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Banca de QUALIFICAÇÃO: DAGMAR BRAGA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAGMAR BRAGA DE OLIVEIRA
DATA: 24/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Mini-auditorio do CCET
TÍTULO: MENSURANDO ATITUDES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Desempenho escolar; Questões sociocientíficas; Atitudes; Ensino de Ciências.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO:

Considerando que o ensino de ciências deva proporcionar aos estudantes conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais de modo a desenvolverem capacidades necessárias para se orientarem em uma sociedade complexa, compreendendo o que se passa à sua volta e tomarem decisões de vida, é necessário mensurar também os conteúdos atitudinais na Educação Básica. Perante esses pressupostos, pretendeu-se, elucidar o seguinte questionamento: em que medida, os testes de desempenho em ciências para medir conteúdos atitudinais,focados em questões sociocientíficas, podem contribuir para mobilizar determinados tipos de conhecimento e serem capazes de provocar mudanças de atitude com postura crítica? Dado esse contexto inferimos que, o diferencial desse estudo é verificar qual será a atitude do estudante diante de uma situação problema, com enfoque em questões sociocientíficas. Será que irá mobilizar conhecimentos científicos ou conhecimentos tácitos? Este estudo teve como desígnio construir e validar um teste de desempenho escolar em ciências na perspectiva de mensurar o desenvolvimento de atitudes com estudantes nas séries finais do Ensino Fundamental. Os protagonistas dessa investigação são alunos (as) ingressantes e concluintes (6º e 9º) do ensino fundamental, de 06 (seis) escolas distribuídas nos estados de Sergipe e Piauí. Assim, dada à abrangência do lócus da pesquisa, o presente estudo configura-se como um estudo multicaso, que segundo Yin (1990) as evidências decorrentes de um estudo multicaso é considerada“mais decisiva, e o estudo como um todo, como mais robusto”. Nesse sentido apresente pesquisa é de caráter, bibliográfico, documental, exploratória e descritiva. Tendo como procedimento metodológico para análise e coleta dos dados, uma abordagem quali-quantitativa, fazendo o uso de questionários e análise documental. Para tanto, com base nos estudos sobre avaliações de atitudes perante questões sociocientíficas no ensino de ciências, nos livros didáticos de ciências e nos documentos oficiais foram construídas e validadas 15 questões para mensurar atitudes que estudantes tomam em relação a temas controversos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - PATRICIA MONTANARI GIRALDI
Notícia cadastrada em: 25/07/2018 10:37
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