Banca de DEFESA: JAMILE DOS SANTOS SANTANA

DISCENTE: JAMILE DOS SANTOS SANTANA
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Virtual
TÍTULO: OBJETOS DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (C&T) DO CENTRO DE MEMÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE: interface para o Ensino de Ciências por meio de uma Abordagem História
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem Contextual; Ciência, Tecnologia e Sociedade;História da Ciência; Objetos de Ciências e Tecnologia.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O debate sobre as limitações de um modelo de educação científica dita “tradicional” para atuar numa sociedade da informação e do conhecimento vem desencadeando discussões acerca das necessidades de inovação e produção de currículos com novas formas de ensinar ciências. Em meio a esse contexto de reformas curriculares a História da Ciência por meio da investigação de objetos de ciência e tecnologia (C&T), apresenta-se como uma abordagem que pode promover um ensino capaz de relacionar significativamente discussões de e sobre ciências. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta contexto histórico de objetos C&T e a relevância da sua utilização para o ensino. Apresentamos como pressuposto que a história “por trás” de objetos C&T pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos a eles relacionados. Como estudo de caso, consideramos os objetos presentes no museu do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) através de uma perspectiva pedagógica que busca responder, com base nos resultados encontrados na literatura,a como o objeto C&T escolhido pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos O presente trabalho é caracterizado como bibliográfico e estruturado de acordo com as ideias da pesquisa em desenvolvimento, ou, Design Research.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo à Instituição - DIANA DE MENESES SOUZA

Notícia cadastrada em: 18/03/2022 10:44