Banca de DEFESA: ISABELA MAYARA DOS SANTOS

DATA: 25/02/2022
LOCAL: meet.google.com/oiy-gavg-now
TÍTULO: DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Alteridades interespecíficas. Biocentrismo. Singularidades.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Partindo da tese de que ações perante o meio ambiente são, em sua maioria, influenciadas por contextos sociais, buscamos refletir neste trabalho se posicionamentos socialmente inclusivos, relacionam-se com percepções mais biocêntricas acerca da diversidade biológica. A busca por possíveis associações entre biodiversidade e singularidades vem sendo construída há alguns anos por Pagan (2009; 2018; 2020), na qual tem investigado se características que nos tornam únicos e o respeito às particularidades alheias, ensejam atitudes menos sexistas, machistas, homofóbicas e meritocráticas, podendo ainda direcionar percepções e práticas de coexistência equitativa com os demais seres vivos. Como desdobramento dessa preocupação, questionamo-nos: Existem perfis socioculturais que apontem indicadores sobre quais docentes e discentes apresentam maior ou menor sensibilidade à biodiversidade? Partindo dessa questão, buscamos neste trabalho relacionar os aspectos da diversidade biológica e da diversidade cultural, no âmbito da formação de professores de biologia. Como instrumento de coleta dos dados foi utilizado um questionário eletrônico, cuja conformação permitiu conhecer o perfil pessoal e acadêmico dos respondentes; suas ideias acerca de diversidade biológica, distribuídas em quatro categorias: antropocêntrica, biocêntrica, integradora e desintegradora; e a sensibilidade deles acerca do preconceito e discriminação de grupos minoritários brasileiros. Foram obtidas 112 respostas de estudantes e profissionais de biologia de universidades brasileiras, maiores de dezoito anos, que consentiram em participar aceitando as definições propostas no TCLE. As respostas foram tabuladas e inseridas no programa de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Como principais resultados, foi possível observar correlações positivas significativas entre a categoria biocêntrica de diversidade biológica e as categorias socioeconômica e de inclusão/exclusão, o que nos mostra que pessoas mais sensíveis com a diversidade de classes e a desigualdade socioeconômica, bem como às questões inclusivas de grupos raciais e étnicos distintos, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, tenderam a ser mais biocêntricas. Este dado sugere a confirmação de nossa hipótese de aproximação entre percepções acerca da diversidade cultural e biológica, que se mostra especialmente no contexto da compreensão das interações interespecíficas equitativas. Concluímos, que estas associações abrem caminho para enfatizar uma formação de professores de biologia que reconheça os direitos das demais espécies do planeta e proporcione a (re)conexão, (re)integração e a convivência diplomática.

Presidente - 1674029 - ALICE ALEXANDRE PAGAN
Interno - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA
Externo à Instituição - MARIANA GUELERO DO VALLE

Notícia cadastrada em: 25/01/2022 11:04