Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA SANTOS DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA SANTOS DE JESUS
DATA: 24/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de reuniões (vídeo conferência) da Pós-Graduação em Física - CCET
TÍTULO: O questionamento nos livros didáticos de química
PALAVRAS-CHAVES: questionamento; indicadores de qualidade; livros didáticos
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Nesta pesquisa buscamos compreender e identificar a importância dada ao questionamento presentes nos livros didáticos de química, aprovados no PNLD e, que, são distribuído às escolas públicas. A pesquisa é fundamentada nos indicadores de qualidade empregado por Neri-Souza (2006), o qual indica o quanto uma questão tende a um caráter de confirmação ou de transformação. Assim, buscamos identificar a localização das questões, o contexto de incidência e a aceitação da diversidade, para poder determinar a qualidade do questionamento para cada coleção do livro didático.

Os resultados iniciais mostram que os livros didáticos de química apresentam, predominantemente, questionamentos ao final das sessões, com alta incidência de ciência escolar, aceitam moderada diversidade de respostas. No entanto, a qualidade do questionamento dos livros didáticos de química analisados mostram que a qualidade do questionamento é baixa, ou seja, a maioria dos questionamentos são questões de confirmação e de exploração, poucas de síntese e avalição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - NEIDE MARIA MICHELLAN KIOURANIS
Notícia cadastrada em: 02/08/2017 15:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r15440-bf36319aa9