Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa Correlativos: Estudos em Cultura e Religião (GPCOR)

 

O Grupo de Pesquisa Correlativos: Estudos em Cultura e Religião (GPCOR) reúne investigações que tematizem teoricamente e/ou que tenham por questão de fundo uma relação entre cultura e religião como conceitos correlativos. A fim de desenvolver essa proposta, o GPCOR toma como ponto de partida o referencial teórico do filósofo e teólogo Paul Tillich, em cuja obra desenvolve os pressupostos de uma relação entre cultura e religião definida, primeiro, nos termos de uma “metalógica” – baseada numa teoria do sentido de orientação fenomenológica – e, posteriormente, “método de correlação” – baseado em argumentos ontológicos. Assim, Tillich se volta para diferentes manifestações culturais a fim de analisar suas implicações religiosas, pressupondo que não haveria algo culturalmente significativo sem uma propriedade religiosa, uma vez que cultura e religião são faces de uma mesma realidade, isto é, a realidade do sentido.

 

Coordenação: Prof. Dr. Carlos Eduardo Brandão Calvani

Espelho do grupo no DGP-CNPq

Site

 

Observatório Multidisciplinar de Religiões e Religiosidades (OBSERVARE)

 

O Observatório Multidisciplinar de Religiões e Religiosidades (OBSERVARE) é um Grupo de Pesquisa/CNPq criado em 2015 no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe (PPGCIR/UFS). A partir de um cenário favorável de desafios e oportunidades, os pesquisadores do referido Programa anseiam amplificar os impactos das ações de pesquisa, extensão e inovação tecnológica, conduzindo o GP à condição de centro de referência nas investigações sobre o campo religioso, especialmente com conexões na América do Sul, e em um segundo momento, com a Europa. Este projeto busca viabilizar um conjunto de ações estratégicas na pesquisa colaborativa, produção e difusão de dados qualitativos e quantitativos sobre o campo religioso brasileiro, com impactos diretos nos cenários local, nacional e internacional, visto que já é consideravelmente grande o produto de iniciativas científicas geradas no Programa e aptas a serem compartilhadas através de redes específicas. Esta iniciativa espera institucionalizar pesquisas multidisciplinares e disponibilizar bases de dados a públicos especializados ou não.

 

Coordenação: Prof. Dr. Luís Américo Silva Bonfim

Espelho do grupo no DGP-CNPq

Site

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2018 - UFRN - bicudo.ufs.br.bicudo1 v3.5.16 -r5157-f3c8b3e02