes locais como Benjamin Aguiar, radicado em Sergipe. Para os expoentes contemporâneos, entrevistas, blogs e outras fontes disponíveis online, desde que indiquem origens, são fontes que enriquecem a pesquisa e permitem analisar a temática sob várias óticas.

  • NELSON SANTANA SANTOS
  • Entre os meandros da tolerância: cristãos-novos, judeus e as especificidades da institucionalização do Judaísmo no contexto inter-religioso do Brasil holandês (1630-1654)
  • Orientador : MARCOS SILVA
  • Data: 21/02/2017
  • Dissertação
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  • Este trabalho visa estabelecer um olhar (sobretudo) histórico sobre as religiosidades judaicas vivenciadas entre 1630 e 1654, na Capitania de Pernambuco, então sob o domínio político-militar dos holandeses. Trata-se de um momento sui generis em que, ainda que por um breve interregno, foi concedida a liberdade de consciência religiosa a todos – inclusive aos judeus, àquela época perseguidos nas mais variadas partes do mundo. Neste cenário diferenciado, católicos, protestantes e judeus dividiram o mesmo espaço político e jurídico. Este verdadeiro prenúncio da tolerância religiosa atraiu diversos judeus de outros países, encorajou cristãos-novos que ali viviam a reabraçar sua antiga fé e culminou com a institucionalização da primeira comunidade judaica das Américas. Com especial inflexão sobre a participação dos cristãos-novos, o foco principal da pesquisa consiste em investigar até que ponto a liberdade de consciência religiosa e o verdadeiro cadinho cultural existentes naquela região engendraram as condições necessárias para o aparecimento de (uma) vivência(s) religiosa(s) do judaísmo diferenciada(s) das ocorridas em outros contextos históricos, bem como identificar minimamente quais seriam estas eventuais especificidades.

  • GILMAR ARAUJO GOMES
  • JUDAISMO E LITERATURA: A TEORIA DO AMOR DE JUDÁ ABRAVANEL (LEÃO HEBREU) NOS DIÁLOGOS DE AMOR
  • Orientador : CICERO CUNHA BEZERRA
  • Data: 20/02/2017
  • Dissertação
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  • Nascido em Lisboa em data imprecisa entre 1460 e 1470, Judá Abravanel, desde novo, como atenta seu biógrafo João Vila-Chã, se dedicou ao estudo, à contemplação e ao típico modelo de ensino e aprendizagem das destacadas famílias judaicas de sua época, ou seja, um modelo marcado por um substancial programa de estudos em que incluíam, de modo especial, herança grega e hebraica. No entanto, a primeira característica que faz diferenciar seu desenvolvimento intelectual é a condição de ter sido filho de Isaac Abravanel (1437-1508), conselheiro e tesoureiro de D. Afonso V, cujo destaque na corte portuguesa gerou desavenças contra a atuação dos judeus. A seu pai, sua personalidade muito deve; tanto em seu desempenho público, na sinagoga e na corte, quanto em orientações pessoais; seu pai lhe transmitiu a iniciação nos segredos da Cabala e nas reflexões filosóficas de autores como Aristóteles e Maimônides. Também conhecido como Leão Hebreu, o estudo da identidade histórico-religiosa de Judá Abravanel, contida na obra Diálogos de Amor, propõe uma perspectiva de errância do ser-em-exílio, ou seja, a vivência da condição humana em termos de paixão e dor, própria da mentalidade sefardita que se fortalece a partir desse período, como judeu disperso. A poética ali presente manifesta uma teoria do amor produzida com forte influência, dentre outros, de Marsilo Ficino e Jochanan Alemanno, este último um dos precursores hebraicos do humanista Pico della Mirandola, e a quem se atribui ter proporcionado o encontro entre ambos. Não somente seus Diálogos de Amor entrelaçaram as Escrituras Judaicas com o ensino de Platão, Aristóteles, os estóicos e os árabes (sobretudo Averróis e Avicena), mas também influenciaram a obra de autores posteriores como Giordano Bruno. A perspectiva neoplatônica ali presente concebe o amor como princípio universal, unindo o inferior ao superior, o universo com o seu criador; aliás, ele entende a criação como dado apriorístico, por isto “ele se entrega à refutação da tese aristotélica da eternidade do mundo” (CALAFATE, 2000). A escrita neoplatônica de Judá Abravanel oculta uma estrutura de ensino da Cabala, como aprendida dos sábios teólogos judeus, os quais teriam influenciado a filosofia de Platão, assim entende Leão Hebreu. Portanto, esse trabalho tem como objetivo geral, expor a concepção de amor de Judá Abravanel expressa em seus Diálogos de Amor, ressaltando os aspectos literários, filosóficos e religiosos que compõem essa obra.

  • FERNANDO FILINTO MACHADO PINHEIRO
  • A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO EM JOÃO CALVINO E SUAS CONOTAÇÕES AGOSTINIANAS: REFLEXOS NO ELÃ MISSIONÁRIO PRESBITERIANO DO BRASIL NO SÉCULO XIX.
  • Orientador : NILO CESAR BATISTA DA SILVA
  • Data: 20/02/2017
  • Dissertação
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  • RESUMO: O presente trabalho pretende analisar a doutrina da predestinação dentro do calvinismo, apontando em direção ao poder que essa doutrina exerce como dogma no imaginário religioso, além de motivar os sujeitos em suas ações no elã missionário. A proposta investigativa também visa identificar elementos da teologia agostiniana na doutrina da predestinação calvinista. Desde a Reforma de João Calvino, na segunda etapa do século XVI, até a chegada da Igreja Presbiteriana do Brasil no século XIX, os crentes alcançaram por meio da doutrina da predestinação uma vocação que impulsionava a uma religiosidade própria, a se considerar um povo escolhido, “eleito” de Deus. De fato, onde essa doutrina esteve presente, gerou no coração dos “escolhidos” um sentimento de exclusividade e pertença ao sagrado. No povo eleito de Israel, na Genebra de Calvino, na Escócia de John Knox, na Nova Inglaterra dos Puritanos, ou em quaisquer lugares nos quais a doutrina da predestinação se fez presente, trouxe essa característica de pertença e/ou o sentimento de se estar no “Centro do Mundo”. Revoluções foram nutridas, reis destronados, nações reformadas, conflitos e sínodos reunidos, transformações políticas, ideológicas, religiosas, econômicas e sociais acontecidas pelo poder dessa doutrina como já lembrava Max Weber: “Mas se partirmos, como há de ocorrer aqui, deste último ponto de vista e nos indagarmos portanto sobre a significação a ser conferida a esse dogma no que tange a seus efeitos histórico-culturais, com certeza essa há de ser das mais notáveis”. Portanto, para referendar nossa análise, partiremos desde o conceito da eleição na religião judaico-cristã, transformando no termo cunhado por Paulo, perpassando em Agostinho de Hipona, até chegar em Calvino e suas exegeses ulteriores no calvinismo dos séculos XVII, XVIII e XIX e seu percurso final no Brasil, com a chegada dos Presbiterianos de Missão, com a IPB, a doutrina da predestinação ainda tem uma centralidade.

    Palavras-chaves: Predestinação, Doutrina, Calvinismo, Presbiterianismo, Elã e Missões.

  • PRISCILLA DA SILVA GÓES
  • A perseguição inquisitorial e o Criptojudaísmo: Estudo dos processos envolvendo o sargento-mor de Sergipe Del Rey Diogo Vaz e seus familiares.
  • Orientador : MARCOS SILVA
  • Data: 20/02/2017
  • Dissertação
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  • Em virtude do estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição em Portugal, em 1536, qualquer outra religião que não fosse a Católica passou a ser severamente punida. Os judeus, que já haviam sido expulsos da Espanha, sofreram antes de findar o tempo para sua saída de Portugal o batismo forçado. Tais judeus passaram a ser conhecidos como “cristãos-novos”. Com a política portuguesa de colonização da América, muitos cristãos-novos vieram para o novo continente na esperança de fugir da perseguição religiosa mais acirrada, já que na “nova” terra não havia o tribunal inquisitorial. Muitos cristãos-novos eram acusados de continuarem praticando a religião judaica clandestinamente. Tais acusações foram responsáveis por inúmeros processos em todo domínio português e espanhol. Estudaremos, portanto, o caso do cristão-novo acusado de judaizante, Diogo Vaz Penalvo, o qual, na época em que foi levado para o Tribunal da Inquisição em Lisboa, era sargento-mor em Sergipe Del Rey, juntamente com alguns processos de membros de sua família, que também estiveram sob os auspícios de tal tribunal antes dele.

  • JOSÉ ANTONIO SANTOS DE OLIVEIRA
  • A poesia nos salvará: uma análise teológico-existencial da obra "Miserere" de Adélia Prado
  • Orientador : JOE MARCAL GONCALVES DOS SANTOS
  • Data: 17/02/2017
  • Dissertação
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  • A poética de Adélia Prado é tocada pela simplicidade, perpassa as coisas triviais do cotidiano e nos faz perceber a beleza da vida que pulsa em cada ato humano. A palavra poética é símbolo que a autora engendra para transpor, através da linguagem, o seu encontro com o mundo; através da qual nos faz perceber a verdade que está escondida na simplicidade da vida. Embora a autora, em sua escrita, mostre-se imbuída de uma fé católica, recorrendo, em seus poemas e sua prosa, a esse repertório religioso específico, o que pretendemos demonstrar nesse trabalho é que a qualidade religiosa da sua poesia não se dá estritamente pelo uso recorrente destes elementos específicos, mas em razão do modo como “poetiza” questões muito humanas. Nessa perspectiva, o filósofo e teólogo Paul Tillich nos fornece uma definição de religião como preocupação última presente em todas as esferas do espírito humano. Este conceito deriva da noção de incondicional como qualidade fundamental e paradoxal da consciência e da realização de sentido na dinâmica cultural. Fé, assim compreendida, é preocupação última enquanto atitude do espírito humano orientada à incondicionalidade de sentido, cuja expressão só é possível através da linguagem simbólica. Esta, embora participante da realidade em que está imersa, indica para além dessa imediatidade, desvelando dimensões e estruturas da realidade que, de outro modo, permaneceriam escondidas, e assim propicia a integração do ser humano consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. O presente trabalho tem como objetivo expor o percurso que traçamos até o momento, no intuito de fazer uma análise teológico-existencial acerca de uma seleção de poemas do livro Miserere (2013) de Adélia Prado, obra na qual a autora retorna e aprofunda questões humanas tematizadas desde a sua primeira obra, Bagagem (1976). Uma poética que toca as realidades do corpo e da alma, acompanhada pela imagem de um Deus expectador do desenrolar da vida, desprovido do poder das instituições e transformando a vida humana numa extensão de sua presença viva. Paul Tillich, com seu conceito existencial de religião e com uma teologia da arte, nos fornecerá subsídios para essa aproximação analítica e hermenêutica entre religião e literatura.

2016
Descrição
  • MOACIR RIBEIRO DA SILVA
  • Vacuidade e desprendimento: zen budismo e cristianismo na obra A religião e o Nada de Keiji Nishitani.
  • Orientador : CICERO CUNHA BEZERRA
  • Data: 23/03/2016
  • Dissertação
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  • Na Universidade de Kyoto, a partir da abertura do Japão ao ocidente na Era Meiji, um grande trabalho intelectual estabeleceu um diálogo produtivo entre o pensamento oriental e ocidental nos âmbitos da filosofia e da religião, a chamada “Escola de Kyoto”. Iniciado por Nishida Kitarō (1870 - 1945) e por seus discípulos Tanabe Hajime (1885 - 1962) e Keiji Nishitani (1900 - 1990) a Escola de Kyoto abriu uma nova discussão, a partir da problemática do Nada, sobre o sentido da Religião frente à crise niilista dos valores. Na obra “A Religião e o Nada” de Keiji Nishitani, se estabelece uma profunda reflexão a partir dos conceitos de Vacuidade e Deidade em Mestre Eckhart, proporcionando, assim, um frutuoso encontro entre o Zen- budismo e o Cristianismo. Esse encontro permite-nos pensar em uma interlocução promovida no contexto dessa obra, considerada a Opus Magnum de Keiji Nishitani, com a tradição cristã, figurada nessa mesma obra. Neste sentido, o Nada como um caminho interpretativo, de acordo com o pensamento nishitaniano, consiste em uma experiência marcada pela confluência de fatores como: um alargamento da visão de mundo mediante a compreensão transconceitual da realidade, identificada, pelo pensador, como “O ponto de vista da Vacuidade”. Com isso queremos, finalmente, pensar em que medida o pensamento de Nishitani permite, em confluência com o cristianismo, repensar a condição religiosa do homem moderno.

  • RICARDO AURELIO MADEIRA MARINHO
  • ESTRATÉGIAS DE COMPETIÇÃO DA IGREJA METODISTA NO MERCADO RELIGIOSO NORDESTINO
  • Orientador : PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR
  • Data: 22/03/2016
  • Dissertação
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  • No Nordeste brasileiro, a Igreja Metodista, por ser uma igreja evangélica de missão, teve como característica de adentramento no campo religioso brasileiro o evangelismo, seja realizado por missionários itinerantes ou pregadores leigos, logo em seu início; seja com o proselitismo junto às comunidades em que estava inserida por meio de um trabalho social ou educacional, após sua consolidação no país. No entanto, desde a década de 1990, com as significativas mudanças no campo religioso brasileiro, notadamente o crescimento dos neopentecostais, viu seu número de fiéis estagnar e, em alguns casos, até decrescer. Este crescimento rápido dos neopentecostais transformou o campo religioso brasileiro dum modo que promoveu uma mudança de forças e resultou numa competição maior entre as instituições religiosas, o que ocasionou uma redefinição nos modelos e estratégias de crescimento de alguns atores religiosos. No caso da Igreja Metodista em terras nordestinas, estratégias como: utilização de meios de comunicação, utilização de marketing e conceitos da administração, especialização dos produtos e serviços religiosos, mudanças nas liturgias e nos locais de culto, ênfase nos dízimos e outras, objetivaram um aumento numérico de seus fiéis e, pelo menos, a manutenção de seu espaço no campo religioso. Este trabalho procura investigar as causas e consequências da adoção de estratégias de crescimento advindas do campo empresarial e de algumas igrejas neopentecostais, com vistas a manutenção do espaço no campo religioso, em uma igreja de doutrinas e bases teológicas seculares, que remontam ao movimento da Reforma Protestante.

  • CÂNDIDO LUIZ SANTOS MAYNARD
  • O DISPENSACIONALISMO E A UTILIZAÇÃO DE SÍMBOLOS JUDAICOS NOS CULTOS EVANGÉLICOS.
  • Orientador : MARCOS SILVA
  • Data: 22/03/2016
  • Dissertação
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  • O desgaste sofrido com o tempo, as novas tecnologias e as novas propostas religiosas são alguns dos desafios que as igrejas evangélicas, tradicionais, pentecostais e neopentecostais enfrentam. O presente trabalho tem por objetivo identificar as possíveis reações das igrejas neopentecostais na modernidade, diante da intervenção da secularização e o papel do Dispensacionalismo nessa ação. Depois de um longo e rico processo histórico de pluralização da nossa matriz religiosa. Como instrumento nos utilizamos da pesquisa bibliográfica, pautada nas propostas de autores como: Peter Berger, Ricardo Mariano e Charles C. Ryrie, além de leituras dos dados demográficos brasileiros obtidos através do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Como resultante perceber especificamente como comunidades neopentecostais tem buscado vencerem esse processo, por conta da pouca, ou quase total ausência de símbolos, que vinculem sua identidade ao sagrado. Contrarias ao catolicismo que mantem um capital simbólico riquíssimo, no entanto vem perdendo sua posição de liderança numérica a cada década. Qual seria a sua ferramenta de manutenção da simbologia sagrada? Concluímos que, os usos de capitais simbólicos do judaísmo estão sendo utilizados para esse fim. Essas apropriações são manifestações em resposta às pressões, utilizando-se do Dispensacionalismo para legitima-las institucionalmente.

  • CLEVERTON RODRIGO ROCHA SILVA
  • HEIDEGGER E HÖLDERLIN: CONSIDERAÇÕES SOBRE O POÉTICO E O SAGRADO.
  • Orientador : CICERO CUNHA BEZERRA
  • Data: 21/03/2016
  • Dissertação
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  • A presente pesquisa versa sobre os primeiros cursos de M. Heidegger sobre o poeta Hölderlin focando na relação entre a linguagem poética e o sagrado. Com isso, buscamos explorar a proximidade da poesia com o pensamento filosófico atentando para a questão chave da ontologia heideggeriana e suas consequências para as Ciências da Religião, a saber: em que medida o poético abre para uma experiência de mundo marcada pela aparição divina? Para tanto, dividimos nossa dissertação em três capítulos: 1) Martin Heidegger: poesia e sacralidade; 2) Ser sem Deus: o habitar sagrado; 3) Poesia e sacralidade: a voz do poeta dos poetas.

  • ISIS CAROLINA GARCIA BISPO
  • O MISTÉRIO DE FRANCISCO PEÑARANDA: A MAGNÍFICA HISTÓRIA DE UM CRIPTOJUDEU E SEU TESOURO OCULTO NA ESPANHA DO SÉCULO XVI
  • Orientador : MARCOS SILVA
  • Data: 21/03/2016
  • Dissertação
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  • Durante muito tempo, em Portugal e na Espanha, se cultivou a crença de que os judeus ao serem expulsos da Península Ibérica, no início da Idade Moderna, esconderam tesouros em determinados locais para serem resgatados na posteridade. Apesar desse relato está envolto em um clima de mistérios e também ser distorcido pela imaginação popular, na esperança que muitos acariciam de encontrar riquezas em joias e metais preciosos, existem indícios de que essas riquezas encobertas eram constituídas por livros censurados uma vez que, em sua fuga para outros países cristãos, eles não poderiam levá-los consigo. Assim, para corroborar com esse relato, em 1992 quando era realizada a reforma de uma secular residência na pacata vila de Barcarrota, na Espanha, foi encontrado um "tesouro oculto” escondido por tapumes num espaço vazio existente entre as paredes. Tratava-se de um conjunto heterogêneo de dez impressos, um manuscrito e uma nômina. A partir dessa surpreendente descoberta é desvelado, pelo historiador e professor extremeño Fernando Serrano Mangas, que esse conjunto de livros clandestinos foi ocultado pelo médico criptojudeu Francisco de Peñaranda, por volta de 1557. Portanto, essa dissertação procura ilustrar, a partir da análise das obras “Alborayque” e “A muito devota oração da emparedada”, o universo místico criptojudaico e seus meandros no contorno do século XVI. Nessa perspectiva, trabalhamos segundo o método indiciário, proposto por Carlo Ginzburg, para destacar elementos fundamentais da cosmovisão dessa minoria que foi objeto de perseguição pela Inquisição Moderna.

  • VALMÔR FERREIRA SANTOS
  • Uma introdução ao movimento do neoateísmo: definições e metateses
  • Orientador : ADILSON ALCIOMAR KOSLOWSKI
  • Data: 24/02/2016
  • Dissertação
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  • Essa dissertação de mestrado em Ciências da Religião intitulada Uma introdução ao movimento do neoateísmo: definições e metateses tem como objetivo apresentar uma introdução a problemas muito básicos do neoateísmo (NAT). O NAT está associado comumente a quatro pessoas, a saber, Sam Harris, Richard Dawkins, Daniel Dennett e Christopher Hitchens que são considerados os genitores desse conjunto de ideias a respeito da religião. O objeto dessa dissertação não são primariamente as teses sustentadas por esses intelectuais, mas o de compreender o próprio NAT. Em relação à metodologia da pesquisa é de índole conceitual, não empírica, porém vale-se de pesquisas históricas e sociológicas a respeito do tema. Após observar que há grande divergência na literatura e na mídia de como entender o NAT estabelecemos no primeiro capítulo um conceito mínimo de ‘ateísmo’ e no segundo de ‘neoateísmo’. No último capítulo, o terceiro, discutimos algumas metateses, alegações gerais a respeito do NAT. Concluímos que o ateísmo deve ser entendido entre outras propriedades como a ausência da crença em Deus ou nos deuses. O NAT mesmo que não definido, podemos compreendê-lo como um grupo de teses com semelhança de família. Por fim, em relação às metáteses, concordamos parcialmente com Zenk que o NAT é uma construção da mídia; igualmente com LeDrew que é um movimento social, fundamentalmente uma ideologia. Porém, discordamos de Paine e Nall de que tal movimento é um fundamentalismo como definido por ambos os autores. Desejamos que esse trabalho seja uma contribuição para os estudos do ateísmo em nosso país.

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