A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: JOSE JAIRO SANTOS LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE JAIRO SANTOS LIMA
DATA: 05/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma remota Google Meet
TÍTULO: Educação patrimonial e ensino religioso: Projeto de intervenção na Escola Municipal São Cristóvão, Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Patrimônio; Identidade Cultural; Memória; Saber Local
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO:

A presente dissertação intitulada como “Educação Patrimonial e Ensino Religioso: Projeto de intervenção na Escola Municipal São Cristóvão, Sergipe”, teve como objetivo geral a execução de um plano de ações e estratégias de educação patrimonial que abordassem o vasto patrimônio cultural religioso de São Cristóvão-SE na consolidação da experiência do ensino religioso na Escola Municipal São Cristóvão. Essa pesquisa utilizou o método dedutivo para o desenvolvimento, tratou-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, que fez uso dos procedimentos técnicos que envolveu: pesquisa bibliográfica, pesquisa empírica e participante. A utilização da pesquisa bibliográfica foi construída por contribuições de autores renomados em cada área pesquisada e citada, o instrumento de coleta de dados utilizado neste trabalho foi o questionário e observação. No campo empírico foi desenvolvido um projeto de intervenção na Escola Municipal São Cristóvão, instituição onde aconteceu o projeto. Diante dos resultados e discussões, foi compreendido que um estudo mais detalhado sobre a educação patrimonial, que levasse em conta o conjunto patrimonial cultural religioso dessa cidade, poderia contribuir para a criação do suporte teórico-conceitual e prático para os professores de educação patrimonial e ensino religioso e outros componentes curriculares que de forma interdisciplinar, estivessem interligados pela necessidade de ações estratégicas educacionais. Logo, foi pertinente o desenvolvimento de ações de Educação Patrimonial na construção de materiais didáticos, seja em ambiente escolar, de memória e sociedade, que auxiliassem na disseminação de práticas de preservação, valorização e informação a respeito do patrimônio cultural material e imaterial religioso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1333247 - LUIS AMERICO SILVA BONFIM
Interno - 079.450.206-74 - MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS
Externo à Instituição - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS

Notícia cadastrada em: 03/07/2023 11:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e