Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELE SOUZA DE CARVALHO
DATA: 18/11/2022
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/rqx-ujof-ydh
TÍTULO: A ATENÇÃO SELETIVA COMO MECANISMO NEUROCOGNITIVO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DA FUNÇÃO SENO
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Seletiva; Função Seno, Teoria Antropológica do Didático; Organização Didática.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Direcionamos esta investigação com o objetivo de produzir uma organização didática com base na Teoria Antropológica do Didático para a condução de tipos de tarefas capazes de manifestar a atenção seletiva necessária durante a aprendizagem da noção da função seno. Desse modo, tomamos como referência os estudos voltados a Atenção Seletiva e a Teoria Antropológica do Didático (TAD), optamos por utilizar como aporte metodológico, a Engenharia Didática clássica, abordada por Michele Artigue (1996), sendo que das quatro fases será contemplada as duas primeiras: análise preliminar e, projeto e análise a priori. De modo a responder o seguinte questionamento: Quais tipos de Tarefas podem favorecer a manifestação da atenção seletiva necessária para auxiliar a aprendizagem da noção da função trigonométrica seno? Para tanto, na análise preliminar foi identificada restrições a respeito da dimensão de nível epistemológico, cognitivo e didático da função trigonométrica seno proporcionando uma base para a realização da fase do projeto e análise a priori.