Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MYLLENA DOS SANTOS
DATA: 26/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 408 A didática VII e Remota
TÍTULO: DIMENSÃO SEMÂNTICA DOS QUESTIONAMENTOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DOS CÓDIGOS DE LEGITIMAÇÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Teoria dos Códigos de Legitimação; Questionamentos; Dimensão Semântica; Ensino de Química.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:
O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre a abordagem comunicativa do professor e a dimensão Semântica dos questionamentos realizados em aulas de Química. Este trabalho foi estruturado no formato Multipaper que permite a construção de artigos independentes para compor a pesquisa ao mesmo tempo em que estão conectados entre si. No primeiro artigo foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), baseada nas etapas propostas por Kitchenhan e Charters (2007), a fim de identificar as tendências das pesquisas que utilizam a Teoria dos Códigos de Legitimação (LCT) com foco no ensino de Ciências da Natureza. Já no segundo artigo, a partir dos resultados encontrados na RSL em relação aos estudos que tem como foco os questionamentos, foi construída uma ferramenta analítica para analisar a Densidade Semântica dos questionamentos nas aulas de química - tanto virtuais quanto presenciais – a partir dos códigos de legitimação da dimensão Semântica da LCT e das categorias de questionamentos propostas por Eshach et al (2014). Os resultados obtidos na RSL evidenciaram que os trabalhos selecionados estão voltados à análise do discurso em sala de aula e também de documentos curriculares por meio de dispositivos de tradução que analisam tanto a Gravidade Semântica quanto a Densidade Semântica. Em relação ao dispositivo de tradução construído para analisar os questionamentos nas aulas de química, destaca-se o seu potencial para a análise da Densidade Semântica dos questionamentos, visto que contribui para preencher as lacunas existentes sobre trabalhos que investigam a qualidade dos questionamentos na perspectiva da Teoria dos Códigos de Legitimação.