Banca de DEFESA: ANDRE LUIS SANTOS

DISCENTE: ANDRE LUIS SANTOS
DATA: 30/05/2022
LOCAL: Plataforma do google meet
TÍTULO: ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA NOS PROJETOS INTEGRADORES DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2021
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Educação Matemática. Livro didático de Matemática.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O ensino de Matemática, de acordo com os percentuais das avaliações externas, como Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), apontam índices significativos de estudantes que não estão conseguindo atingir o nível de proficiência no letramento matemático. Cordeiro e Oliveira (2015) apontam características do processo de ensinar essa área do conhecimento, prevalece uma prática metodológica baseada na transmissão expositiva e consequentemente em resolução de exercícios de fixação, bem como a memorização de fórmulas e regras matemáticas, de modo que os alunos apenas reproduzam. Sendo que o professor e o aluno têm papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, onde o livro didático é um recurso importante para essa finalidade. Destacamos que a argumentação tem papel importante no processo de ensino da matemática. Apontamos que o ensino da Matemática deverá estar respaldado na compreensão da argumentação e dos procedimentos que justifiquem a sua aplicação. Na Educação Matemática, a argumentação pode ser categorizada, segundo as ideias de Balacheff (1988), Sales (2010), Attie (2016), Carvalho, Santos e Attie (2016) para subsidiar na literatura sobre a argumentação justificativa e/ou explicativa. A partir desses estudos foi delineada a pesquisa documental, com aspectos qualitativos e descritivos, a fim de verificar a argumentação nos documentos oficiais, bem como analisar a argumentação nos livros didáticos de matemática do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021. No aporte de argumentação nos documentos norteadores os Parâmetros Curricular Nacional (2017) e Base Nacional Comum Curricular (2018). A análise das dez coleções do livro de matemática do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021, nos volumes que abordam a Geometria Plana A partir dessa investigação, constatamos que na sua maioria aparece a argumentação explicativa.

Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Externo à Instituição - MARCUS BESSA DE MENEZES

Notícia cadastrada em: 24/05/2022 13:39