Banca de QUALIFICAÇÃO: CASSIANA DOS SANTOS SOUZA

DISCENTE: CASSIANA DOS SANTOS SOUZA
DATA: 03/11/2022
LOCAL: Campus São Cristóvão, São Cristóvão - SE
TÍTULO: LITERACIA EM SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: literacia em saúde; infância; ensino de ciências
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O tema saúde tem se aprimorado nas discussões que versam sobre a qualidade e condições de vida da população, sendo tratado na escola por vezes como tema transversal. No âmbito do currículo escolar, especialmente no ensino de ciências, a saúde visa a emancipação do sujeito na busca de direitos fundamentais e a cidadania, por isso, interpretar as informações e discursos sobre saúde leva ao autocuidado, ao posicionamento e a tomada de decisão, a isso denomina-se literacia em saúde. Assim, partindo do pressuposto de que a escola e o ensino de Ciências são potenciais para discutir saúde na infância, auxiliando na aquisição da literacia em saúde, com proposição ativa de ensino, que este trabalho visa responder ao seguinte problema: como uma sequência didática ativa no ensino de ciências leva a evolução da literacia em saúde de crianças do 5° do ensino fundamental? Contando com aporte teórico de Saboga-Nunes, Moreira, Martins (2019); Delizoicov (1982); Carvalho e Jourdan (2014), entre outros. Esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa, do tipo exploratória e quanto aos procedimentos será um estudo de caso. Com vistas a responder tal problemática foi criado e validado um instrumento de avaliação da literacia em saúde de crianças entre nove e dez anos, utilizando a técnica Delphi para validação de conteúdo, e ao final de duas rodadas o instrumento foi considerado validado e será utilizado na coleta de dados da pesquisa, em dois momentos anterior e posterior a sequência de ensino que será aplicada, esperando-se que as práticas desenvolvidas contribuam para a aprendizagem ativa da temática saúde no ensino de ciências e a evolução da literacia em saúde como condição para o posicionamento e a tomada de decisão, o que reflete numa sociedade cada vez mais saudável.

Presidente - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA
Interno - 843.959.827-00 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Externo à Instituição - TATIANA GALIETA NACIMENTO

Notícia cadastrada em: 04/10/2022 16:28