Banca de DEFESA: REJANE SANTOS

DISCENTE: REJANE SANTOS
DATA: 24/02/2022
LOCAL: LEM
TÍTULO: Aritmética para ensinar: uma caracterização de saberes profissionais do professor partir de periódicos brasileiros (1902-1930)
PALAVRAS-CHAVES: Aritmética para ensinar. Revistas pedagógicas. Saberes profissionais. Matemática do Ensino
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Neste enredo é apresentado o resultado de uma proposta que teve como objetivo caracterizar uma aritmética como parte do saber profissional do professor a partir de exemplares da Revista de Ensino que circularam nos estados de São Paulo e Alagoas entre os anos de 1902 e 1930. Como principais referências, foram utilizados estudos que discutem a constituição dos saberes profissionais do professor, adotados por Hofstetter e Schneuwly (2009) e Valente (2019), os quais englobam um saber a ensinar e para ensinar, ou ainda uma matemática a ensinar e para ensinar. A dinâmica de articulação entre esses saberes, constituem uma matemática do ensino, que segundo Morais, Betini e Valente (2021) está diretamente ligada ao ensino e a formação. Sendo assim, para a busca da caracterização do saber no âmbito escolar foram considerados elementos dessa matemática do ensino: sequência, significado, graduação, exercícios e problemas. Mediante essas categorias, os resultados apontam a existência de uma sequência proposta para o ensino de aritmética que contemplava inicialmente o ensino dos números, partindo da contagem dos algarismos até 9, sendo seguido do ensino das dezenas, aparecendo as primeiras operações, para que só depois fossem ensinadas as centenas e os milhares, junto com o ensino da tabuada seguindo das noções, representações e operações com as frações. Já em relação a graduação posta para estes conteúdos, constatou-se indícios do método intuitivo, de forma que em grande parte dos exemplares, as orientações eram as de que o ensino deveria partir do concreto, defendendo que a aprendizagem era decorrente dos sentidos e da observação. No que tange os significados apresentados para esses conteúdos, verificou-se o uso de termos como “juntar”, “reunir” e “tirar” para caracterizar as operações de soma e subtração. Por fim, quando se trata dos exercícios e problemas, as orientações de um modo geral, eram as de que deveria o professor valer-se da oralidade para abordar problemas fáceis e práticos do cotidiano, a fim de desenvolver o raciocínio do aluno por meio de indagações e do cálculo mental.

Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - ALAN MARCOS SILVA DE REZENDE

Notícia cadastrada em: 31/01/2022 13:45