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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CRISTINA ROSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CRISTINA ROSA
DATA: 07/08/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Seminários – DMA/UFS
TÍTULO: A RELAÇÃO COM O SABER DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE OBJETOS GEOMÉTRICOS
PALAVRAS-CHAVES: Relação com o Saber, Formação continuada, Ensino de Geometria.
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Matemática Aplicada
ESPECIALIDADE: Matemática Discreta e Combinatória
RESUMO:

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que se encontra em andamento, e tem por objetivo, identificar a relação com o saber de professores participantes das Oficinas de Matemática, por meio dos sentidos e significados que eles atribuem ao seu processo formativo sobre objetos geométricos e o seu desenvolvimento profissional. Para tanto, o lócus de nossa pesquisa se insere em um projeto de extensão por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe e algumas redes municipais de ensino público deste estado. Esse projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 2017, por meio de Oficinas de Matemática que acontecem sistematicamente distribuídas em cinco encontros mensais. As atividades desenvolvidas nas Oficinas são realizadas com sequências de ensino que, além de atender as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), também promovem uma articulação entre o campo da geometria e os demais campos da matemática. Ao acompanharmos esse projeto como colaboradores, algumas questões surgiram dando origem a nossa questão de pesquisa: Quais são os sentidos e significados atribuídos pelos professores participantes das Oficinas de matemática a sua participação nesse processo de formação e ao seu desenvolvimento profissional? Para tanto, delimitamos nossa pesquisa apenas em dois dos sete municípios parceiros neste projeto: Itabaianinha-SE, no qual a pesquisa encontra-se já em andamento, cujos dados parciais são apresentados neste texto; e Capela-SE, local em que a pesquisa ainda se encontra na fase inicial e, portanto, os dados ainda estão em análise não sendo incluídos neste texto. A metodologia utilizada caracteriza-se numa perspectiva exploratória descritiva, sendo caracterizada como pesquisa ação. Para coleta de dados, estão sendo utilizados: questionários, diário de bordo, mapa conceituais, entrevistas e discussões de grupos. Como aporte teórico, este estudo fundamenta-se na Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot (1996, 2000, 2001, 2013), a qual nos permite analisar essas relações de sentido e significados, em termos de processos que os professores participantes estabelecem por meio das relações consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Neste contexto, identificamos como resultados parciais, quatro processos para os professores de Itabaianinha-SE: O Aprender, O Exercício da Docência, A Mobilização e O Ensinar Geometria. Assim, esperamos ainda fomentar esses elementos com os dados que ainda serão coletados e conhecer os processos que irão emergir durante a análise dos elementos referente ao município de Capela-SE.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - SADDO AG ALMOULOUD
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Notícia cadastrada em: 15/07/2019 09:11
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