Notícias

Banca de DEFESA: RODRIGO RIBEIRO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO RIBEIRO SANTOS
DATA: 11/11/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 01 da POSGRAP
TÍTULO: Avaliação de Desempenho de Controladores Preditivos Multivariáveis
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de desempenho de controladores, Controle preditivo multivariável, LQG benchmark, PCA, ICA, Processo de separação trifásica.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Em controle avançado de processos, o controlador preditivo ou MPC (Model Predictive Control) pode ser considerado como a mais importante inovação dos últimos anos e a ferramenta padrão para aplicações industriais, devido ao fato do MPC manter a planta operando dentro das suas restrições de forma mais lucrativas. Entretanto, como todo algoritmo de controle, o MPC depois de algum tempo em operação dificilmente funciona como quando fora inicialmente projetado. Dessa forma, com o objetivo de manter os benefícios dos sistemas MPC por um longo período de tempo, seu desempenho precisa ser monitorado e avaliado durante a operação. Esta tarefa requer a presença de ferramentas efetivas e confiáveis para detectar quando o desempenho do controlador estiver abaixo do desejável, para definir a necessidade, ou não, de um recomissionamento do sistema. Destarte, aborda-se nesse trabalho a aplicação de técnicas para monitoramento e avaliação de desempenho de controladores preditivos multivariáveis, sendo estudadas técnicas baseadas em modelo, com foco no LQG benchmark, assim como técnicas baseadas em dados, com ênfase nos métodos estatísticos multivariados PCA e ICA. Os resultados parciais obtidos são satisfatórios e coerentes com as teorias pesquisadas, principalmente no tocante a aplicação do LQG benchmark no sistema de controle MPC do processo de separação trifásica água-óleo-gás. No final deste trabalho, pretende-se comparar os resultados obtidos a partir de simulações numéricas, a fim de comprovar as vantagens e desvantagens de cada técnica na avaliação de desempenho de sistemas MPC. Espera-se que as conclusões deste estudo sirvam como suporte à tomada de decisões para futuras aplicações industriais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ LAURINDO MAITELLI
Interno - 2510148 - LEOCARLOS BEZERRA DA SILVA LIMA
Presidente - 2639475 - OSCAR ALBERTO ZANABRIA SOTOMAYOR
Notícia cadastrada em: 31/10/2013 09:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2019 - UFRN - canario.ufs.br.canario1 v3.5.16 -r7498-d96375037