Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS SANTOS NEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS SANTOS NEVES
DATA: 21/01/2021
HORA: 15:00
LOCAL: remoto
TÍTULO: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TEMPOS DE PANDEMIA EM UMA ESCOLA ALAGOANA DE TEMPO INTEGRAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências da Natureza. Ensino em Tempo Integral. Regime Especial de Atividades Não Presenciais.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais (REAENP) foi anunciado na portaria Nº 4.904/2020, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE). A medida faz parte das ações preventivas à disseminação do Coronavírus (COVID-19). O documento orienta como as atividades devem ser realizadas pelas unidades de ensino, com o apoio das Gerências Regionais de Educação (Geres) e da Secretária de Estado da Educação de Alagoas. Cada unidade de ensino do estado de Alagoas teve que construir seu plano de ação para o REAENP, identificando as atividades que seriam desenvolvidas, objetivos, metodologias e ferramentas utilizadas, estratégias de acompanhamento e avaliação dos estudantes, os professores envolvidos e carga horária destinada para cada atividade. Visando compreender o funcionamento do regime a presente dissertação trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza, no Ensino Médio, em uma escola em tempo integral, no estado de Alagoas, no formato do REAENP. Para isto, buscou-se: a) Analisar o ensino de Ciências da Natureza, no ensino médio, proposto na escola, estabelecendo relações com as orientações oficiais e as produções científicas que fundamentam o ensino nessa área em uma escola em tempo integral; b) Descrever como se deu a implementação do REAENP em uma escola de tempo integral e como repercute para o ensino de Ciências da natureza; c) Investigar a opinião dos professores de ciências da natureza em relação ao REAENP. A investigação está sendo realizada em uma escola em tempo integral localizada no sertão alagoano – local onde o pesquisador atua como docente - no município de Piranhas, no estado de Alagoas. Os sujeitos dessa pesquisa são quatro gestores e quatro professores de Ciências da Natureza. Os dados estão sendo coletados por meio da análise documental, entrevistas e questionários eletrônicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Interno - 353.642.460-00 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Externo ao Programa - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Notícia cadastrada em: 22/12/2020 14:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r15440-bf36319aa9