Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEILSON DA SILVA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEILSON DA SILVA RODRIGUES
DATA: 02/08/2017
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DE ESTUDOS DO NPGECIMA
TÍTULO: Título do relatório de Qualificação: “Teatro científico como elemento de mobilização para o aprendizado de química e física no ensino fundamental”
PALAVRAS-CHAVES: Teatro científico; Relação com o saber; Ensino Fundamental, Química, Física
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

Resumo: Esse estudo consiste em uma análise sobre a utilização do Teatro Científico como um elemento de mobilização para aprender os conceitos da Química e da Física que integram o currículo do 9º ano do Ensino Fundamental, nas aulas de Ciências Naturais. Uma das bases teóricas centrais que fundamentam esse trabalho é a teoria da Relação com Saber, de Bernard Charlot, para dar sustentação à discussão sobre mobilização. Para tratar da especificidade do Ensino de Ciências, busca-se respaldo nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e em autores que discutem o Ensino de Ciências, Bizzo, Krasilchick, Nardi, Cachapuz, Carvalho, Marandino e Delizoicov. A metodologia adotada se baseou na combinação entre diferentes estratégias, quais sejam: aplicação de questionários, realização de oficina incorporando o Teatro Científico e Balanços do Saber. Os dados produzidos serão analisados na perspectiva qualitativa e quantitativa a fim de melhor compreender os fenômenos investigados permitindo responder aos objetivos pretendidos pelo estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1039338 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Presidente - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Interno - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Notícia cadastrada em: 17/07/2017 15:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r15368-99f189d34b