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Banca de DEFESA: JEFFERSON DOS SANTOS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON DOS SANTOS FERREIRA
DATA: 15/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática(DMA - UFS)
TÍTULO: APROPRIAÇÕES DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI PARA O ENSINO DE SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
PALAVRAS-CHAVES: Apropriação. Pestalozzi. Método intuitivo. Saberes elementares matemáticos.
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar apropriações dos princípios do método intuitivo de Pestalozzi, para o ensino de saberes elementares matemáticos em periódicos brasileiros do final do século XIX e início do século XX. Como fundamentação teórica para os principais conceitos foram utilizados Chartier (2003) para falar sobre apropriação, Valente (2015) para os saberes elementares matemáticos, Ragazzini (2001) a respeito de fontes históricas e Pestalozzi (1889, 2003) visando um entendimento sobre o método intuitivo. Na leitura das obras de Pestalozzi foi identificado em relação ao método intuitivo que ele partia dos elementos do número, forma e palavra, visando o desenvolvimento das faculdades ou capacidades da criança que ele tinha a intuição como fundamento, e era pautado na percepção, observação, no uso dos sentidos, na gradualidade do ensino e buscava auxiliar no desenvolvimento da criança como pessoa humana. Como fontes forma utilizados periódicos brasileiros do final do século XIX e início do século XX encontrados no repositório digital da UFSC e que apresentavam alguma referência a Pestalozzi, ao método ou a pelo menos um de seus princípios. Como resultados, pode-se enfatizar uma circulação de Pestalozzi nesses periódicos, uma vez que ele foi referenciado em publicações de oito estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Para identificar apropriação, entendida como uso ou interpretação, foram apresentadas em um primeiro momento aquelas que nos artigos tinham referências explicitas a Pestalozzi, e em um segundo, os artigos que traziam o método intuitivo ou um de seus princípios. Destaca-se também que nos periódicos Pestalozzi foi apontado como um precursor da pedagogia moderna, da escola ativa, da educação natural, da cultura dos sentidos etc., tudo isso remete ao método intuitivo. Além disso, ele também foi tido como exemplo de mestre e também para reforçar argumentos sobre ideias de Educação. Em relação aos saberes elementares matemáticos foram identificadas apropriações acerca dos conteúdos fração, contagem, soma e cálculo denominados de saberes elementares aritméticos, e sólidos geométricos e desenho chamados de saberes elementares geométricos. Ressalta-se ainda, que para aplicação do método intuitivo aos saberes matemáticos foram indicados objetos como: cartas de Parker, contadores mecânicos e sólidos geométricos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Externo à Instituição - MARIA CÉLIA LEME DA SILVA
Notícia cadastrada em: 31/01/2017 20:50
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