Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEFA LOURENÇA SOUZA DO NASCIMENTO
DATA: 21/09/2017
HORA: 16:00
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática
TÍTULO: UM EXAME SOBRE O(S) USO(S) DO MÉTODO INTUITIVO DE CALKINS (1886/1950) NO TRATAMENTO DO SABER OPERAÇÕES EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1893/1931)
PALAVRAS-CHAVES: Saber operação. Método intuitivo de Calkins. Revistas pedagógicas
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Neste trabalho, é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar as apropriações do método intuitivo de Calkins para o ensino de saberes operações em revistas pedagógicas brasileiras no período de 1893 a 1931. É utilizado Calkins (1886/1950) para o exame das fontes, já que foi identificado em trabalhos que envolvem o saber operação a indicação do método intuitivo a partir de tal autor. Para apropriação adotou-se o entendimento de Chartier (2003), Valente (2015) para os saberes aritméticos e Calkins (1886/1950) para tratar dos princípios do método intuitivo. Por meio do exame das revistas pedagógicas, localizadas no repositório da UFSC, será efetuado os indícios da apropriação.